Veneza bairro a bairro: San Marco

Continuando a série sobre os bairros de Veneza, San Marco é certamente o sestiere mais cenográfico da cidadea, centro do poder político, representado pelo Palazzo Ducale, e religioso, coroado pela sua magnífica Basílica. Para começar a explorar o bairro, é bom acordar cedo e ir para a praça, é o melhor momento para admirar toda sua grandiosidade sem a multidão de turistas que a invade todos os dias.

mapa de veneza

Atrações

A Praça São Marcos

A Basílica de San Marco, um dos símbolos de Veneza começou a ser construída no ano 828, quando o corpo de São Marcos chegou à cidade, vindo de Alexandria, no Egito. Como a forte relação comercial e diplomática entre Veneza e o Oriente, muitos elementos da igreja foram trazidos da antiga Constantinopla, saqueados no período das cruzadas.

A rica fachada e seu interno refletem com o ouro e as decorações a potência que foi Veneza no passado. Os mosaicos decoram internamente a igreja e estão por todos os lados. Não deixe de visitar a Pala d’Oro, um trabalho minucioso de ourivesaria que impressiona pela perfeição. Na alta temporada é recomendável reservar a visita para evitar filas.

O Palazzo Ducale é o emblema da arquitetura gótica veneziana e era sede do poder da República Sereníssima. Sua fachada é realmente singular, mas o que impressiona mesmo é seu pátio interno e suas salas, decoradas pelos maiores artistas da época renascentista, com obras de Tintoretto, Tiziano, Tiepolo e Veronese.

O Campanário de São Marcos, outro símbolo da cidade, é o edifício mais alto de Veneza, com quase 100 metros. É chamado entre os venezianos de “el paròn de casa”, ou seja, o dono da casa. Na sua extremidade fica a estátua dourada do Arcanjo Gabriel, que se movimenta de acordo com o vento. A vista do campanário te permite compreender melhor a estrutura da cidade.  Na alta temporada é recomendável reservar a visita para evitar filas.

Os cafés históricos

Os cafés históricos fazem parte da vida social durante e depois da República de Veneza. Por estes salões passarem diversas personalidades, pensadores, artistas, intelectuais. Florian, La Vena, Gran Caffè Quadri são alguns deles. Você pode escolher entre sentar dentro e admirar a linda decoração interna ou ficar nas mesinhas do lado de fora, aproveitando a orquestra. Se quiser entrar no Florian para conhecer, mas não quer gastar muito, vale a pena pedir um cafezinho no balcão, custa 3 euros.

atrações de veneza

 

Uma das curiosidades da Praça San Marco fica por conta da Torre do Relógio. O relógio marca a hora, o dia, as fases da lua e os signos do zodíaco. Em cima do relógio, as estátuas em bronze de dois homens, conhecidos como i mori di Venezia. São eles que por meio de um mecanismo se movem e batem os sinos.

O Museu Correr abriga obras que ilustram a história e evolução de Veneza como antigos mapas da cidade, representações da vida cotidiana, as grandes navegações, a dominação dos doges, além da rica pintura veneziana do período dos anos 1500. O museu está localizado onde funcionava a procuradoria da república da Serenissima. Para saber mais sobre os museus de Veneza e o melhor modo de comprar os passes, leia este post.

Vale a pena atravessar o Canal e conhecer a Ilha de San Giorgio Maggiore. Fica a somente 5 minutos de vaporetto e você vai poder conferir a vista da Praça San Marco e de Veneza de um outro ponte de vista.

 

Outra atração do bairro de San Marco é o Teatro La Feniceum dos mais famosos teatros de ópera do mundo. A temporada começa no mês de junho, mas mesmo que o interesse não seja ópera, vale a pena visitar a parte interna do teatro que foi recentemente reformada.

O Campo Santo Stefano é o campo mais próximo a San Marco, e, como a maioria dos campos venezianos, é repleto de bares e locais com mesinhas para um bate papo. Além dos belos palácios que o circundam. Atrás do Campo Santo Stefano repare no Conservatório Benedetto Marcello. É bem possível que você escute os alunos tocando piano, enquanto as crianças jogam futebol ali em frente.

Serviços

Onde comer: Para quem quer experimentar a culinária típica veneziana sugiro a Osteria da Carla, que fica em uma corte bem atrás da Praça São Marcos. O restaurante Chat que rit oferece uma cozinha sofisticada e uma variada seleção de vinho para clientes mais exigentes.

Onde ficar: Uma das sugestões é o Hotel Bonvecchiati, um quatro estrelas confortável e localizado a poucos passos da Praça São Marcos.

Para ver as atrações dos outros bairros de Veneza

Para Cannaregio, clique aqui.

Para San Polo, clique aqui.

Para Dorsoduro, clique aqui.

Para Castello, clique aqui.

Para Santa Croce, clique aqui.

Procurando hotel em Veneza? Clique aqui
3 comments
Previous Post
Next Post