Veneza bairro a bairro: Dorsoduro

Continuando nossa série de posts sobre os bairros de Veneza, hoje falaremos de Dorsoduro, um sestieri repleto de museus e atrações. Para os amantes da arte, Dorsoduro é um paraíso. A começar pela Galleria dell’Accademia, um dos mais importantes museus da Itália, que abriga a mais rica coleção de obras venezianas e vênetas dos períodos bizantino, gótico e do renascimento. Famosa também é a Ponte dell’Accademia, uma das quatro pontes que atravessam o Canal Grande. Para mim, é uma das vistas mais bonitas do canal, ótimo para fazer fotos.

Da Ponte dell’Accademia dá pra ver o palácio que abriga a Collezione Peggy GugghenheimEm 1948, Peggy se mudou para Veneza trazendo sua coleção de obras de arte. Além do acervo com obras de Picasso, Klee, Mondrian, Chagall, Magritte, Pollock e outros, a galeria promove mostras temporâneas. No verão, eles promovem um aperitivo superdescolado, maior ferveção.

mapa de veneza

veneza atrações

Em Dorsoduro também está a lindíssima igreja Santa Maria della Salute,que foi construída para pagar uma promessa de um doge contra o fim da peste que assolou Veneza entre 1630 e 1631. É uma das maiores expressões do barroco veneziano. Imperdível!

veneza roteiros

A Punta della Dogana é um triângulo curioso na geografia da cidade. O edifício é sede do Centro de Arte Contemporânea da Fondazione Pinaultcom mostras incríveis de arte contemporânea, além da vista maravilhosa sobre a bacia de São Marcos. Lugar fantástico para admirar o panorama e fazer muitas fotos.

Uma curiosidade: certamente quando chegar até a igreja de San Barnaba você vai se lembrar de uma famosa cena do cinema. Aqui foi gravado Indiana Jones e a Última Cruzada, de 1989.

veneza o que visitar 

A Cà Rezzonico é um palácio barroco com vista para o Canal Grande que abriga o Museo del Settecento Veneziano. Suas salas são adornadas com obras de importantes artistas como Tiepolo e Tintoretto. Uma boa chance de ver um palácio veneziano de época e seus elementos decorativos.

atrações de veneza

O Campo Santa Margherita (em Veneza as pracinhas -poucas, por sinal- se chamam Campo) é um dos mais vivazes de Veneza. Frequentado pelos venezianos e estudantes é um ótimo local para um aperitivo no final do dia. Ali você vai ver muitos locais sentados nos banquinhos batendo um papo.

veneza o que ver

Não deixe de passear pela Zattere, praticamente é uma grande avenida que margeia o Canal da Giudecca. Muito agradável na primavera/verão. Frio e misteriosa no outono inverno.

visitar em veneza

onde comer em veneza

Onde comer: Eu recomendo fortemente um lugar especial em Dorsoduro. Al Bottegon é, para mim, uma das melhores osterias venezianas. Lá, uma senhorinha vai ter servir ótimos tira-gostos. Perfeito para tomar um vinho e se sentar com vista para o canal. Outra opção é a Osteria al Squero, que fica de frente para o Squero di San Trovaso, uma oficina onde ainda hoje constroem e reparam gôndolas.

Onde ficar: A Foresteria Levi fica em um palácio histórico bem próximo à parada de vaporetto Accademia.

Para saber as atrações dos outros bairros de Veneza:

Para Cannaregio, clique aqui.

Para San Polo, clique aqui.

Para Castello, clique aqui.

Para Santa Croce, clique aqui.

Para San Marco, clique aqui.

 

Procurando hotel em Veneza? Clique aqui
6 comments
Previous Post
Next Post