Veneza com crianças, os melhores programas para fazer na cidade

Se para um adulto Veneza já é algo fora do comum, imagine a surpresa de uma criança ao explorar uma cidade construída sobre as águas. Com uma paisagem única, palácios históricos e tantos fatos curiosos, Veneza é um deleite para os pequenos, que podem descobri-la com programas diferentes, que também surpreende os adultos. E é exatamente esta a graça de passear com uma criança em Veneza, explorar a cidade juntos.

Vale lembrar que Veneza não é uma cidade simples do ponto de vista logístico. Caminha-se muito e os obstáculos para os carrinhos de bebê não são poucos. Existem mais de 400 pontes, alguns becos bem estreitos e uma grande quantidade de turistas. Mas isso não impede curtir a cidade com as crianças se você vem preparado e dedica o tempo para passear com calma. Para as crianças menores vale a pena também pensar em um canguru um sling, tudo depende de como você está acostumado a viajar com seu filho. Confira abaixo minhas sugestões de passeios para crianças na cidade.

Passeio de gôndola ou vaporetto

Em Veneza não existe outro meio de transporte que não o barco. Gôndola, taxi, vaporetto, tudo é feito ou a pé ou sobre as águas. As crianças adoram a sensação de passear de barco e é um momento também para explicar o quanto Veneza é especial e que o quotidiano dos moradores é completamente diferente do que estamos acostumados. Já pensou carregar as sacolas de supermercado até em casa? Reparou que o “caminhão do lixo é um barco?” Leia mais sobre a logística em Veneza aqui e sobre as gôndolas aqui.

A fabricação do vidro de Murano

A ilha de Murano fica a um pulo de Veneza. Com as linhas de vaporetto 4.1 (partindo da Fondamente Nove), 3 (partindo da estação) ou 7 (partindo de São Marcos/San Zaccaria) percorre-se tranquilamente o quilômetro e meio que divide as duas ilhas. Uma vez em Murano, além do agradável passeio às margens do canal, as crianças se divertem com a demonstração de como é produzido o vidro de Murano. A transformação da matéria prima em objetos coloridos e as várias fases do trabalho conquistam qualquer criança curiosa. Eu costumo visitar a Ex-Chiesa di Santa Chiara, um showroom onde fazem a demonstração do vidro todos os dias da semana.

Procurando hotel em Veneza? Clique aqui

As casas coloridas de Burano

Vale a pena esticar o passeio de Murano e ir visitar a ilha que fica um pouco mais longe de Veneza (aproximadamente 40 minutos). Burano é uma pequena joia e suas casas coloridas são encantadoras. As crianças adoram a história de que os pescadores pintavam suas casas de cores diferentes umas das outras para as reconhecerem de longe quando voltavam da pesca. Para saber mais sobre Burano e como chegar até a ilha, leia aqui.

Veneza do alto

A perspectiva muda quando se vê Veneza do alto. O panorama oferece uma boa ideia da geografia da cidade, seus telhados, palácios campanário e canais. Existem muitos terraços ou torres onde se pode admirar Veneza do alto, confira aqui.   No caso das crianças, aconselho o terraço do Fondaco dei Tedeschi, em Rialto ou a curiosa Scala Bovolo, outro ponto interessantíssimo para os pequenos.

Laboratório de máscaras venezianas

As máscaras de Carnaval são um símbolo da cidade e uma das expressões artesanais mais antigas de Veneza. Existem inúmeras lojas espalhadas pela cidade, mas nem todas realizam máscaras artesanais como antigamente. É uma diversão para as crianças colocar a mão na massa e aprender a fazer e decorar suas próprias máscaras. Um dos ateliês que oferecem a experiência é a Ca’ Macana, no bairro de Dorsoduro. 

Kids Day no museu Peggy Guggenheim

Um dos maiores museus de arte moderna do mundo, a casa onde morou Peggy Guggenheim, em Veneza, é uma das atrações preferidas da cidade. Todos os domingos, acontece o Kids Day, momento no qual as crianças podem participar de laboratórios de arte enquanto os pais visitam com calma o museu. A iniciativa é destinada a crianças de 4 a 10 anos e acontece das 15h às 16h30. Para saber mais sobre o museu Peggy Guggenheim, clique aqui.  

Museu de História Natural

Muita gente não sabe, mas Veneza tem um museu muito interessante para os apaixonados por história natural. Múmias, esqueletos, aquário, fosséis, animais empalhados e representações de ambientes e espécies extintas chamam a atenção das crianças mais curiosas. Além do interessante acervo, o próprio palácio que abriga o museu tem muita história. O Fondaco dei Turchi é um dos palácios mais antigos do Canal Grande, foi fundado no século XIII. Para mais informações sobre o Museu de História Natural, clique aqui.

Passeios em Veneza e arredores em português. Clique aqui
2 comments
Previous Post
Next Post