Ver Veneza em um dia é impossível. Mas o que fazer se é somente este o tempo que você tem para visitar a cidade? Tem jeito? Certamente você não vai curtir tudo o que ela tem para oferecer. Na verdade, não bastaria uma semana, nem um mês, pois Veneza tem muita história e muitos cantinhos para explorar. Para visitar Veneza em um dia é necessário planejamento e eu montei um pequeno roteiro pra você não perder o que tem de essencial.
Um dos maiores desafios em explorar Veneza em um dia é otimizar seu tempo, já que estamos diante de uma cidade que é um verdadeiro labirinto e muito fácil de se perder. Com uma história milenar, ela apresenta um grande número de atrações, palácios, igrejas, museus, além de suas curiosidades e elementos do cotidiano como por exemplo o Mercado de Rialto.
Um ótimo aliado para te ajudar a explorar a cidade é o E-book Passeios em Veneza. Nele eu proponho 5 itinerários, entre clássico – para explorar a parte essencial da cidade e alternativos – para conhecer a verdadeira Veneza dos venezianos. Os roteiros são enriquecidos com a descrição dos monumentos, mapas ilustrados e o passo a passo para percorrer todos os itinerários.
1 – Santa Maria dei Frari
Possivelmente você irá chegar a Veneza pela a estação Santa Lucia, portanto é de lá que começa o roteiro. Atravesse a Ponte degli Scalzi e comece a explorar as calles estreitas e os canais. A primeira parada, não muito longe da estação é a Igreja Santa Maria dei Frari. O grande edifício conserva em seu interior obras de arte e mausoléus de doges, artistas e personalidades. Depois de São Marcos, a igreja é o templo religioso mais importante de Veneza e o ingresso é somente uma contribuição de 3 euros para a manutenção do espaço.
2 – Scuola Grande di San Rocco
Bem pertinho da Basílica Frari está a Scuola Grande San Rocco, sede de uma antiga confraria de caridade. A decoração das salas que compõem o espaço foram feitas por Jacopo Tintoretto, um dos grandes representantes do período renascentista na cidade. A realização do ciclo de afrescos durou 23 anos e traduz episódios bíblicos. É um trabalho tão impressionante a ponto de ser considerado a Capela Sistina de Veneza Reserve 1 hora para a visita.
De lá, siga até o Mercado de Rialto, um dos lugares mais tradicionais da cidade, onde os venezianos e proprietários de restaurantes fazem suas compras. O mercado divide-se em mercado do peixe e um setor dedicado ao comércio de frutas e verduras. Visitando o Mercado de Rialto você terá contato com a realidade local além de observar a histórica vocação do veneziano para os negócios. As redondezas do mercado é ótima para experimentar um cicheto, o famoso tira-gosto veneziano, acompanhado de um cálice de vinho. Nos arredores existem ótimas osterias. Recomendo o Al Mercà, All Arco, Cantina Do Mori.
4- Ponte de Rialto e Praça São Marcos
Siga até a famosa Ponte de Rialto e atravesse em direção São Marcos. A Praça São Marcos é o principal cartão postal de Veneza. Impossível não ficar emocionado com a arquitetura da basílica e construções adjacentes e com a visão da Riva degli Schiavoni, uma especial de “calçadão” que margeia a laguna. A visita à basílica é obrigatória. Mesmo que você não tenha tempo para visitar o museu e o tesoro, entre na igreja para admirar os incríveis mosaicos e visite a Pala d’Oro, obra prima da arte ourives veneto-bizantina. No período que vai de abril até outubro, não deixe de reservar sua visita, para evitar as filas.
Um café na Praça São Marcos pode ser um dos mais caros que você vai provar, mas se consumido no balcão, não é absolutamente um exagero. Mas se você quiser viver a experiência de experimentar um café escutando a orquestra tocar, aconselho o histórico Caffè Florian, o café mais antigo em funcionamento da Itália.
Não se deixe intimidar pela fila do campanário de São Marcos, se o tempo não estiver tão apertado, tente subir. Na alta temporada você pode reservar com antecedência o ingresso com hora marcada, sem precisar enfrentar a fila. A vista é maravilhosa e você terá uma boa panorâmica da cidade. Admire de fora o Palazzo Ducale. A visita dura muito tempo e infelizmente você terá que deixar pra outra vez. E não deixe de ver a Ponte dos Suspiros.
5 – Canal Grande
Para fechar com chave de ouro, nada melhor que um passeio pelo Canal Grande, que é também conhecido como a avenida mais bonita do mundo. É a oportunidade de admirar os palácios históricos com estilos arquitetônicos que vão do bizantino ao barroco. Você pode escolher entre um passeio de barco, contratando diretamente com os taxistas ou o vaporetto, que é o transporte público.
Com a linha número 1, você irá percorrer todo o Canal Grande Para saber mais sobre vaporetto e como se locomover em Veneza, clique aqui. Se tiver tempo, não deixe de fazer o passeio de gôndola, mas não se esqueça de pedir ao gondoleiro que privilegie os canais menores, onde você verá a cidade de um outro ângulo.
Para saber onde comer em Veneza, confira algumas dicas aqui.