Passeio alternativo em Veneza

 Para quem já viu os pontos principais de Veneza e quer fazer um passeio alternativo ou então prefere fugir da massa de turistas, uma boa opção é o bairro de Cannaregio. Pertinho da estação de trem, este cantinho de Veneza não é muito frequentado pelos turistas e sua calmaria te mostrará uma Veneza bem diferente daquela dos cartões postais.

Além disso, o bairro de Cannaregio é o caminho que leva a Fondamente Nove, o ponto de ônibus, ou melhor, de vaporetto, que vai te levar para as ilhas de Murano e Burano. Portanto, se você for para as ilhas, opte por pegar o vaporetto na Fondamente Nove e não na estação, assim você vai ter a possibilidade de fazer este passeio bacana por uma Veneza frequentada quase que exclusivamente pelos venezianos.

gueto judeu veneza

Saindo da estação Santa Lucia você deve virar à esquerda e seguir sempre direto. A primeira ponte que vai encontrar é a Ponte delle Guglie. Se seguir adiante, vai encontrar a Strada Nuova, que te leva a San Marco. Depois que atravessar a ponte, não siga pela Strada Nuova, vire à esquerda e procure as indicações para o Gueto Judeu.

O gueto hebraico é um pedacinho muito interessante de Veneza. Não deixe de ler o post onde falamos sobre este cantinho
O gueto hebraico é um pedacinho muito interessante de Veneza. Não deixe de ler o post onde falamos sobre este cantinho

No gueto começa o nosso passeio. Já falei sobre o lugar neste post. É um pedacinho de Veneza conhecido por poucas pessoas, mas muito bacana. Ainda hoje é cheio de judeus por lá, até mesmo aqueles bem ortodoxos, vestidos com a indumentária tradicional.

Depois de atravessar o gueto, se bater uma fome, aconselho parar no Al Timon, uma típica osteria veneziana onde você vai poder experimentar os tira-gostos típicos chamados ciccheti. Tem post sobre as osterias venezianas aqui. Depois da parada, explore a área, continue seguindo pela Fondamenta Ormesine, sempre na beira do canal e depois vire à esquerda na Calle Larga Rosa. Dali, rapidamente você vai encontrar a igreja da Madonna dell’Orto.

Madonna dell'Orto, uma igreja linda e fora do circuito turístico
Madonna dell’Orto, uma igreja linda e fora do circuito turístico

A igreja foi construída no século 14 e dedicada a Madonna e a São Cristóvão, patrono dos viajantes. A igreja é em estilo gótico e possui um claustro visitável em seu interior. O famoso pintor Tintoretto, expoente da escola veneziana, está enterrado ali.

igreja na itália

Depois de visitar a igreja, vire na primeira calle que encontrar à sua direita, você vai ver um bairro tipicamente veneziano e muito tranquilo. Dali é um passo para chegar à Fondamente Nove e pegar o vaporetto para Murano e Burano. Abaixo as fotos do caminho que certamente te irá convencer de fazer essa caminhada.

A calmaria atípica. Uma delícia caminhar por esta Veneza tranquila e longe da massa de turistas

A calmaria atípica. Uma delícia caminhar por esta Veneza tranquila e longe da massa de turistas

 

Cannaregio é um bairro frequentado quase que exclusivamente por venezianos. Uma boa oportunidade de conhecer a cidade como ela é
Cannaregio é um bairro frequentado quase que exclusivamente por venezianos. Uma boa oportunidade de conhecer a cidade como ela é

o que ver em veneza

igrejas de veneza

Se você se perder no meio do caminho, não se preocupe, aproveite a paisagem, os cantinhos especiais, os becos e os canais. Certamente você vai encontrar um veneziano no meio do caminho e poder pedir uma ajuda para encontrar a Fondamente Nove. Espero que tenham gostado do post e das dicas. Se quiserem mais informações sobre Murano e Burano, visitem os links onde falo sobre as ilhas.

 

Procurando hotel em Veneza? Clique aqui

 

6 comments
Previous Post
Next Post