Programação do Carnaval de Veneza 2017

O carnaval de Veneza pode não ser tão animado quanto o carnaval brasileiro, mas em termos de eventos, o calendário não deixa a desejar. Em 2017, a programação inicia no dia 11 de fevereiro e se estende até o dia 28 de fevereiro. Durante o final de semana, a cidade fica muito cheia. Se você escolher passear pelas ruas estreitas do circuito turístico que leva a São Marcos, pode encontrar muita gente pelo caminho. Arme-se de paciência e vista-se bem para encarar o frio. Você será recompensado ao ver as fantasias e os mascarados do carnaval mais famoso do mundo.

No calendário oficial da festa de 2017, os eventos de maior destaque são:

11 de fevereiro – Festa Veneziana sobre as águas – parte I

carnaval de veneza 2016
O evento de abertura do Carnaval acontece no sábado, dia 11, às 18 horas, no Rio di Cannaregio. Um belíssimo desfile sobre as águas e um espetáculo de luzes que refletem no canal e nos palácios. Todo ano atrai milhares de pessoas ao Canal de Cannaregio. A réplica do espetáculo acontece às 20 horas.

12 de fevereiro – Festa Veneziana sobre as águas – parte II

16.02.2014 Carnevale di Venezia: la "festa veneziana" a Cannaregio. © Matteo Bertolin/Unionpress

O espetáculo continua no Canal de Cannaregio no dia seguinte, às 11 horas, com um animado cortejo de barcos decorados. No mesmo local, serão montados stands enogastronômicos com especialidades venezianas.

18 de fevereiro – Eventos diversos

11h às 17h – Na Praça São Marcos um mergulho no passado com a presença dos artesãos e seus antigos ofícios em bodegas e laboratórios que recriam a atmosfera de outros tempos. Arte e tradição serão protagonistas do Carnaval de Veneza de 2017. Será possível ver como nasce uma máscara e os antigos vestidos usados na sociedade veneziana.

12h – Concurso de fantasia 

Os inúmeros foliões que lotam a Praça São Marcos fantasiados podem participar do tradicional concurso de fantasias, inscrevendo-se antecipadamente. Os participantes desfilam em uma passarela posicionada na praça e é o público quem decide o ganhador.

14h30 – Cortejo das Marias 

O tradicional cortejo revive o período em que o doge doava anualmente joias para 12 moças belas e muito humildes da cidade para usarem em seus casamentos. Até hoje as meninas venezianas vêm escolhidas para participar do cortejo, mas sem as joias do passado obviamente. O cortejo das Marias sai da Via Garibaldi, em Castello, às 14h30 e às 16h chega até a Praça São Marcos. Enquanto aguarda a chegada das Marias, o público pode admirar a apresentação dos grupos folclóricos na praça.

carnaval de veneza 2016(3)

19 de fevereiro – O Voo do Anjo

 carnaval de veneza 2016(5)
O tradicional voo do anjo abre oficialmente o Carnaval de Veneza. A partir das 11h, o espetáculo começa na Praça São Marcos com os tradicionais vestidos e máscaras e o desfile de grupos que apresentam costumes preciosos, refinados e cheios de história. Ao meio dia acontece o momento mais esperado de todo o carnaval, a mais bela de Veneza desce pendurada por uma corda do campanário de São Marcos, de onde faz o seu voo. O anjo é escolhido entre as Marias do concurso do ano precedente. A Praça se enche de pessoas para registrar este momento muito emocionante.

Programação durante a semana (de segunda à sexta, 20 a 24 de fevereiro)

Na segunda-feira, dia 20 de fevereiro a programação continua na Praça São Marcos com os foliões fantasiados. Às 12h e às 14h30, os mascarados desfilam no palco da praça para a escolha da mais bela fantasia do carnaval. O desfile acontece todos os dias no mesmo horário até o dia 28 de fevereiro.

26 de fevereiro – O Voo da águia

 carnaval de veneza 2016(6)
Para quem perdeu o voo do anjo, esta é a oportunidade de ver o espetáculo do voo da águia que desce por uma corda do alto do campanário de São Marcos. O espetáculo acontece ao meio dia, mas antes disso, a partir das 10h30, a praça se transforma em um salão de baile do passado recebendo grupos de dança com roupas típicas e costumes ricos de carnaval.
Às 15 horas será anunciada a Maria do Carnaval de 2017, que terá a honra de ser o anjo da próxima edição do Carnaval de Veneza.

28 de fevereiro – Premiação da Maria

Às 15 horas será anunciada a Maria do Carnaval de 2016, que terá a honra de ser o anjo da próxima edição do Carnaval de Veneza.

28 de fevereiro – O Voo do Leão

 carnaval de veneza 2016(7)
Às 17 horas, a grande bandeira com o Leão de São Marcos, símbolo da cidade, faz seu voo sob a Praça São Marcos, fechando a programação do Carnaval de Veneza de 2017.

Dicas para curtir o Carnaval

A primeira vez que eu pisei em Veneza era pleno carnaval. Para quem esperava conhecer a cidade foi uma grande decepção. Demorei quase 10 anos para fazer as pazes com a cidade. É realmente impossível viver Veneza com calma e conhecer suas atrações em pleno carnaval. A geografia da cidade não ajuda quando fluxo de pessoas é enorme, então sugiro evitar os caminhos padrões que levam a São Marcos e buscar outras alternativas.

Evite também usar o vaporetto porque as filas são intermináveis e você fará uma viagem espremido com os outros passageiros. Cubra-se bem porque em Veneza faz muito frio neste período. Para ver dicas de roupa para o inverno, clique aqui. Tenha paciência e não deixe que nada tire a alegria de viver este momento de sonho. Afinal, não é todo dia que a gente passa um carnaval em Veneza.

A programação completa está no site oficial do evento, de onde foram tiradas todas as fotos deste post.
21 comments
Previous Post
Next Post