Villa Papadopoli,a mais diferente de todas as vilas vênetas

 Estar na Inglaterra no período da dinastia Tudor. Essa é a sensação de quem chega à Villa Papadopoli, uma das inúmeras vilas vênetas espalhadas pela região do norte da Itália. Encontrei essa maravilha da arquitetura neogótica inglesa em um passeio pela Estrada dos Vinhos do Piave, na pequena cidade de San Polo di Piave, a poucos quilômetros de Treviso. A estrutura é a mais diferente de todas as vilas vênetas que eu já conheci.

A villa era a casa de campo da família Papadopoli, que vivia em um palácio às margens do Canal Grande, em Veneza, próximo à ponte de Rialto.
papdopoli2
Construída no século XIX, em torno a um lago, a vila-castelo em algumas de suas características relembra as construções de Veneza, mas a inspiração é claramente no estilo tudor. O jardim da vila é uma atração a parte e é considerado uma das maiores realizações do paisagismo oitocentesco. 
papadopli3 villa
 O maravilhoso jardim é considerado um dos feitos do paisagismo da época.
papadopoli villa villa papadopoli 4
 sala villa
 salao villa
Em 1921, a vila foi comprada pelo comendador Giovanni Giol, que depois de uma temporada em Mendonza, na Argentina, onde fez fortuna com a produção de vinhos, retomou a atividade histórica do lugar.

Hoje, a Giol é uma premiada vinícola. A Villa é aberta aos turistas e promove eventos culturais. O cenário também serve eventualmente de fundo para festas de casamento. Quem não gostaria de realizar esse sonho em um cenário como esse?
A Villa Papadopoli fica em San Polo di Piavea 20 quilômetros de Treviso. Ali bem perto é possível visitar outra vinícola excelente, a Ca’Di Rajo.
6 comments
Previous Post
Next Post