Scuola Grande di San Rocco, a Capela Sistina de Veneza

A Scuola Grande di San Rocco é considerada a Capela Sistina de Veneza. Se ainda tinha dúvidas sobre visitar essa obra de arte de Tintoretto, acho que esta informação já te convenceu. San Rocco fica em San Polo e é realmente uma atração imperdível.

As antigas escolas em Veneza eram associações sob patrocínio de um santo protetor para assistência aos mais necessitados. San Rocco era uma das maiores e mais importantes. O edifício começou a ser construído em 1515. Tintoretto venceu o concurso realizado para escolher o pintor responsável pela decoração interna.

Detalhes das colunas da fachada da Scuola Grande di San Rocco
Detalhes das colunas da fachada da Scuola Grande di San Rocco

o que ver em veneza

O trabalho de Tintoretto durou 23 anos e traduz os ciclos da história bíblica. No andar térreo, o último a ser concluído, as telas representam as histórias da Virgem e a infância de Cristo. A Sala Grande Superior é a atração mais impressionante. O teto é decorado com telas que contam os fatos do Antigo Testamento e, nas paredes, as obras representam os fatos do Novo Testamento. Igualmente impressionante as paredes esculpidas em madeira que contam a história de San Rocco. As fotos são da internet porque é proibido fotografar no interno da Scuola Grande.

Salone superiore, Scuola grande di San Rocco, Venezia

san rocco em veneza

museus de veneza

tintoretto obras veneza

veneza o que visitar

A Sala dell’Albergo foi a primeira a ser decorada por Tintoretto, com cenas da Paixão de Cristo. A tela principal, Crucificação, é uma das maiores obras expostas do mundo, mede 5,36 x 12,24. As obras do teto representam as outras escolas venezianas da época.

obras de arte veneza

obras tintoretto em veneza

Além das belíssimas obras de Tintoretto, a Scuola Grande abriga ainda telas de outros pintores famosos como Tiepolo, Tiziano, Bellini e Giorgione. Em frente à Scuola Grande di San Rocco está a Igreja dedicada ao santo e, eu seu altar, a urna que conserva as relíquias e seu corpo. Ali também as obras de arte, telas e esculturas são lindíssimas, várias delas realizadas por Tintoretto.

igrejas de veneza

A Scuola Grande di San Rocco fica em San Polo, a aproximadamente 8 minutos da estação Santa Lucia (os venezianos são super precisos com tempo de deslocamento) e a 5 minutos do Piazzale Roma. Aberto das 9h30 às 17h30 (último ingresso 17 horas), todos os dias do ano (exceto Natal e Ano Novo). O ingresso custa 10 euros. Não deixe de pegar o audio guide, precioso para compreender e apreciar melhor as obras de Tintoretto e todo o complexo da escola. E outra dica: prepare o pescoço, você vai sair de lá com a nuca dura de tanto olhar pra cima!

 

Procurando hotel em Veneza? Clique aqui
7 comments
Previous Post
Next Post