Viajando pelo Snapchat: os melhores perfis de viagem

Há algum tempo quem me segue pelo Facebook e Instagram recebe meus chamados para um passeio. Durante às sextas-feiras ou finais de semana eu levo meus amigos e seguidores por um giro em alguma destino secreto, que digamos a verdade, é quase sempre Veneza. Se ainda não inventaram o tão almejado teletransporte, a gente já tem um “quebra-galhos” que ajuda. Eu estou falando do Snapchat.

O principio é simples: como em qualquer rede social, a ideia é conectar as pessoas, mas esta plataforma é ainda mais envolvente, já que no lugar de textos e fotos, a gente mostra fragmentos do nosso dia-a-dia em vídeos que duram 10 segundos. Se a coisa começou como jogo de adolescentes, hoje as grandes empresas de vários setores já entraram em cena e os canais de mídia não ficaram pra trás.
De olho nas novas formas de jornalismo e comunicação, gigantes como CNN, People, BuzzFeed e Cosmopolitan têm seu lugar cativo na interface do Snapchat. O The New York Time criou um perfil para cobertura de alguns eventos e notícias em tempo real.

Por que usar o Snapchat

Em um momento de profissionalização de blogueiras e digital influencers, acho que o Snapchat vem trazer uma certa leveza ao mundo das mídias sociais. É tudo muito mais espontâneo e não existe tempo para treinar falar ou montar um estúdio, o Snap é movimento, é a vida acontecendo naquele momento. Outra fator positivo: não existe uma caixa de comentários e portanto as pessoas perdem o medo do julgamento público e falam o que querem, o que torna a coisa bem mais verdadeira e divertida.

Passeando pelo mundo com o Snapchat

Quando eu vim morar na Itália pela primeira vez, em 2004, a unica referência que eu tinha era uma foto da janela da casa que eu iria morar. Nada mais. Se naquela época existisse o Snapchat, certamente eu saberia as opções que poderia escolher para o meu café da manhã e conheceria até o padeiro. Hoje é assim, com a boa vontade e o entusiasmo de vários snappers pelo mundo, a gente pode fazer passeios nas cidades que sonhamos em conhecer e naquelas que adoramos rever.

Alguns Snaps com quem eu viajo e me divirto

Consuelo Blocker: consueloblocker – para quem não conhece, a Consu mora em Florença e além de mostrar a cidade, seu dia-a-dia, viagens e lugares que frequenta, ela faz análises muito interessantes sobre assuntos de atualidade, comportamento, marketing e comunicação.

Isabel Junqueira: junqueiraisabel – a Isabel é querida. Ela é jornalista em Paris e correspondente da Vogue. Frequenta mostras e eventos interessantes, além de lançamentos de marcas importantes por isso seu conteúdo é meio exclusivo. Mas o que mais gosto dela é a simplicidade com a qual fala sobre a arte e cultura em geral

Magê Santos: milaonasmaos – a Magê é minha “bróder”, mora em Milão há 14 anos e conhece a cidade como a palma das mãos, assim como o nome do seu blog. Passear com ela é enriquecedor porque ela faz isso como profissão, com seus passeios culturais direcionado para turistas brasileiros

Helô Righetto: helorighetto – a Helô mora em Londres e também é uma profunda conhecedora da cidade. Ela é autora do Guia de Londres para Iniciantes e Iniciados e escreve para o blog Aprendiz de Viajante. O Snap da Helô é famoso também pelas obras de arte que ela desenha sobre a foto do marido que dorme no sofá.

Ledinara Batista: feriasnow – Ledinara é jornalista e mostra Curitiba, ela escreve o blog Férias Now e faz passeios pelas docerias da cidade. É o Snap mais doce que existe. Imperdível.

Gisele Almeida: gi-vpeuropa – a Gi mora em Estocolmo, uma cidade que eu sempre sonhei em conhecer. Além dos passeios, ela mostra a vida e os costumes dos suecos, assim como escreve no seu blog Viajar pela Europa.

Dani Bispo: comerecocar – a Dani tem um blog especializado em comidas, onde ela fala sobre os restaurantes que frequenta durante suas viagens. Quando não está viajando por destinos maravilhosos, ela mostra sua cidade natal, o Rio de Janeiro e eventos gastronômicos

Cristina Rosa: soldebarcelona – a Cris é guia em Barcelona e sabe tudo sobre a cidade. Muito gostoso passear com ela por lá, que ainda escreve o blog Sol de Barcelona. Além de tudo é gaúcha e acho o sotaque uma simpatia

Tina Wells: londrespravoce – a Tina mora em Londres há quase (ou há mais de) 20 anos. Quase todo dia ela passeia pela cidade. Um ótimo Snap também para ver Londres. Outros snaps de Londres que eu sigo: guriinlondon, praveremlondres e lilianastahr

Em Firenze: além da Consuelo, eu sigo a Barbara babicampanaro.

Nicole: agendaberlim – a Nicole tem um blog, o Agenda Berlim e mostra a cidade, além de viagens que ela e o marido fazem pela região.

Adriane Raduenz: adriradu – A Adriane vive em Seattle, outra cidade que sempre quis conhecer. Enquanto não vou pra lá, sigo a Adri que é uma simpatia.

Rita Branco: oportoencanta – A Rita escreve o ótimo blog O Porto Encanta, direto deste destino lindo de Portugal. Ela faz passeios culturais pela cidade.

Sylvia Giordano: sylviagiordano – A Sylvia mora em Nova York, mostra a cidade e conta algumas curiosidades de como é a vida por lá.

O meu, claro: Isa Discacciati: italiaperamore – Durante a semana eu mostro meu dia-a-dia, os lugares que eu frequento, o modo de viver e o costume dos italianos, as compras de supermercado, etc,etc,etc. Às sextas-feiras eu levo o pessoal para um destino secreto e os passeios quase sempre continuam no sábado e domingo.

E você, já se inscreveu no Snapchat? Tá esperando o que pra vir viajar com a gente?

Atualizações

A lista só cresce e abaixo deixo o contato de outros snapchats que tenho seguido e curtido muito:

Thales: thalesc.com – O Thales é marido da Adriane Raduenz e é a pessoa mais divertida de todo o Snapchat, ele mostra Seattle e sua vida por lá

Cris Marques : dentromochilao – Eu adoro ver Brasília e imediações, as cachoeiras e a Chapada dos Veadeiros com a linda Cris Marques do blog Dentro do Mochilão.

Monique Reberte: monique.reberte – A Monique mostra Amsterdam e eu adoro acompanhar.

Edis Lima: beminparis – A Edis é guia em Paris e mostra seus passeios e o dia-a-dia na cidade luz

Mochilando: mochilando – Viajantes do mundo inteiro participam deste perfil colaborativo

Natalia: destino.provence – A Natalia mora em Aix-en-Provence, na França e comanda o blog Destino Provence  e mostra seus passeios por lá.

Victória: stronglica – A Victória mora em Estocolmo e tem uma vida tão interessante entre trabalho, concertos de violino e passeios pela Suécia. E o melhor de tudo, com uma veia naturalmente cômica e livre de atuações. É nato, a Victória é inteligente e muito divertida.

Tati Marques: tatimrqs – A Tati mora em São Paulo e mostra a vida dela na selva de pedras, mas sempre de modo suave, inteligente e repleto de dicas gastronômicas e bate papos.

Kely: kelypelomundo – A Kely mora em Viena. Não é só a cidade maravilhosa que me conquistou neste Snap. A Kely tem uma simpatia ímpar e descobrir a cidade com ela é um prazer.

Caru: oiroma – A Cidade Eterna pelos olhos da Caru do blog oiroma. Essa moça também é uma simpatia e fala com muita propriedade sobre a cidade que escolheu pra viver. Delícia passear com ela pelo Trastevere, pelas atrações mais conhecidas e por outros cantinhos escondidos de Roma.

Rafaella: viagemhamburgo – A Rafa mostra esta região linda da Alemanha também com muita propriedade, já que ela faz passeios guiados pela cidade

Juliana: euandopelomundo  Outra moça da turma das simpáticas. A Ju mora em Zurique e também faz passeios guiados por lá. Mostra sempre muita coisa interessante da Suíça e de outras viagens que faz. Ela fala superbem!

Raphaella: raphinadasblog – Rapha mora no Rio e é uma pessoa muito interessante. Quando não mostra a cidade, divide seus achados na área da literatura, cultura e música. Ela está de mudança para a Holanda, então é bom ficar ligado no seu Snap. O blog dela é o Raphinadasblog.

Lilian e Helder: nerdsviajantes – A Lilian é a maior Relações Públicas deste Snapchat. Ela conhece Deus e o povo. Além de mostrar Minas Gerais, minha terra amada, eles indicam sempre os snaps de viajantes para seguir com a famosa Rodada de Indicações. Eu adooooro!!!

Naiara: naiara.back – A Naiara mora em Braga, Portugal e escreve o blog Aqueles que Viajam. Ela mostra a cultura portuguesa na terra onde mora, manifestações populares, festas típicas, além de suas viagens pelo país.

 

31 comments
Previous Post
Next Post