Veneza bairro a bairro: Santa Croce

Santa Croce é um bairro de Veneza para quem já viu muito da cidade e quer mesmo é descobrir cantinhos inéditos. Ou para quem é amante das artes e não dispensa um museu. Uma coisa é certa: é um dos bairros menos frequentados. Pode não estar no seu roteiro, mas para quem já visitou Veneza outras vezes é uma boa opção para ver coisas novas. Santa Croce é o bairro que ficam bem em frente à Estação de trem Santa Lucia e ao Piazzale Roma. As pontes que levam ao bairro por si só são atrações.

A Ponte degli Scalzi, ou Ponte dos Descalços é a primeira a ser vista pela maioria dos turistas que chegam a Veneza, pois fica em frente à Estação Ferroviária. Construída em 1858 pelo austríaco Alfred Neville em ferro, foi reconstruída e inaugurada em 1934, em pedra de Istria pelo engenheiro Eugenio Miozzi. A vista de cima da ponte é uma prévia emocionante de todas as belezas de Veneza.

mapa de veneza

roteiros em veneza

Ponte della Costituzione foi projetada pelo renomado arquiteto espanhol Santiago Calatrava e inaugurada em 2008, com muita polêmica e opiniões divergentes. O estilo é moderno e o pavimento é feito de vidro, o que em dias de chuva, neblina e neve é um tormento, já que provoca acidentes. A polêmica também vem dos recursos econômicos para a construção da ponte, que superaram o custo previsto no edital original.

o que ver em veneza

A Igreja de San Simeon Piccolo é uma das únicas em Veneza onde a missa ainda é celebrada em latim. A grande cúpula verde chama a atenção de quem desce na estação de trem, bem como seus elementos bizantinos e paladianos. Uma pena que não seja fácil encontrá-la aberta.

passeios em veneza

o Campo San Giacomo dell’Orio é frequentado pelos venezianos e por muitas crianças que brincam de bola e patinete. Não faltam velhinhos sentados nos bancos e os cachorros da vizinhança. No campo, está a igreja de mesmo nome, belo exemplo de gótico veneziano. Simpático o barzinho que fica em frente à igreja para quem quer fazer uma refeição ou mesmo tomar um café.

o que ver veneza

Santa Croce reserva uma boa surpresa, a igreja de San Stae. A suntuosa fachada barroca divide a atenção com a linda paisagem do Canal Grande, no campo bem em frente à igreja.

visitar veneza

Museus: em Santa Croce estão muitos museus interessantes. No Palazzo Mocenigo (bem próximo a San Stae) funciona o Museu di Storia del Tessuto e del Costume, com um interessante acervo de indumentas venezianas do passado. Muita riqueza!

A Cà Pesaro, além de ser um dos palácios mais lindos do Canal Grande, é um dos museus mais interessantes da cidade. No primeiro andar funciona a Galleria d’Arte Moderna (obras de Klimt, Chagall, Kandinskij). No segundo andar, o Museo d’Arte Orientale. O Fondaco dei Turchi, outro palácio belíssimo no Canal Grande, abriga o Museo di Storia Naturale. Ainda em Santa Croce, funciona a Fondazione Prada, que abriga mostras de arte.

onde comer em veneza

Onde comer: Altamente recomendável o panino do Bacareto da Lele. É uma portinha e nos horários de pico, tem até fila, é uma ótima opção para comer gastando bem pouco. Já falamos dele aqui. Para quem procura uma boa refeição, o Vecio Fritolin, que faz pratos da tradição revisitados com muita criatividade.

Onde ficar: O Hotel Palazzo Giovanelli é um 4 estrelas ao lado da parada de vaporetto San Stae.

Para ver as atrações dos outros bairros de Veneza:

Para Cannaregio, clique aqui.

Para San Polo, clique aqui.

Para Dorsoduro, clique aqui.

Para Castello, clique aqui.

Para San Marco, clique aqui.

Procurando hotel em Veneza? Clique aqui
1 comment
Previous Post
Next Post