A Itália é um dos maiores produtores de vinhos do mundo e conta com uma enorme variedade de uvas autóctonas. Em cada região que você visitar, vai encontrar um tipo de vinho diferente. É muito difícil eleger os melhores porque cada um tem suas características de acordo com a zona de produção e o tipo de cultivo. Mas a gente quis listar os mais imperdíveis. Vale lembrar que a ordem da lista é puramente casual.
1 – Chianti
Certamente é o vinho mais famoso da Itália, um clássico conhecido no mundo inteiro. Produzido na Toscana, já nos anos 1700 era um vinho regulamentado. As províncias que o produzem são: Arezzo, Firenze, Pisa, Pistoia, Prato e Siena e suas sub-zonas. O Chianti apresenta cor vermelho rubi, perfume floreal e é ligeiramente tânico. Para beber acompanhando principalmente carnes e queijos curados como o pecorino toscano. O blog tem alguns posts sobre a região do Chianti. Para saber mais, clique aqui.
2 – Prosecco
É um dos vinhos italianos mais em voga neste momento. O prosecco é produzido no Vêneto, na região de Treviso, Conegliano e Valdobbiadene e é um vinho branco espumantizado com sabor frutado e leve, feito com a uva glera. Por causa da sua versatilidade, pode acompanhar diversos tipos de pratos, da carne ao peixe, verduras, frutos do mar ou mesmo sobremesas. Quem quiser saber mais sobre o prosecco, clique aqui.
3 – Lambrusco
Outro clássico italiano, é o vinho mais conhecido da região da Emília Romanha. Alguns torcem o nariz pro Lambrusco, mas acho uma bobagem porque é um vinho tinto frizante fácil, gostoso e agrada muita gente. Não à toa é um dos vinhos italianos mais exportados pro mundo inteiro. Se for a Bolonha, não deixe de pedir um Lambrusco para acompanhar salames e claro, a mortadela.