Veneza bairro a bairro: San Polo

Continuando a série sobre os bairros de Veneza, chegou a vez de explorar as atrações de San Polo, o menor e mais antigo sestiere (bairro) da cidade. Apesar de pequeno, San Polo concentra alguns dos pontos turísticos mais importantes de Veneza. Foi aqui que os primeiros habitantes de Veneza se estabeleceram e a cidade começou a construir sua história milenar.

mapa de veneza

As atrações do bairro

Mercado de Rialto

Um dos pontos interessantes para começar o passeio é o Mercado de Rialto. Nesta área aconteciam os encontros e as trocas comerciais desde a época medieval, visto a forte relação cultural e política entre Veneza e o Império Bizantino. O mercado hoje não é muito grande e infelizmente nem se compara ao que foi no passado.

Dois edifícios são destinados à venda do peixe, nas demais barracas são comercializadas as frutas, verduras e legumes, muitas delas provenientes da ilha de Santo Erasmo. Existem ainda açougues (inclusive um especializado em carne equina) e algumas lojas destinadas ao comércio de queijos e embutidos.

Ainda hoje o Mercado de Rialto é frequentado pelos venezianos que se distinguem dos turistas geralmente por terem sempre às nãos os carrinhos de compras. O mercado do peixe funciona de terça a sábado, das 7h30 às 12h e o mercado de fruta e verdura abre de segunda a sábado, das 7h30 às 13h30.

                      atrações de veneza mercado

San Giacomo di Rialto

Bem próximo está o Campo San Giacometto. Era ponto central do comércio antigo, onde, além dos bancos, funcionava uma espécie de bolsa de valores das especiarias que decidia o preço a ser aplicado em toda a Europa. A igreja dedicada a San Giacomo é considerada tradicionalmente a mais antiga da cidade e conserva na fachada um antigo relógio realizado com algarismos romanos e que ainda funciona perfeitamente.

veneza o que ver

Ponte de Rialto

A Ponte de Rialto foi a primeira a ser construída para fazer a travessia de pedestres no Canal Grande. É um dos cartões postais da cidade e um dos pontos mais disputados para fotografar o canal. A melhor escolha é passar por ela bem cedo pela manhã ou à noite, quando a massa de turistas já saiu da cidade. A Ponte de Rialto merece ser admirada com mais calma.  Para saber mais sobre Rialto e as outras pontes de Veneza clique aqui.

San Rocco e Frari

Uma das atrações mais interessantes de San Polo é a Scuola Grande di San Rocco. Considerada a Capela Sistina de Veneza, foi o espaço onde Tintoretto passou 23 anos da sua vida pintando os ciclos da história da bíblia. Os afrescos são considerados a maior obra de arte do pintor veneziano. Para saber mais sobre a Scuola Grande di San Rocco, clique aqui.

museus em veneza o que ver

Bem pertinho de San Rocco está a igreja Santa Maria dei Frari. É considerada um dos edifícios religiosos mais importantes de Veneza. Quando foi construída, a partir do século XIII, conseguia reunir um grande número de fiéis devotos. Além da belíssima fachada gótica localizada em um sugestivo campo , a Igreja dei Frari abriga obras de arte e monumentos fúnebres de doges, artistas e personalidades. Saiba mais neste post.

o que visitar veneza

Museus

San Polo não é um bairro com galerias de arte e museu, mas para quem quer conhecer por dentro um edifício medieval, é interessante visitar a Casa de Carlo Goldoni. O escritor de comédias morou neste antigo palácio e a exposição é dedicada à fase que o teatro veneziano viveu na época de Goldoni.

Serviços

Onde comer: A região de Rialto é repleta de osterias, os famosos bácari. A gente indica  Al Mercà, Muro Venezia Rialto e Osteria Banco Giro. Ficam na pracinha com vista linda pro Canal Grande. Mais próximo a Frari e San Rocco, outra osteria ótima é La Patatina.

Onde comprar: San Polo é repleto de lojinhas bacanas onde você vai encontrar roupas e acessórios únicos, de qualidade e design. Para um presente original a gente indica La Maison de La Sireneuse, que fica bem próximo a Igreja dei Frari.

Onde ficar: O Hotel Rialto é um quatro estrelas bem em frente à Ponte de Rialto. Vale a pena pesquisar as tarifas.

Para saber as atrações dos outros bairros de Veneza

Para Cannaregio, clique aqui.

Para Dorsoduro, clique aqui.

Para Castello, clique aqui.

Para Santa Croce, clique aqui.

Para San Marco, clique aqui.

 

2 comments
Previous Post
Next Post