Porec e Rovinj, a Croácia a poucos quilômetros da Itália

Aproveitei minha recente visita a Trieste para dar uma esticadinha até a Croácia e conhecer duas cidadezinhas incríveis que ficam não muito longe da divisa com a Itália, Porec e Rovinj. São metas turísticas muito conhecidas do país que além do mar, um dos maiores atrativos da Croácia, oferecem também muita história e cultura.

porec na Croácia
Saímos de Triste às 13 horas e depois de 1h20 estávamos em Porec, ou Parenzo. Trieste fica bem na divisa com a Eslovênia onde passa um bom trecho da estrada que leva até a Croácia. No meio desta estrada você encontra vários quiosques de câmbio para trocar o euro com a kuna, moeda croata. Para passar na divisa é necessário que você compre um selo chamado vignette, à venda em postos próximos à divisa. O trânsito fica um pouco lento nas proximidades, já que os agentes conferem documentos e passaportes de todos.
porec na Croácia (1)
O meu objetivo era conhecer Rovinj, porque já tinha ouvido falar várias vezes da cidade, mas caí de amores quando cheguei em Porec. É a típica cidadezinha litorânea para quem gosta de curtir uma praia, mas também fazer um passeio por lojinhas, mercadinhos e ver a vida passar. Seu centro histórico é repleto de bares e restaurantes onde os croatas e turistas se deliciam com pratos típicos, um bom drink ou uma cerveja. As construções antigas e as ruazinhas estreitas lembram um pouco Veneza, já que a cidade foi controlada por 5 séculos pela República Sereníssima.
Croácia porec
Porec foi uma importante colônia romana e foi neste período que foi erguida a Basílica Eufrasiana.  que entrou para a lista do Patrimônio da Humanidade UNESCO em 1997. A primeira igreja foi construída no século IV e o pavimento original ainda é conservado no jardim do complexo assim como inúmeros outros elementos do período. Sem dúvidas, a Basílica Eufrasiana é o ponto alto da cidade. Me emocionei vendo tantos repertos arqueológicos e visitando uma igreja de imensa importância histórica e artística, mas também linda do ponto de vista arquitetônico.
porec eufrasiana na Croácia
porec Croácia unesco
porec croácia
De Porec seguimos viagem para Rovinj e em 40 minutos chegamos nesta meta que eu queria tanto conhecer. A cidade parece uma miragem, uma vila em uma colina repleta de construções antigas, cercada pelo Mar Adriático. Rovinji também foi uma colônia romana, mas foi com o domínio da República de Veneza que se tornou uma das cidades mais importantes da Ístria.
Rovinji Croácia (1)
Rovinji merece um passeio com calma e com sapatos bem confortáveis, é um sobe e desce de ruas sinuosas sem fim. Mas o charme das construções e a atmosfera do lugar compensam o esforço. Logo na entrada da cidade, tem um mercado popular com frutas, verduras, temperos, azeites e produtos típicos. O melhor programa em Rovinji é mesmo explorar suas ruelas e becos até chegar no alto, na Basílica de Santa Eufêmia. Ali, a vista é de tirar o fôlego. É o momento de sentar, descansar e admirar toda a beleza do lugar.
Croácia rovinji
Rovinji Croácia
rovinj na croacia
basílica Rovinji Croácia
O que me fez preferir Porec a Rovinj, não foi só a incrível Basílica Eufrasiana patrimônio UNESCO. Em Rovinji o comércio é exagerado. Muitas lojinhas, muitos bares e muitos restaurantes. Mas esta é uma opinião extremamente pessoal. A cidade é linda e recomendo fortemente assistir ao espetáculo do por do sol sentado em algum bar de frente para o mar. Eu, tamanho encantamento esqueci de anotar o nome do que eu estive.
6 comments
Previous Post
Next Post