Innsbruck é uma cidade fofa da Áustria que fica bem pertinho da divisa com a Itália, nos alpes tiroleses. Saindo de Bolzano, ainda na Itália, em 1h40 minutos de uma estrada com um panorama incrível, chegamos a Áustria.
O centro histórico de Innsbruck é muito fácil de percorrer e é repleto de lojinhas com souvenirs e produtos típicos. Mas o que mais chama atenção na cidade é a arquitetura das casa e prédios do centro. As ruas principais são Friedrich Strasse e Maria Theresien Strasse, onde você pode passear com tranquilidade, já que são vias reservadas aos pedestres.
Muita gente vai para Innsbruck para esquiar ou passear pelas montanhas que circundam a cidade. No nosso caso, como tínhamos somente uma tarde, resolvemos ficar mesmo pelo centro. E valeu a pena. Percorremos o calçadão, entramos em algumas lojas, compramos bastante chocolate e admiramos as fachadas dos palácios e prédios antigos, além das igrejas.
Entramos na loja Arko para comprar chocolate. Muitas opções de barrinhas, bombom e biscoitos.
Caminhando pelo centro de Innsbruck você vai encontrar outra loja bem famosa, a Swarovski, que tem sua produção em uma cidadezinha bem ali perto, chamada Wattens.
Uma das principais atrações é a Torre Stadtturm que tem uma vista incrível da cidade.
Os edifícios históricos são realmente lindos. O Goldenes Dachl é o símbolo da cidade de Innsbruck. O prédio, construído para ser a residência do conde do Tirol, tem uma sacada com o telhadinho de ouro, uma estrutura com 2657 ripas de cobre, uma maravilha.
Outra construção famosa e linda fica bem ali ao lado e é a Helblinghaus, ou seja, a Casa Helbling, um edifício em estilo gótico e fachada com elementos do rococó, construído na metade do século XV.
Outra atração imperdível é o duomo de San Jakob, principal igreja da cidade e o maior exemplo de arquitetura barroca da Áustria. O altar, o púlpito e o órgão da catedral são belíssimos. Realmente impressionante.
O nome Innsbruck vem da junção de bruck, que significa ponte, com Inn, o nome do rio que corta a cidade. Um ótimo programa é passear pelas margens do rio Inn e observar a paisagem. Certamente essa imagem vai ficar pra sempre na sua memória. Eu levei meus pais e eles ficaram muito felizes com o passeio. Sei que terão lindas lembranças de Innsbruck.
Não anotei o nome do ótimo restaurante onde comemos e não tirei fotos, mas certa de que vão me perdoar, dou pelo menos as dicas do que comer: peça Canederli, uma especialidade do Tirol do Sul, um tipo de nhoque feito com pão dormido. Existem vários tipos, eu gosto do clássico com um caldinho (brodo). Quanto à sobremesa, fica difícil escolher entre o Strudel de maça e a torta Sacher, uma delícia autêntica da Áustria, com muito chocolate e geleia de damasco. Espero que tenham gostado de Innsbruck.