Verão na montanha na Itália, conheça o Monte Cesen

Quando o verão chega por aqui existem duas saídas: ou pegar o caminho da praia ou fugir para a montanha. O que ninguém quer é ficar na cidade, onde o calor pode chegar a até 45 graus. Muita gente não pensa, mas no período de julho e agosto aqui na Itália, a umidade e o calor intenso chegam até a incomodar. Existem praias lindas e com uma ótima infraestrutura, mas uma boa opção para fugir do calor é um passeio na montanha.

O Monte Cesen fica bem pertinho de Valdobbiadene, a cidade vêneta onde se produz o prosecco. A meta é muito frequentada por ciclistas no período da primavera e verão, porque apesar do nível de subida ser bem pesado, a estrada é linda e também protegida pelas árvores, com muita sombra.

bike na itália passeios

monte cesen itália

Lá embaixo o rio Piave, conhecido como rio sagrado da pátria, palco da primeira grande guerra
Lá embaixo o rio Piave, conhecido como rio sagrado da pátria, palco da primeira grande guerra

Quanto mais a gente vai subindo, mais a temperatura fica agradável. Partimos da cidade com 33 graus e lá em cima pegamos 19 graus e um ventinho muito gostoso. Mas o mais legal da montanha é poder descansar e comer em uma malga. As malgas são aquelas casinhas construídas no meio da montanha, em lugares de difícil acesso e que antigamente eram ponto de encontro dos pastores e também utilizadas para preparar queijos. Hoje são restaurantes muito simples, mas que servem pratos típicos maravilhosos à base de produtos realizados com o leite das vacas de montanha.

A malga Barbaria já recebeu vários prêmios pelos queijos que produz
A malga Barbaria já recebeu vários prêmios pelos queijos que produz
Pasta in bianco: massa sem molho nem nada...achou sem graça? Não pode imaginar o sabor da manteiga produzida na malga...
Pasta in bianco: massa sem molho nem nada…achou sem graça? Não pode imaginar o sabor da manteiga produzida na malga…
Queijo e salames produzidos na malga
Queijo e salames produzidos na malga
strudel doce
Para finalizar o strudel, não existe sobremesa mais ligada à montanha que esta. O almoço na malga para duas pessoas com sobremesa e vinho da casa ficou em 20 euros. Sucesso!

agriturismo itália

Muita gente foge pra montanha para pegar um pouco de ar puro
Muita gente foge pra montanha para pegar um pouco de ar puro

E em montanha que é montanha não podem faltar as protagonistas: as vaquinhas fofas com aqueles sininhos pendurados no pescoço: música para os meus ouvidos…

montanha na itália

O Monte Cesen fica a 10 km de Valdobbiadene, que, por sua vez, fica a 80 km de Veneza. Ótimo passeio para quem quer conhecer a zona de produção do prosecco e de quebra fazer um passeio pelas malgas da montanha.

8 comments
Previous Post
Next Post