Valeggio sul Mincio e tortellini

Viajar em busca de um itinerário gastronômico é muito gostoso pois quando a gente coloca a comida como objetivo da viagem, acabamos por descobrir a cultura e os usos dos moradores do território. Além disso, a paisagem, os monumentos e as igrejas tornam-se uma grata surpresa pois não são diretamente o motivo do passeio.

Fui em busca do famoso tortellino de Valeggio sul Mincio, uma cidadezinha que fica a 120 km de Veneza e a 25 km de Verona, na divisa entre Vêneto e Lombardia. O tortellino é um tipo de ravióli, uma massa fresca feita à mão e recheada tradicionalmente com a carne, mas com variações deliciosas para todo tipo de gosto. Em Valeggio são muitas as botegas e restaurantes que oferecem o tortellino e mesmo quem não se informou anteriormente sobre a cidade e se encontra ali por acaso, se dá conta que a especialidade é tradição.

Valeggio sul mincio

Valeggio sul mincio tortellini

tortellini

Valeggio tem um centro histórico pequenino e a atração principal é Borghetto, uma vila muita antiga cortada pelo rio Mincio, uma joia que é o cenário da lenda do nó do amor, que dizem que deu vida à história do tortellino. A lenda diz que há muitos anos o rio Mincio era povoado por lindas ninfeias que à noite se transformavam em bruxas e saiam das águas para dançar. Uma noite, um capitão de uma tropa seguiu uma das bruxas e quando chegaram ao rio ela se transformou novamente em ninfeia. Ao amanhecer, porém, ela teve de abandonar o mundo dos humanos mas deixou ao capitão um lenço muito fino de seda e ouro como símbolo de seu amor. A partir dessa lenda, as mulheres da cidade começaram a fazer os tortelinos abrindo a massa até que ela ficasse fina como um lenço e fazendo os nós para formar o tortellino.

Valeggio sul mincio2

Fato é que aqui na Itália essas lendas viram tradição e, uma vez por ano, no mês de junho, acontece na cidade a Festa do nó do amor, quando são servidos aos participantes, na Ponte Visconteo mais de 600 mil tortelinos feitos à mão. Imaginem que festão!

Valeggio sul mincio ponte

Valeggio sul mincio3

Bom, vamos às impressões sobre o tortellino. Além dos inúmeros restaurantes que servem essa delícia, você tem a opção das pequenas botegas que vendem o tortellino a quilo, com vários tipos de recheio, claramente feitos em casa ao modo artesanal. Como estava tarde para almoçar, optamos por comprar o tortellino e fazer em casa. Entramos em uma das botegas e compramos dois tipos diferentes (as formas e os recheios são variados). Cada saquinho vem com 100 gramas de tortellino e escolhemos o recheio de queijo veronese com alho poró e o outro de queijo com alecrim. Em casa, colocamos os tortelinos na água fervendo por 4 minutos e depois basta derreter a manteiga e colocar sobre o tortellino e ralar um pouco de queijo grana. Uma delícia!

tortellini italian

tortellino itália

receita tortellini

 

 

 

 

10 comments
Previous Post
Next Post