Restaurantes com vista em Veneza

Uma das grandes experiências em Veneza é poder fazer uma refeição com uma bela vista. Mas não se engane. Nem todos os restaurantes que ficam na frente do Canal Grande irão te proporcionar a melhor lembrança. Muitas vezes, os grandes sonhos de viagem se transformam em atração turística, sem graça, sem magia, um programa pra turista ver. Por isso é bom se informar para saber escolher os restaurantes com vista em Veneza. Selecionei alguns que conheço para tentar orientá-los quanto a melhor escolha.

São muitas as opções de restaurantes com vista para o Canal Grande, principalmente nos arredores da Ponte de Rialto. Pra mim eles têm pouca identidade e charme. Vejo muitos turistas sentados, iludidos por uma vista bonita e a promessa de pratos típicos, feita pelos garçons multilínguas, treinados para puxar o cliente pra dentro do estabelecimento. Pra mim de nada adianta uma vista bonita se a experiência gastronômica deixa a desejar. Então, se informe e pense bem quando for escolher o restaurante.

Terrazza Danieli

O tradicional Hotel Danieli dispensa apresentações. Dividido em três edifícios, o histórico Palazzo Dandolo (século XIV), Palazzo Casa Nuova (século XVII) e o Palazzo Danieli Excelsior (século XIX) é um das estruturas receptivas mais famosas da cidade. Ao lado da famosa Ponte dos Suspiros e a poucos passos da Praça São Marcos, o Hotel Danieli tem um restaurante de excelência.

Além da vista magnífica, com panorama aberto para a laguna com a ilha de São Jorge e a Punta della Dogana, o Ristorante Terrazza Danieli oferece  uma culinária com pratos típicos da gastronomia vêneta, mas com toques orientais. A ideia é valorizar a relação histórica de Veneza com o mundo oriental. O espaço tem 120 lugares e o terraço fica aberto de maio a outubro. No almoço e jantar você pode escolher as opções a la carte ou o menu degustação (com ou sem vinho).

O restaurante também serve lanches na parte da tarde como sanduíches e aos domingos oferece um brunch, das 12h30 às 15h.

Gritti Palace

Uma das vistas mais lindas da laguna, sem dúvidas o panorama da Basílica da Saúde é o grande diferencial oferecido pelo restaurante do Hotel Gritti Palace. Este hotel 5 estrelas também fica em um histórico palácio às margens do Canal Grande e é uma ótima opção para quem procura uma experiência de ambiente inesquecível.

O almoço é servido no The Gritti Terrace, um terraço bem e frente à igreja da saúde, um dos monumentos mais impressionantes de Veneza. É por ali também que passam as inúmeras gôndolas de passeio, durante todo o dia, o que transforma a experiência em algo ainda mais especial. De abril a outubro, a estrutura fica aberta das 12h às 18h. Você pode escolher o menu a la carte ou o menu degustação. Existem também opções de lanches como hambúrguer e sanduíches.

No Gritti Palace é possível também conhecer a experiência do Ristorante Club Del Doge, das 19h às 22h30 para jantar. O restaurante está inserido dentro do palácio histórico onde fica o hotel, com decoração luxuosa e menù inspirado na gastronomia típica de Veneza e da Laguna.

Linea d’Ombra

Um ambiente mais informal com vista para o Canal da Giudecca. O Linea d’Ombra fica fora do circuito turístico tradicional e é uma ótima pedida para quem quer curtir uma Veneza um pouquinho mais original. O restaurante fica bem atrás da Basílica da Saúde e tem uma espécie de pier que a partir da primavera oferece uma vista linda e ambiente agradável. O serviço é muito simpático e gentil e a cozinha preza por matéria prima fresca e de qualidade, principalmente peixes e frutos do mar.

La Porta d’Acqua

A maioria dos restaurantes às margens do Canal Grande, próximos à Ponte de Rialto são pouco inspiradores. O La Porta d’Acqua foi o único que eu tive vontade de conhecer porque não repetia fórmulas e não tinha a mesma cara dos outros. No salão principal, um janelão com vista para o Canal Grande é o ponto alto. Em alguns períodos do ano, eles colocam algumas mesinhas do lado de fora na lateral do restaurante. A comida é ótima, bem servida e o atendimento simpático e gentil.

Ombra del Leone

Outra boa chance de fazer uma refeição com o lindo panorama da Punta della Dogana e Basílica da Saúde. O Ombra del Leone é um restaurante/cafeteria que fica na Ca’ Giustinian, bem próximo à Praça São Marcos. O palácio é a sede organizativa da Bienal de Veneza. Além dos pratos, aqui você também pode optar por saladas ou lanches como sanduíches.

Caffè del Museo – Museu Correr

Imagine almoçar, fazer um lanche ou mesmo tomar um café com os olhos grudados na Praça São Marcos. O café do Museu Correr fica exatamente na parte da praça conhecida como Ala Napoleônica, edifício construído após a ocupação francesa que compreendia uma monumental escada de acesso ao Palácio Real e ao seu Salão do Baile. A decoração é clássica inspirada no estilo imperial com poltronas cobertas de veludo, mesinhas de mármore e paredes adornadas com elementos clássicos.

A cafeteria do Museu Correr oferece um menu simples, sem muitas pretensões. No almoço alguns pratos quentes tradicionais como lasanha e pasta, ou sanduíches. Eu escolhi o panino, eles possuem opção também para vegetarianos. Uma surpresa positiva é o preço.

0 comments
Previous Post
Next Post