Dentro do Brasil cabem 28 Itálias. Esta comparação é mesmo tentadora para quem viaja pelo país. É normal que vivendo em um lugar com dimensões continentais como o Brasil, a gente queira abraçar a Itália de uma só vez . Mas muita calma nesta hora. Basta refletir: você sairia de São Paulo para passar o dia em Paraty e voltar no mesmo dia? Ou de Curitiba arriscaria a dar uma voltinha em Florianópolis por poucas horas? Que tal sair de Uberlândia para comer um empadão em Goiânia? Será que vale a pena?
Pois estas três opções de bate-volta das quais falei correspondem aproximadamente a um famoso bate-volta que muita gente me pergunta se vale a pena. A viagem de Veneza a Roma costuma durar 3h45 em trem veloz, isso desconsiderando o tempo pra você sair de casa e chegar arrumado até à estação de trem. Isso sem contar na possibilidade de atrasos ou imprevistos da linha. É possível fazer uma viagem assim? Claro! Mas os riscos de se cansar e ver realmente muito pouco do que a cidade tem a oferecer e se frustrar é grande.
Mas nem tudo está perdido. Existem opções que valem a pena o deslocamento e que não requerem muito tempo e esforço. Dá pra acordar com calma, tomar um bom café da manhã e passear no ritmo certo, aquele que te permite apreciar uma cidade como você merece.
Uma dica para otimizar seu tempo em Veneza
Um ótimo aliado para te ajudar a explorar a cidade é o E-book Passeios em Veneza. Nele eu proponho 5 itinerários, entre clássico – para explorar a parte essencial da cidade e alternativos – para conhecer a verdadeira Veneza dos venezianos. Os roteiros são enriquecidos com a descrição dos monumentos, mapas ilustrados e o passo a passo para percorrer todos os itinerários.
Bate-volta saindo de Veneza
Veneza é a principal cidade do Vêneto, a região que recebe o maior fluxo de turistas em toda a Itália. As metas são muitas com história, paisagem, cultura e beleza. Algumas delas.
Treviso
Distância: 30 km
Tempo: 30 minutos
Transporte: carro ou trem
Treviso é a cidade onde eu moro. Pequena e graciosa, ela também tem seus canais, inúmeros edifícios históricos e uma muralha de época romana. Antigamente, suas casas eram completamente afrescadas, o que lhe rendeu o título de Urbs Picta. Em algumas horas você vê os principais pontos da cidade, faz um passeio agradável e pode ainda se deliciar com pratos típicos dos ótimos restaurantes que temos por aqui. Para saber mais sobre Treviso, leia o post: Treviso, a encantadora cidade que você tem que conhecer .
Colinas do prosecco
Distância: 80 km
Tempo: 1h15
Transporte: carro
Muita gente não sabe, mas bem pertinho de Veneza, está a única região no mundo autorizada a produzir o prosecco. O vinho pertence a uma denominação de origem controlada e garantida, o que impõe uma série de regras para que a produção da bebida. A principal cidade é Valdobbiadene, onde os vinhedos se desenvolvem em paisagens de colinas de tirar o fôlego. Para quem aprecia a enogastronomia, é uma ótima possibilidade para visitar vinícolas, aprender como o prosecco é feito e degustar, é claro. Além dos fatores vinho e paisagem, existem alguns burgos, igrejas e lugares de grande importância histórica, como por exemplo a Abadia de Foligna, a Estrada da Grande Guerra, entre outros. Para saber mais sobre as colinas do prosecco, leia p post: Na terra do Prosecco.
Padova
Distância: 40km
Tempo: 30 min
Transporte: carro ou trem
A cidade do Santo Antônio não vive só do turismo religioso. A emoção de entrar no santuário de Santo Antônio é dividida também entre as outras belas atrações da cidade. Praças cheias de vida, uma das universidades mais importantes e antigas do mundo, um jardim botânico, uma das maiores praças da Europa, além de uma das obras-primas da arte ocidental, a Capela degli Scrovegni. É claro que um dia em Padova não basta para percorrer suas ruas e museus, mas vale a pena passar algumas horas na cidade, já que estamos tão pertinho de Veneza. Para saber mais sobre Padova, leia o post Passeio por Padova, conheça as melhores atrações da cidade.
Verona
Distância: 115 km
Tempo: 1 hora (aproximadamente)
Transporte: carro ou trem
Uma das cidades mais românticas do mundo, Verona também merece um passeio. Além da arena, das praças, da famosa casa de Romeu e Julieta, a cidade é repleta de igrejas de grande importância histórica e exemplos de vários períodos e estilos arquitetônicos. E se você for de carro, pode dar uma paradinha na vizinha Soave, uma pequena cidade cercada por um castelo. Com disposição e planejamento, em um dia dá para percorrer as principais atrações. Para se programar e saber mais sobre Verona leia o post Verona em um dia, as 10 melhores atrações.
Ilhas
Murano, Burano e Torcello são as principais ilhas visitadas pelos turistas que passeiam por Veneza. Murano é a mais próxima e dependendo da linha de vaporetto, em 15 minutos está lá. A ilha é conhecida pela tradicional produção de vidros, mas também possui atrações especiais como as igrejas de San Donato e San Pietro Martiree o Museu do Vidro.
O colorido de Burano está no imaginário de muita gente. Pudera, uma cidadezinha com casas tão peculiares atrai mesmo curiosos e apreciadores de um ritmo mais tranquilo. Não deixe de experimentar os famosos biscoitos “esse buranelli” e admirar a tradicional produção de bordados da ilha.
Torcello é minúscula, tem apenas uma dezena de habitantes, mas teve uma importância histórica enorme no passado. A catedral de Santa Maria Assunta, erguida no ano de 639, possui mosaicos esplêndidos. A arquitetura vêneto-bizantina é fascinante e está presente também da igreja de Santa Fosca. Para saber como chegar nas ilhas e o que ver por lá, clique nos links nos nomes. Uma outra sugestão é uma parada na Ilha de San Michele, onde fica o cemitério de Veneza.
Conheça também os melhores bate-volta a partir das outras principais cidades italianas: Firenze, Roma, Milão nos blogs: