Vinícola para visitar na Itália

Quem gosta de vinhos e de explorar uvas pouco conhecidas pode aproveitar, e muito, uma viagem pela Itália. Aqui na região do Vêneto existe uma enorme quantidade de vinícolas. Já tinha visitado a vinícola Ca’ di Rajo, na pequena cidade de San Polo di Piave, próxima a Treviso. Gostei tanto que voltei.

vinícolas na itália visitar

A Ca’di Rajo é uma das únicas vinícolas no mundo a conservar ainda uma antiga técnica de cultivo dos vinhedos, a bellussera, uma exclusividade não só do Vêneto, mas da região do rio Piave. As uvas são praticamente suspensas em pérgolas, o que sempre evitou a propagação de doenças na planta.

visitar vinícola itália

Deem sô uma olhada na visão aérea dos vinhedos, a bellussera parece um emaranhado, uma teia, um bordado, uma colmeia. É incrível. A foto é do site da Ca’ di Rajo.

cadirajo-vigneti-2

A produção principal da vinícola é o raboso, um vinho tinto peculiar e secular, muito importante na história do Vêneto. Para quem quer saber mais, eu já falei sobre o raboso neste post.

A Ca’di Rajo é uma vinícola familiar, tradição passada entre gerações que foi retomada pelo senhor Marino nos anos 70 em uma área de um convento que antigamente era completamente murado. Deste período resta ainda uma torre em ruínas do século XIV.

Olha aí a uva do raboso amadurecendo que beleza...
Olha aí a uva do raboso amadurecendo que beleza…
A antiga torre de Rai, que fica escondida entre altíssimas árvores
A antiga torre de Rai, que fica escondida entre altíssimas árvores

igrejas na itália

A propriedade possui ainda uma pequena igreja consagrada, onde foi celebrado o casamento do filho da senhora Sandra, uma das proprietárias da vinícola. Este casamento foi tão lindo, mas tão lindo, entre os vinhedos, que vou linkar aqui para quem quiser ver. Coisa de louco!

produtores de vinho italiano

A vinícola é muito ligada à arte. A senhora Sandra, que nos recebeu com tanta simpatia e gentileza, nos contou que, entre outras iniciativas, a cada ano eles lançam concursos para escolherem os rótulos para as edições especiais dos vinhos. Olha só o ganhador deste ano:

vinho italiano produtor

Eu fiquei supercuriosa quando vi o bracelete da Sandra. Achei lindo e super fashion. E não é que ela é quem faz os braceletes com lycra e as cápsulas dos vinhos? É um brinde aos clientes e visitantes. Eu amei e ganhei dois deles. Fiquei superfeliz!

bracelete italiano

A visita à Ca’ di Rajo foi ainda mais especial pois fui acompanhada da querida Valentina Facchin, do blog Around & About Treviso. Na foto, Valentina, a senhora Sandra e eu. Quem quiser conhecer mais a Ca’di Rajo e seus produtos, aí vai o site.

vinícola italiana visitar

6 comments
Previous Post
Next Post