Portobuffolè – burgos da Itália

Os posts sobre Cison di Valmarino e Arquà Petrarca fizeram o maior sucesso e assim resolvi visitar outra maravilha da lista dos burgos mais belos da Itália para poder mostrar para vocês. Desta vez, estive em Portobuffolè, que é a menor comuna da província de Treviso, com 817 habitantes. De todos os burgos que eu visitei, sem dúvidas este é o menor, e acredito que seja exatamente este seu diferencial.

A porta de entrada da cidade, com o imponente leão de São Marco, símbolo da antiga República de Veneza
A porta de entrada da cidade, com o imponente leão de São Marco, símbolo da antiga República de Veneza

Portobuffolè parece uma cidadezinha em miniatura, com suas ruazinhas estreitas e seus característicos edifícios, com arcos e porticados. Se Cison di Valmarino parecia a nossos olhos calma, Portobuffolè consegue ser ainda mais silenciosa. É um lugar mágico e de atmosfera romântica e não à toa é frequentemente a escolha de diversos casais como cenário ideal para o dia do casamento.

Cristina e Maurizio se casaram em Portobuffolè e viraram casal propaganda do Borgo dell'Amore (foto Internet)
Cristina e Maurizio se casaram em Portobuffolè e viraram casal propaganda do Borgo dell’Amore (foto Internet)

E se hoje Portobuffolè é um burgo pacato, no passado, sua importância era enorme. Sob o domínio da República de Veneza, a cidade fervilhava com a presença de famílias nobres, grandes advogados, artistas e literatos, dentre eles Gaia da Camino, poetisa que teve grande influência na história da cidade, citada por Dante Alighieri no Purgatório de sua Divina Comédia. O próprio Dante esteve em Portobuffolè no período em que foi hóspede da família Camino.

borgos italianos

borgos da itália
A torre cívica é o que restou do antigo castelo que existia em Portobuffolè. Abaixo do relógio o buraco de onde eram jogados os prisioneiros condenados
Na Piazza Beccaro, la Cà Soler, com a fachada afrescada
Na Piazza Beccaro, la Cà Soler, com a fachada afrescada
A sede dos correios
A sede dos correios
Um dos únicos bares da cidade
Um dos únicos bares da cidade

igreja italiana

 

A Villa Giustinian, construção de 1695, hoje cenário para muitas festas de casamento
A Villa Giustinian, construção de 1695, hoje cenário para muitas festas de casamento

Este mês, um famoso programa de turismo transmitido pela RAI está escolhendo o “Burgo dos burgos”, ou seja, o burgo mais belo da Itália. Vinte burgos, um por região da Itália, concorrem ao título e Portobuffolè foi indicado para representar o Vêneto. O concurso é em colaboração com a Associação dos burgos mais belos da Itália, e mais que uma competição, tem como objetivo promover o conhecimento e a preservação destas pequenas joias do patrimônio italiano. A votação será feita pelo site do programa Kilimagiaro e a premiação oficial será feita no dia 20 de abril.

Portobuffolè fica a 30 km de Treviso, que por sua vez fica a cerca 40 km de Veneza.

16 comments
Previous Post
Next Post