A história

Em 1630, uma nova epidemia de peste assolou Veneza e fez ainda mais vítimas que a anterior, em 1575. Quem a trouxe foi um embaixador de Mântua, que visitava a cidade. Os venezianos, por considerarem o homem tão importante, decidiram isolá-lo na ilha de San Clemente. Deixaram de lado a ideia de interná-lo em Lazzaretto Vecchio, onde os doentes em cura ficavam.

A construção e a arquitetura
No início, o audaz projeto de Longhena parecia impossível e desanimava os mais otimistas: um edifício de forma octogonal, com uma imensa cúpula central e outra menor no altar maior. Foi necessário reforçar o terreno com milhões de troncos de árvores, utilizando o mesmo sistema pelo qual Veneza foi construída. A Basílica da Saúde mudou completamente a urbanística da cidade e foi construída em modo que fosse vista de vários ângulos. Pode-se admirá-la do Canal Grande, Praça São Marcos, ilha da Giudecca e das calles e canais internos.
A igreja é repleta de simbologias e na base de tudo está o número oito, que representa a passagem da terra ao céu, neste caso, as preces dos venezianos dedicadas a Nossa Senhora. A planta é octogonal e existem outros detalhes dentro da igreja que remetem ao número. A escadaria poligonal e a pavimentação geométrica em frente à igreja contribuem para que o conjunto seja monumental.
No altar principal, chama atenção o grupo de esculturas realizado por Josse Le Court. Nossa Senhora com Jesus nos braços acolhe as preces de Veneza, representada por uma mulher ajoelhada. Aos pés da Madonna, um anjo com uma tocha espanta uma senhora velha e feia, que representa a peste.
Procurando hotel em Veneza? Clique aquiA festa da Madonna della Salute

A partir do ano sucessivo à sua consagração, foi prometido que a cada ano, no dia 21 de novembro, o doge e a população agradeceriam o final da peste em uma procissão. O cortejo sairia do Palazzo Ducale e seguiria até a igreja atravessando uma ponte feita com barcos. Ainda hoje, todos os anos, os venezianos continuam a festejar a data e vão à igreja acender suas velas e pedir saúde e proteção.