Veneza: souvenirs originais por menos de 20 euros

O que você gostaria de levar de lembrança de uma cidade única? Além da memória, dos lugares vistos e as fotos, carregar consigo um objeto que conte sua história tem um significado especial. Com milhões de turistas que a visitam a cada ano, Veneza oferece um pouco de tudo. É importante, porém, valorizar o artesanato e a produção local e não levar pra casa gato por lebre. Neste post, eu indico souvenirs originais por menos de 20 euros.

Que Veneza é uma cidade mais cara que as outras é um fato. A complicada logística da cidade acaba impondo esta condição e o turismo de massa, desinformado e desenfreado acaba por fomentar um comércio de objetos pobres e de pouca qualidade. Há muito, os artesãos venezianos e a população da cidade vem lutando contra este comércio desigual.

Marisa Convento é uma das artesãs mais engajadas na valorização da cidade. Ela é proprietária de um dos laboratórios mais originais da cidade, o Ventian Dreams, onde ela trabalha como “impiraressa”, uma epécie de bordadeira. Já falei dela e so atelier neste post. Com a ajuda dela, que conhece muitos artesãos e laboratórios em Veneza, selecionamos algumas lembranças pra levar da cidade com um ótimo preço e originalmente venezianas.

Biscoitos bussolai

Quem não gosta de carregar um pouquinho de gostinho típico de uma cidade pra casa? Em Veneza, é possível encontrar principalmente nas confeitarias, bares e cafés, os famosos biscoitos chamados “bussolai”. Típicos da ilha de Burano, eles eram preparados pelas mulheres dos pescadores para serem levados na viagem. Farinha, manteiga, ovos e açúcar. Receita simples, deliciosa e barata. Uma lembrança ótima.

Onde encontrar: bares, cafeterias, padarias da cidade

Objetos em papel

Veneza possui ateliês que trabalham brilhantemente com o papel. O laboratório da Paperoowl utiliza a matéria prima na concepção de brincos, colares, mas também de objetos mais simples como cartões, marcadores de livro, papel de carta e caixas. Tudo feito à mão.

Onde encontrar: Paperoowl – Santa Croce 2155/A

LEIA MAIS: SUPERMERCADO NA ITÁLIA – 10 PRODUTOS PRA TRAZER NA MALA

Braceletes e chaveiros em couro

A loja Quorami trabalha artesanalmente objetos em couro. Bolsas, cintos de grande qualidade, mas também artigos mais simples como braceletes e chaveiros que você pode levar pra casa como uma recordação de Veneza.

Onde encontrar: Quorami – Calle della Mandola, 3730

Chocolates

A Vizio e Virtù Cioccolateria produz chocolates artesanais realizados com chocolate premium de qualidade com matéria prima vinda de várias partes do mundo. O logo é um leão de Veneza estilizado. Pra levar pra casa: barrinha de chocolate, fruta banhada no chocolate, trufas, tudo embalado com capricho.

Onde encontrar: Vizio e Virtù Cioccolateria – Castello 5988

Máscara de ouro

O Berta Battiloro é um laboratório que produz folhas de ouro, um dos últimos em toda Itália que trabalham de forma artesanal. As folhas de ouro são utilizadas em obras de arte, restauro, vidro de Murano e na decoração de pratos da alta gastronomia. Mas você pode levar pra casa um pedacinho desta história, já que o laboratório também produz máscaras de ouro para a indústria de cosméticos. Para saber mais sobre a produção das folhas de ouro, leia aqui.

Onde encontrar: Berta Battiloro – Cannaregio 5182

Cadernetas e papelaria

Um dos souvenirs mais originais de Veneza são as cadernetinhas artesanais costuradas à mão com um encantador ar de outros tempos. Na loja Barchetta di Carta é possível encontrá-las ao lado de camisetas, bolsas de pano, bijouteria,quadros, ilustrações e estampas originais.

Onde encontrar: Barchetta di Carta – San Polo 1731

Bijouteria de vidro de Murano

De colares de vidro de Murano em Veneza se encontra um pouco de tudo. Na Muranero o diferencial é a orginalidade das peças criadas por uma italiana e um senegalês, que utilizam a matéria prima e as técnicas artesanais em vidro da famosa ilha.

Onde encontrar: Muranero – Salizada del Pignater 3545, Castello

Venetian Dreams

Esta é a loja da Marisa. As peças que ela constrói com contas e vidros de Murano são de uma beleza sem igual. Mas não só. Elas são repletas de história. Visitar o ateliê da Marisa é conhecer a fundo a tradição e vocação artesanal de Veneza. E ter o prazer de conversar com uma pessoa de gentileza extraordinária, sempre disponível a falar sobre a sua cidade através de um bom papo e de suas criações. Saiba mais sobre a Marisa neste post.

Onde encontrar: Venetian Dreams – Calle della Mandola 3805

Procurando hotel em Veneza? Clique aqui
2 comments
Previous Post
Next Post