Veneza bairro a bairro: Cannaregio

Veneza é linda e única. Por causa de suas características particulares a cidade é um grande labirinto feito de ruas, chamadas calles, praças chamadas campo e muitas pontes. Os bairros são chamados de sestieri e são 6. Orientar-se na cidade não é fácil, então é muito útil se informar sobre as atrações de cada bairro da cidade.

mapa de veneza

Atrações

Cannaregio é o segundo bairro mais extensos da cidade e o mais populoso. A partir da estação de trem Santa Lucia você pode seguir o fluxo de pessoas até a igreja de Santa Luzia (Santa Lucia) onde está o corpo da santa, protetora dos olhos e da visão. A igreja é muito bonita e ponto de encontro de muitos peregrinos.

Gueto judeu

Siga até a Ponte alle Guglie, a primeira que você irá encontrar, atravesse e vire à esquerda seguindo as placas para o  Gueto Judeu. Lá você vai visitar o primeiro gueto hebraico da Europa. Para saber mais sobre o gueto, leia este post.

Igreja de Santa Luzia
Igreja de Santa Luzia

 

Igrejas

Passeando por Canareggio você vai ver uma Veneza muito mais genuína, sem aquela quantidade enorme de turistas. Aproveite para visitar algumas das igrejas como Gesuiti e a Madonna dell’Orto, que possui obras de Tiziano e Tintoretto.

Bem pertinho da Madonna dell’Orto você vai se impressionar com o Campo dei Mori e as antigas e curiosas estátuas dos três irmãos Mastelli, antigos comerciantes vendiam especiarias em Veneza. A quarta estátua representa o fiel empregado da família.

Museus

É também em Cannaregio que está a Cà d’Oro, um dos edifícios mais lindos do Canal Grande. Sua fachada gótica é uma das mais fotografadas na cidade. Hoje funciona a Galleria Franchetti. Além de visitar o acervo, é uma oportunidade de conhecer por dentro um palácio histórico veneziano e admirar um dos mais belos pavimentos da cidade no pátio interno.

A Scuola Grande della Misericordia é um edifício que passou por uma recente reestruturação e hoje abriga mostras de arte e eventos culturais.. Bem ao lado está a igreja de mesmo nome. Próximo dali, é possível avistar de longe a Ilha de São Miguel, onde fica o cemitério de Veneza.

É em Cannaregio também que ficam as paradas do vaporetto (barco público) que conduzem os visitantes à ilha de Burano. Bem próximo dali, não deixe de visitar duas das mais belas igrejas da cidade, a igreja dos Gesuítas e Santa Maria dei Miracoli.

Serviços

Onde comer: Próximo ao Gueto hebraico, eu indico a Pizzeria e Restaurante Al Faro , perto da Strada Nuova, você pode aproveitar a tradicional Osteria Alla Vedova, é ótima para um tira-gosto ou mesmo para um almoço/jantar. Servem pratos típicos da culinária veneziana. Para quem é chegado no tira-gosto e não quer gastar muito sugiro a Osteria Al Timon, que também fica bem próximo ao gueto.

Onde comprar: Cannaregio é o bairro onde fica a maior rua de Veneza e a única um pouco mais normal, a Strada Nuova. Ao longo dessa rua você vai encontrar lojas de todos os tipos e até supermercado.

Onde ficar: Uma de nossas sugestões é o Hotel La Forcola, que fica bem pertinho da parada do vaporetto Guglie.

Para ver mais fotos do bairro de Cannaregio e suas atrações, leia este post.

Para saber as atrações dos outros bairros de Veneza

Para San Polo, clique aqui.

Para Dorsoduro, clique aqui.

Para Castello, clique aqui.

Para Santa Croce, clique aqui.

Para San Marco, clique aqui.

 

7 comments
Previous Post
Next Post