Táxi aquático em Veneza, quanto custa? Como funciona?

Não tenha dúvidas. O meio mais confortável de se locomover em Veneza é utilizando o serviço de water taxi. A configuração da cidade é bem clara para quem já a conhece. Quem vem pela primeira vez, tem de imaginar uma cidade como outra qualquer, só que construída em cima da água. Para saber mais sobre como se locomover em Veneza, leia este post.  As ruas são canais e não existe outro meio de se locomover que não seja de barco ou a pé. Mas e o táxi aquático em Veneza, quanto custa, como funciona?

Vantagens

  • Conforto = é o fator mais importante, principalmente considerando a quantidade de pontes na cidade. Se você estiver com malas, caminhar por Veneza pode ser um pesadelo. O water taxi te deixa na porta do hotel, restaurante, ou onde você tiver de ir. Mas lembre-se que alguns lugares não possuem acesso por água ou ancoradouros. Neste caso, os táxis deixam a gente o mais próximo possível do destino.
  • Rapidez = funciona como um táxi normal em respeito ao transporte público, não faz paradas intermediárias, o que significa uma enorme economia de tempo. O vaporetto (transporte público) que sai do aeroporto demora quase 1 hora e meia para chegar ao centro, o táxi demora aproximadamento 25 minutos
  • Visual = quem não gosta de passear de lancha? Do aeroporto ou da estação até o hotel, o transfer acaba já sendo um super passeio

Desvantagens

  • A única desvantagem do táxi aquatico é o preço

Procurando hotel em Veneza? Clique aqui

Como funciona

As licenças para os táxis são administradas pela prefeitura, bem como as tarifas praticadas. Existem estações de táxis públicas e privadas e os táxis são identificados com uma placa amarela colocada em um dos vidros e por uma bandeira da mesma cor na prua.

Como faço para pegar em taxi?

Você pode se dirigir a um dos pontos de táxis espalhados pela cidade como por exemplo na Piazzale Roma, na estação de trens Santa Lucia, em Rialto, São Marcos e no Lido. Ou nos pontos de táxis privados (onde vir um táxi barco estacionado). Ou você pode chamar um táxi também pelo Rádio Táxi (número 199 48 49 50). Em qualquer margem onde esteja passando um táxi você pode também acenar que se ele estiver livre, ele irá parar. A recepção do seu hotel também pode chamar ou agendar um táxi pra você.

Quanto custa andar de táxi aquático?

As tarifas são concordadas entre as cooperativas de taxistas e o comune de Veneza e são um pouco complicadas de entender. Existe um sistema com taxímetro que determina um valor fixo de 15 euros no momento em que o táxi inicia o serviço e a cada minuto o taxímetro marca 2 euros. Ou seja, você irá pagar 15 euros + 2 euros por minuto que irá utilizar o táxi.

Mas geralmente, o sistema realmente utilizado é o custo por trajeto, que tem como preços oficiais os da tabela abaixo. Estas são as tarifas oficiais do comune de Veneza se você pegar o táxi nos pontos. Caso o táxi chegue no seu hotel ou em outro local que não seja um ponto oficial, existe uma taxa de 5 euros sobre estes valores.  Estes preços podem variar de acordo com a cooperativa de táxi (geralmente a variação é de 5 euros).

Considerações

Centro abrange todo o centro histórico e principalmente as áreas de Rialto e São Marcos. Podem existir algumas variações nestes valores. É muito importante que você tenha em mente estas tarifas para ter certeza que o taxista está praticando o preço correto. Pergunte e confirme SEMPRE a tarifa antes da corrida.

Os táxis comportam no máximo 13 pessoas durante a estação primavera-verão, e no inverno, no máximo 12 pessoas. O número cai para 10 pessoas, quando na corrida estão incluídas as malas.

Importante: estes valores são para até 4 pessoas e 4 malas. Para cada pessoa a mais é cobrado o valor de 5 euros e para cada mala a mais, é cobrado o valor de 3 euros. (preços podem variar de acordo com a cooperativa, mas não muito). Se a corrida for do ou para o aeroporto ou Burano, cada pessoa a mais paga 10 euros a mais.

Tarifa horária: outra opção oferecida é a tarifa horária que custa 120 euros (até 6 pessoas – cada pessoa a mais paga + 12 euros). A tarifa horária pode ser uma boa opção se você quiser ter o taxista à sua disposição em passeios privados.

As cooperativas de táxi

Existem várias empresas que oferecem o serviço de táxi aquático em Veneza. No site de algumas delas é possível inclusive consultar as tarifas mais detalhadamente. São elas:

Consorzio Motoscafi Venezia
Venezia Taxi Consorzio Motoscafi Servizio Pubblico
Venezia Turismo Società Consortile s.r.l
Consorzio VWT
ATI Venice One
Consorzio Venezia Futura
Venezia Motoscafi

 

 

 

 

0 comments
Previous Post
Next Post