Quando a gente pensa em Veneza, lembramos de dois símbolos importantes da cidade: a gôndola e as máscaras. Sobre a gôndola já falamos neste post aqui. Hoje vamos mostrar um ateliê veneziano que produz as verdadeiras máscaras da tradição, como no passado.
A Bluemoon Venice é uma das lojas selecionadas que ainda vendem máscaras feitas à mão. Preste muita atenção para não comprar gato por lebre. Para ter uma verdadeira máscara veneziana você vai pagar mais um pouquinho, não um absurdo, pode ficar sossegado, mas vai valer a pena.
Por trás de cada peça, tem todo um trabalho feito com muito carinho e orgulho por Max, um argentino que há 10 anos veio para Veneza seguir a tradição das máscaras iniciada por um tio veneziano.
Além das máscaras realizadas com as técnicas tradicionais em papel machê, a Bluemoon produz ainda peças em bronze e couro. Apesar da tradição das máscaras ser bem antiga, no laboratório trabalham só jovens. Giorgio, estudante de Belas Artes, por exemplo,tem 19 anos.

A máscara do Dottore della Peste, que antigamente servia de proteção para os médicos que curavam as epidemiasO tempo de produção de uma máscara depende da complexidade da peça. É necessário esculpir um modelo de argila e dali realizar um molde em gesso.
Com o papel machê umidecido em uma substância com cola, molda-se a máscara que depois é colocada em um forno por cerca de 20 minutos para secar. A máscara então é lixada para tirar as imperfeições e depois decorada.
Os modelos vão dos tradicionais colombina, arlequim, salomè, moro e gato até os mais elaborados com penas, plumas, cristais Swarowski, assim como os preços que podem ir dos 18 aos 1800 euros.

Max defende com muito carinho seu trabalho. Apesar de ser da Argentina, ele se sente orgulhoso de levar adiante uma tradição veneziana tão importante já que hoje em dia, são poucos os jovens interessados em colocar a mão na massa. Depois de ver o capricho desses artesãos, dá até tristeza ver as falsas máscaras venezianas feitas em plástico. Reparem a segunda foto com carimbo de peça feita à mão, mas é só raspar a tinta que dá pra ver o plástico embaixo.


A loja vende máscaras para o mundo inteiro pelo site e entrega no Brasil também. Mas nada mais fascinante que visitar esse lugar maravilhoso. Se você tiver sorte, vai encontrar o Max e se ele não estiver ocupadíssimo, vai poder te mostrar ao vivo e a cores como se faz uma verdadeira máscara veneziana. A Bluemoon fica no bairro de San Polo, bem próximo do Mercado de Rialto. O endereço é: San Polo 1578, Calle del Cappeller.
Procurando hotel em Veneza? Clique aqui