Tiziano Vecellio, conheça um dos grandes pintores de Veneza

Tiziano foi um dos maiores representantes do Renascimento veneziano, um período de efervescência cultural e de produção frenética do belo. Ele nasceu em Pieve di Cadore, entre 1488 e 1490, mas foi incentivado pelos familiares, principalmente pela mãe, a desenvolver seus dotes artísticos na cidade que o acolheria pelo resto da vida, Veneza.

Mas é impossível falar de Tiziano sem citar outros dois pintores importantíssimos na sua história e formação: Giovanni Bellini e Giorgione.

Bellini foi o grande mestre de Tiziano, que vindo de uma cidade nas montanhas chega a Veneza com o irmão exatamente para aprimorar seus dotes como pintor. É ele quem o ensina a lidar com as cores fortes de modo refinado como só ele sabia fazer.

Giorgione, que também trabalhava na bottega de Bellini, é 10 anos mais velho que Tiziano e o assume como ajudante. Os dois são responsáveis pelos afrescos que decoravam o Fondaco Dei Tedeschi, realizados entre 1505 e 1508. O Fondaco é visível no quadro de Canaletto (abaixo).

Alguns anos depois, um surto de peste explode em Veneza. Tiziano se refugia em Padova, Giorgione fica em Veneza e morre. É Tiziano então que termina uma das célebres obras do amigo, a Vênus Adormecida.

A Vênus Adormecida, obra de Giorgione finalizada por Tiziano, 1507-1510

Tiziano e as mulheres

Tiziano torna-se um dos pintores mais versáteis do Renascimento veneziano. Ele pintava paisagens, retratos, temas mitológicos e religiosos com igual maestria. Mas foi na sensualidade das mulheres que ele se inspirou para criar algumas de suas obras mais famosas.

A mãe de Tiziano, Lucia, foi sua grande incentivadora. Foi ela que o mandou até Veneza acreditando no seu talento. Cecilia, a esposa, morreu no parto da filha Lavinia. Assim Ursula, a irmã, corre até Veneza para ajudar a criar os sobrinhos.

Lavinia, assim como a mãe, tragicamente morre ao dar à luz seu sexto filho. Além destas figuras Tiziano discretamente frequentou algumas das tantas cortesãs do período.

Retrato de Lavinia Veccelio, 1545 Museo Capodimonte Napole
Flora, cerca 1515, Uffizzi

La Bella, 1536, Palazzo PittiTiziano também ficou conhecido como um dos pintores mais sensuais do Renascimento Veneziano.

Lembram da Vênus Adormecida de Giorgione, finalizada por Tiziano? Pois olhem bem a Vênus de Urbino, pintada por Tiziano, em 1538.

Alguns estudiosos dizem que quem serviu de modelo para o famoso quadro foi a famosa cortesã veneziana Angela del Moro. E muitas, mas muitas mulheres serviram como modelo para suas obras.

Madalena Penitente, 1531, Palazzo Pitti

A Assunção de Nossa Senhora

As obras de Tiziano estão espalhadas pelas igrejas, palácios e museus de Veneza. Mas já que estamos falando da figura feminina, chamo a atenção para a imagem de Maria em sua ascensão aos céus no retábulo da Igreja de Santa Maria dei Frari.

É exatamente nesta igreja que Tiziano está enterrado. Nosso amigo viveu por quase cem anos e trabalhou até o final de sua vida. Em 1576 ele foi levado pela peste negra, assim como seu grande mestre Giorgione, deixando um enorme legada para a história da arte.

 

 

0 comments
Previous Post