Programação do Carnaval de Veneza 2018

O carnaval de Veneza pode não ser tão animado quanto o carnaval brasileiro, mas em termos de eventos, o calendário não deixa a desejar. Em 2018, a programação inicia no dia 27 de janeiro e se estende até o dia 13 de fevereiro. Durante o final de semana, a cidade fica muito cheia. Se você escolher passear pelas ruas estreitas do circuito turístico que leva a São Marcos, pode encontrar muita gente pelo caminho. Arme-se de paciência e vista-se bem para encarar o frio. Você será recompensado ao ver as fantasias e os mascarados do carnaval mais famoso do mundo.

No calendário oficial da festa de 2018, os eventos de maior destaque são:

27 de janeiro – Festa Veneziana sobre as águas – parte I

carnaval de veneza 2016
O evento de abertura do Carnaval acontece no sábado, dia 27, às 18 horas, no Rio di Cannaregio. Um belíssimo desfile sobre as águas e um espetáculo de luzes que refletem no canal e nos palácios. Todo ano atrai milhares de pessoas ao Canal de Cannaregio. A réplica do espetáculo acontece às 20 horas.

28 de janeiro – Festa Veneziana sobre as águas – parte II

16.02.2014 Carnevale di Venezia: la "festa veneziana" a Cannaregio. © Matteo Bertolin/Unionpress

O espetáculo continua no Canal de Cannaregio no dia seguinte, às 11 horas, com um animado cortejo de barcos decorados. No mesmo local, serão montados stands enogastronômicos com especialidades venezianas.

3 de fevereiro – Eventos diversos

11h às 17h – Na Praça São Marcos um mergulho no passado com a presença dos artesãos e seus antigos ofícios em bodegas e laboratórios que recriam a atmosfera de outros tempos. Arte e tradição serão protagonistas do Carnaval de Veneza de 2018. Será possível ver como nasce uma máscara e os antigos vestidos usados na sociedade veneziana.

11h – Concurso de fantasia 

Os inúmeros foliões que lotam a Praça São Marcos fantasiados podem participar do tradicional concurso de fantasias, inscrevendo-se antecipadamente. Os participantes desfilam em uma passarela posicionada na praça e é o público quem decide o ganhador.

14h30 – Cortejo das Marias 

O tradicional cortejo revive o período em que o doge doava anualmente joias para 12 moças belas e muito humildes da cidade para usarem em seus casamentos. Até hoje as meninas venezianas vêm escolhidas para participar do cortejo, mas sem as joias do passado obviamente. O cortejo das Marias sai da Via Garibaldi, em Castello, às 14h30 e às 16h chega até a Praça São Marcos. Enquanto aguarda a chegada das Marias, o público pode admirar a apresentação dos grupos folclóricos na praça.

carnaval de veneza 2016(3)

4 de fevereiro – O Voo do Anjo

 carnaval de veneza 2016(5)
O tradicional voo do anjo abre oficialmente o Carnaval de Veneza. A partir das 11h, o espetáculo começa na Praça São Marcos com os tradicionais vestidos e máscaras e o desfile de grupos que apresentam costumes preciosos, refinados e cheios de história. Ao meio dia acontece o momento mais esperado de todo o carnaval, a mais bela de Veneza desce pendurada por uma corda do campanário de São Marcos, de onde faz o seu voo. O anjo é escolhido entre as Marias do concurso do ano precedente. A Praça se enche de pessoas para registrar este momento muito emocionante.

Programação durante a semana

A programação continua na Praça São Marcos com os foliões fantasiados e os desfiles que irão escolher a melhor fantasia do Carnaval. A praça fica mais animada a partir da quinta-feira, 8 de fevereiro com os desfiles do concurso da melhor fantasia do Carnaval.

8 de fevereiro – “Il Taglio della Testa al Toro”

Uma antiga tradição veneziana na quinta-feira gorda (giovedì grasso) é a festa do corte da cabeça do touro. Este evento teve início na última quinta antes da quaresma no ano de 1162, marcada pela vitória do doge Vitale Michiel II sobre o patriarca Ulrico de Aquileia. Na ocasião, os sucessores do patriarca tinham de enviar presentes ao doge, entre eles um touro, que deveria ser sacrificado em praça pública, com o corte da sua cabeça. O que antigamente era um ritual cruel, hoje é representado na cidade com um animado cortejo que termina às 16 horas na Praça São Marcos.

11 de fevereiro – O Voo da águia

 carnaval de veneza 2016(6)
Para quem perdeu o voo do anjo, esta é a oportunidade de ver o espetáculo do voo da águia que desce por uma corda do alto do campanário de São Marcos. O espetáculo acontece ao meio dia, mas antes disso, a partir das 10h30, a praça se transforma em um salão de baile do passado recebendo grupos de dança com roupas típicas e costumes ricos de carnaval.
Às 15 horas será anunciado o vencedor da fantasia mais bela do Carnaval 2018.

13 de fevereiro – Premiação da Maria

Às 16 horas será anunciada a Maria do Carnaval de 2018, que terá a honra de ser o anjo da próxima edição do Carnaval de Veneza.

13 de fevereiro – O Voo do Leão

 carnaval de veneza 2016(7)
Às 17 horas, a grande bandeira com o Leão de São Marcos, símbolo da cidade, faz seu voo sob a Praça São Marcos, fechando a programação do Carnaval de Veneza de 2018.

Dicas para curtir o Carnaval

A primeira vez que eu pisei em Veneza era pleno carnaval. Para quem esperava conhecer a cidade foi uma grande decepção. Demorei quase 10 anos para fazer as pazes com a cidade. É realmente impossível viver Veneza com calma e conhecer suas atrações em pleno carnaval. A geografia da cidade não ajuda quando fluxo de pessoas é enorme, então sugiro evitar os caminhos padrões que levam a São Marcos e buscar outras alternativas.

Evite também usar o vaporetto porque as filas são intermináveis e você fará uma viagem espremido com os outros passageiros. Cubra-se bem porque em Veneza faz muito frio neste período. Para ver dicas de roupa para o inverno, clique aqui. Tenha paciência e não deixe que nada tire a alegria de viver este momento de sonho. Afinal, não é todo dia que a gente passa um carnaval em Veneza.

A programação completa está no site oficial do evento, de onde foram tiradas todas as fotos deste post.
23 comments
Previous Post
Next Post