Veneza ou Mestre? Onde ficar? Vantagens e desvantagens

É a primeira pergunta que o viajante se faz quando planeja uma viagem à esta, que é uma cidade singular. Veneza ou Mestre? Onde ficar? Muita gente não sabe, mas Veneza e Mestre são duas coisas bem distintas e é interessante ter as ideias bem claras antes de chegar. Afinal, todo mundo quer ter a melhor experiência na cidade, que é a meta sonho de muita gente. Quais são as vantagens e desvantagens de se hospedar em Veneza? E Mestre, é uma boa opção?

Pra quem não sabe, Veneza é uma ilha. Na verdade é quase isso, quem quiser mais detalhes, leia o post de como Veneza foi construída .Mestre é o continente, ligado a Veneza pela Ponte della Libertà, dividida em duas partes, uma dedicada aos trens, inaugurada em 1846 e a outra reservada aos carros, inaugurada em 1933. Para chegar a Veneza (a ilha) é necessário atravessar uma das pontes, ou de trem ou de carro, ônibus ou tram.

Bom, a escolha do carro nem sempre é conveniente, pois os estacionamentos da ilha têm um custo elevado. Se você estiver hospedado em Mestre, para visitar Veneza, a melhor maneira é mesmo o transporte público. O trajeto dura de 10 a 15 minutos.

Hospedagem em Mestre

Vantagens
  • Logística: se vocês estiver com muitas malas ou estiverem pesadas, caminhar por Veneza pode se tornar um pesadelo. Em Mestre as ruas são planas, não existem pontes e você pode pegar um ônibus ou taxi se o seu hotel for mais afastado da estação de trens.
  • Preço: os hotéis em Mestre costumam ter tarifas mais baratas em relação às estruturas em Veneza. Por exemplo, uma diária para 2 pessoas no 2 estrelas Hotel delle Rose, em Mestre, no mês de abril tem tarifa média de 279 reais. Já em Veneza, o valor da diária para 2 pessoas, no mesmo período, no 2 estrelas Hotel Serenissima, em São Marcos, sai por 574 reais.
  • Acomodações: não é uma regra, mas geralmente os hotéis em Mestre são mais novos e confortáveis, com quartos maiores e mais modernos. O NH Laguna Palace é um dos exemplos. Os quartos são espaçosos e as instalações novíssimas.
  • Localização: se o seu interesse, além de Veneza, é explorar outras cidades da região como Treviso, Verona, Padova, Bolonha etc, Mestre é uma boa base para o deslocamente em trem ou em táxi. Se você estiver hospedado em Veneza, terá de se deslocar de onde estiver até a estação de trens para poder ir para as outras cidades.

PARA VER TODAS AS SUGESTÕES DE HOTÉIS EM MESTRE, CLIQUE AQUI

LEIA MAIS: VENEZA, COMO IR DO AEROPORTO ATÉ A CIDADE?

Piazzale Roma, aonde chegam os ônibus do continente

 

Vista da chegada pela estação de trem
Desvantagens

A grande desvantagem de se hospedar em Mestre é clara e muito simples: não estar em Veneza! Se você optar por se hospedar em Mestre, terá que levar em consideração o deslocamento diário até Veneza, de ônibus, tram ou trem. Não vai pode acordar na cidade e explorá-la cedo no melhor horário e também não vai curtir plenamente a noite. Não que Veneza seja animada de noite, mas um passeio noturno, exatamente no horário que a cidade está mais vazia, é um deleite. Pode ser cansativo também todo dia ter que sair do hotel em Mestre e ter que pegar o transporte em Veneza e depois voltar.

Que fique clara outra coisa: Mestre não é uma cidade turística, não é bonita e não possui atrações. Não se iluda que irá conhecer uma outra cidade.

Se você pensa em se hospedar em Mestre, dê uma olha neste post com dicas de hotéis na cidade.

Hospedagem em Veneza

Vantagens
  • Dormir e acordar onde você quer estar: venhamos e convenhamos, as pessoas vão até Veneza para ver Veneza!
  • Curtir a cidade nos horários mais vazios: a matemática é simples, se muita gante se hospeda em Mestre ou nos arredores, de manhã cedo ou à noite, a cidade se esvazia porque as pessoas seguem para seus hotéis. É o momento ideal para tirar fotos e curtir
  • Dividir melhor as atividades e o roteiro: se hospedar em Veneza e não ter que se preocupar em voltar para Mestre ou outras cidades dos arredores te permite de dividir melhor o tempo. Passeou o dia inteiro, está cansado, mas não quer abrir mão de um programa à noite ou um jantar? Vai pro hotel, descansa e se arruma para sair novamente.
A vista pro Canal Grande tem seu preço
Desvantagens
  • Acessibilidade: se você dispõe de um hotel próximo à parada do vaporetto ou com acesso à taxi aquático, ótimo, mas se tiver de carregar malas pesadas pela cidade, melhor avaliar bem a escolha. O acesso em Veneza é mais complicado com suas inúmeras pontes, ruas estreitas e muitos turistas no centro histórico
  • Instalações: não é uma regra, mas alguns dos hotéis em Veneza têm sim as instalações mais antigas e menos confortáveis, por preços mais altos que um hotel mais moderno em Mestre. E os quartos geralmente são menores. Uma das exceções, por exemplo é o hotel Rosa Salva, reformado recentemente e que fica praticamente na Praça São Marcos.
  • Preço: é claro que a comodidade de estar onde se quer estar e a vista para o canal têm um preço. Os hotéis em Veneza são realmente mais caros que as estruturas em Mestre e arredores.

PARA VER TODAS AS SUGESTÕES DE HOTÉIS EM VENEZA, CLIQUE AQUI

Veneza nas primeiras horas do dia

Mestre ou Veneza? O que vale mais a pena?

O que vale mais a pena é de fato conhecer Veneza com calma, independente de onde se hospedar. Cada pessoa tem seu ritmo e suas expectativas quanto a uma viagem. Sua ideia é curtir a cidade ao máximo, aproveitando cada minuto, manhã tarde e noite? Fique em Veneza! Você não quer se preocupar com malas, ter instalações novas, não liga de pegar uma condução rápida todos os dias, tudo isso por um preço melhor, fique em Mestre.

Dicas de hospedagem

Dicas de hotéis em Veneza – próximos a parada de vaporetto

Hotéis em Veneza – dicas dos leitores

Dicas de hotel em Veneza Mestre

Dicas de hospedagem em Treviso

Villa Tiepolo, hospedagem em Treviso em uma típica vila vêneta

 

 

2 comments
Previous Post
Next Post