Passeio por Padova, conheça as melhores atrações da cidade

Devoto ou não, qualquer um se encanta pela cidade do Santo. Padova, ou Pádua, é feita de fé, beleza, arte, gastronomia e cultura milenar. A cidade fica a apenas 47 km de Veneza e é muito fácil chegar por lá de carro, ônibus ou trem. Organizar a sua viagem na Itália e dividir o tempo nas cidades que deseja visitar é difícil, mas vale muito a pena reservar um dia para Padova, principalmente se você passa por Veneza. Muito além do Santo Antônio, programando um passeio por Padova você vai conhecer as melhores atrações da cidade.

Se você for de trem, em poucos minutos de caminhada estará no centro histórico. O passeio pode começar pela antiga arena romana. Hoje o que resta são ruínas, mas que dão a dimensão do que foi a arena nos tempos dos romanos. O jardim da arena é muito bonito e logo ali fica também a Cappella degli Scrovegni, uma das atrações mais importantes de Padova. A pequena igreja é decorada com um ciclo de afrescos de Giotto e é considerada uma das maiores obras-primas da arte ocidental. Para saber mais, clique aqui.

Capela Scrovegni Padova (4)

Padova é uma cidade cheia de vida e um importante centro por onde passaram filósofos, sábios e estudiosos. Sua universidade, fundada em 1222, é uma das mais antigas e prestigiadas do mundo. A sede principal fica bem no centro da cidade, no Palazzo Bo, uma construção belíssima que pode ser visitada por qualquer pessoa. Vale a pena entrar nem que seja pra dar uma olhada no pátio interno. As paredes são completamente cobertas de estemas das famílias dos antigos estudantes e de quem ocupava as cadeiras acadêmicas.

O pátio da sede da universidade com os estemas das famílias nas paredes

Uma paradinha no Caffè Pedrocchi também é uma boa pedida. O Pedrocchi, um dos mais famosos cafés literários italianos, foi inaugurado em 1831 e desde então passou a ser frequentado por escritores, artistas, cientistas e pela alta burguesia padovana. Por lá passaram nomes como Eleonora Duse, Stendhal e Balzac. O prédio em estilo neoclássico abriga as salas verde, rossa e bianca, com uma decoração lindíssima. Você pode pedir um caffé alla menta (café com creme de hortelã e cacau), um cappuccino ou se deliciar com os doces. Lembre-se que os preços são diferentes para consumo no balcão e na mesa.

????????????????????????????????????

Uma das melhores experiências de Padova é caminhar pelo mercado da Piazza delle Erbe. As barraquinhas de flores, frutas e verduras são frequentadas pelos padovanos e é uma ótima oportunidade para observar a vida dos locais. Na Piazza delle Erbe, você não pode deixar de visitar o Palazzo della Ragione, o imponente edifício que divide a praça até a Piazza della Frutta.  

Palazzo della Ragione foi sede dos tribunais de Padova e sua construção iniciou-se em 1218. Entrar ali dentro é como se sentir minúsculo diante de um espaço de imensa grandeza e imponência. Uma daquelas experiências emocionantes que a gente guarda na memória. O grande salão é decorado com um ciclo de afrescos tematizados pela astrologia, com a representação dos signos do zodíaco e sua relação com os meses do ano e suas alegorias, as estações, os apóstolos, santos, virtudes, profissões, constelações em um complicado emaranhado que busca representar o caráter e a personalidade das pessoas definidos pelas influência astrais. Em uma das extremidades do salão, estão um gigantesco cavalo de madeira e duas esfinges egípcias.

palazzo ragione em padova

O Duomo de Padova, não muito conhecido pelos turistas, atraídos pela Basílica de Santo Antônio, também é uma boa pedida. Principalmente pelo batistério adjacente que conta com um impressionante ciclo de afrescos realizado entre 1375 e 1376 por Giusto de Menabuoi.

duomo de padova

Com mais de 3000 anos de história, Padova é uma cidade de riqueza cultural e histórica inigualável. Porém é inegável que sua atração principal seja a famosa Basílica de Santo Antônio, por onde passam a cada ano cerca de 6 milhões de peregrinos e turistas para ver o lugar onde em 1231 foram guardados os restos mortais do santo. Além da beleza arquitetônica da basílica, é um lugar onde a fé bate forte no peito dos devotos.

Passagens de trem – pesquise aqui as melhores ofertas

Nos dias de maior fluxo, as pessoas fazem fila para passar pelo túmulo do santo e fazer sua oração e para ver as relíquias. Se você vier por aqui no verão, não esqueça de levar um lenço para cobrir as costas e decotes, caso contrário corre o risco de não entrar na igreja. Outra dica: as velas que são vendidas do lado de fora da igreja não poderão ser acesas. Você apenas vai depositá-la em um recolhedor de vela. A basílica fica aberta todos os dias das 6h20 às 19h e a entrada é gratuita.

igreja de santo antonio padova

Aqui na Itália, Santo Antônio não é considerado o santo casamenteiro. Na verdade, o santo protetor dos casamentos aqui é São Valentim. Mas para as moças que acreditam e têm esse pedido a fazer ao santo, o que vale é a fé e a intenção.

A poucos passos da Basílica de Santo Antônio está o Prato della Valle, que é um lugar incrível. É a maior praça da Itália e uma das maiores praças da Europa, com 90.000 metros quadrados. No centro da praça existe uma ilha que é circundada por 78 estátuas que representam personagens importantes da cidade de Padova. Hoje, é ponto de encontro dos padovanos e palco de manifestações artísticas, feiras e mercadinhos de antiquariado.

praça prato della valle padova

E para quem pensa que o tour termina por aqui, Padova não para de surpreender. Bem atrás da Igreja de Santo Antônio, fica uma verdadeira joia não muito conhecida pelos turistas. O Jardim Botânico de Padova é um passeio imperdível que merece um lugarzinho no seu roteiro. Inaugurado em 1545, é o jardim botânico universitário mais antigo do mundo e em 1997 foi inscrito na lista do Patrimônio Mundial UNESCO. Para saber mais sobre esta atração, clique aqui.

Jardim botânico padova

Padova Card – bilhete para as atrações de Padova

Se você pretende visitar as atrações de Padova, vale a pena comprar o Padova Card. Com este bilhete você tem passe livre em alguns museus e atrações e um bom desconto em outras estruturas, além de poder utilizar o transporte público urbano. O Padova Card tem validade de 48 ou 72 horas e o valor é 16 e 21 euros, respectivamente. Para mais informações, clique aqui.

Abaixo listo alguns posts de atrações em Padova e próximas à cidade que valem a pena.

Capela degli Scrovegni, a obra-prima de Padova

Jardim Botânico de Padova, um passeio imperdível

Arquà Petrarca bate-volta a partir de Padova

Abadia de Praglia, Pádua

Conheça o mais belo jardim da Itália

Procurando hotel em Veneza? Clique aqui
25 comments
Previous Post
Next Post