Conhecendo Bologna

No último final de semana estivemos em Bologna, convidadas por meio de uma iniciativa do Bologna Welcome, o bureau responsável pela promoção do turismo na cidade. O Bologna Welcome promove uma ação na internet que permite o encontro entre amigos que vivem em cidades diferentes da Itália, em Bologna.
O critério de escolha das pessoas que vencem a viagem do #socialmediafreetrip é sua presença nas redes sociais, seus contatos e influencia na web. Nós fomos selecionadas como blogueiras para visitar a cidade e iremos contar nossas impressões e o que fizemos por lá durante estes dois dias nos próximos posts do blog.
bologna welcome
Bologna fica na Emilia Romagna, no norte da Itália e é uma cidade monumental, acolhedora e cheia de vida. O ponto central é a Piazza Maggiore de onde partem as ruas do centro histórico com muitos bares, restaurantes, comércio muito ativo (lojas maravilhosas). O que mais me impressionou foi a vocação turística da cidade e como isso tem sido trabalhado bem.
 Bologna nettuno
O escritório do Bologna Welcome tem sede na praça central e fica aberto durante todos os dias da semana. A estrutura oferece todo e qualquer tipo de informação sobre a cidade, com material sobre eventos, museus, itinerários, passeios , hotéis, restaurantes e venda de tickets e ingressos. Além disso você encontra gratuitamente mapas, guias e folders para explorar a cidade e ainda atendentes bem preparados para te ajudar. Isso é muito legal porque não são todas as cidades turísticas da Itália com essa estrutura aberta e gratuita aos turistas.
bologna welcome 2
O escritório do Bologna Welcome fica no centro da cidade: moderno e eficiente. Abaixo Giulia e Valentina que nos acolheram muito bem durante o #socialmediafreetrip
Durante nosso weekend a Bologna participamos da programação do Trekking Urbano, uma ação nacional entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro em que as cidades envolvidas propõem itinerários diferentes dos tradicionais para explorar o território urbano. Em Bologna as opções eram muitas: passeios tematizados para todo gosto e tipo de turista.
Artistas de rua na Piazza Maggiore e no centro histórico. Bologna respira arte e cultura
 artistas bologna
 artistas ruas bo
Um dos itinerários que percorremos permitiu descobrir que Bologna é muito bem servida de equipamentos e espaços culturais. O Museu da História de Bologna, inaugurado em 2012, conta com estrutura moderna e interativa. Fica no Palazzo Pepoli e é um ótimo ponto de partida para explorar a história e a vida da cidade, junto de seus personagens e seus feitos. No Palazzo Fava, que fica bem no centro, existem afrescos impressionantes dos Carracci, os irmãos Aníbal e Agostino e o primo Ludovico.
bolonha
Praça Santo Stefano, onde os bolonheses se encontram durante seu passeio
 bolonha museu
O Museu da História de Bologna é moderno e interativo
 A sala de leitura da moderna Biblioteca de Arte e História com a obra de Claudio Parmiggiani
bolonha biblioteca
Descobrimos ainda que Bologna é a cidade mais gay friendly da Itália, a primeira a possuir uma associação gay, a ter um representante transexual exercendo um cargo político e primeira a construir um monumento na Itália dedicado às vítimas homo e transexuais do Nazifascismo.
Bologna
Soubemos que a cidade tem forte vocação para o cinema e que a Cineteca de Bologna é uma das mais importantes do mundo. Seu laboratório restaura e conserva antigas películas, participando de projetos importantes como a recuperação da vasta obra de Charles Chaplin.
piazza bologna
Bologna tem muita história, muitas atrações, restaurantes e bares grandiosos. Um final de semana foi pouco para descobrir o que a cidade tem para oferecer, mas aos poucos iremos contar aqui no blog nossas descobertas e dicas de mais um lugar fascinante e maravilhoso da nossa belíssima Itália.
10 comments
Previous Post
Next Post