Palazzo Mocenigo, o museu da moda e do perfume de Veneza

Quem admira os palácios de Veneza pelo lado de fora, não pode nem imaginar as maravilhas que estas construções abrigam. O Palazzo Mocenigo pertenceu a uma família nobre que até não muito tempo atrás, ainda vivia ali. Existem poucas informações sobre a origem do palácio, mas a estrutura é do século XVII e hoje abriga um interessante museu da moda (tecido e costume) e um percurso dedicado ao perfume.

Palazzo Mocenigo, em Veneza
Visitar um antigo palácio veneziano é sempre fascinante. É como se transportar no tempo e imaginar-se dentro da sociedade veneziana do passado. Escadarias, salões nobres, móveis, lustres. E no Palazzo Mocenigo não é diferente. As peças expostas provém de outros palácios históricos e algumas são originais do próprio palácio. O mobiliário provém do século XVIII  em estilo rococó e neoclássico e os tetos das salas são afrescados por importantes artistas vênetos como Jacopo Guarana e Giambattista Canal.
Palazzo Mocenigo, em Veneza (9)
O museu do Palazzo Mocenigo se desenvolve em 20 salas com curadoria di Pier Luigi Pizzo, arquiteto e cenógrafo, que concebeu um percurso expositivo aproveitando o mobiliário, objetos e obras de arte antigas provenientes dos Museus Cívicos e de outros palácios venezianos.
Palazzo Mocenigo, em Veneza (2)
A decoração do palácio ilustra diversos aspectos da vida, atividades e costumes dos venezianos entre o século XVII e XVIII. Além dos salões nobres adornados com candelabros, suntuosos lustres e afrescos, o museu abriga uma série de manequins com vestuários do passado. A atenção nos bordados, tecidos, cortes demonstra a habilidade dos artesãos venezianos com a arte sartorial.
Palazzo Mocenigo, em Veneza (11)
Os vestidos femininos e masculinos são ricamente decorados e ilustram a atmosfera refinada e luxuosa em que os patrícios da nobreza veneziana viviam.
Palazzo Mocenigo, em Veneza (12)
Uma inteira sala é dedicada aos coletes, peça do guarda-roupa masculino muito utilizada naquela época. São mais de 50 exemplares. A parte frontal era realizada em seda e a parte posterior em linho ou algodão.
Palazzo Mocenigo, em Veneza (4)

Veneza e o perfume

Como uma grande potência, a República de Veneza avançava na conquista de outros territórios e com as trocas comerciais com o Oriente. Assim, além das especiarias, a cidade tinha um acesso muito fácil às essências e plantas medicinais e logo transformou-se em uma produtora de perfumes, sabonetes e artigos de higiene. O Palazzo Mocenigo dispõe de um percurso inteiramente dedicado à arte perfumista veneziana, com cinco salas onde é possível ver os antigos instrumentos utilizados na produção destes artigos.

Palazzo Mocenigo, em Veneza (5)

Passagens de trem – pesquise aqui as melhores ofertas

Palazzo Mocenigo, em Veneza (8)

Além do acervo proveniente das antigas farmácias e laboratórios de alquimia, é possível, por meio de experiências sensoriais, conhecer as essências e plantas utilizadas na produção dos perfumes e outros artigos. Um percurso multimeios conta também toda a história do perfume veneziano.

Palazzo Mocenigo, em Veneza (7)

Um dos pontos fortes é a coleção de frascos de perfume antigos, de várias cores, tamanhos e épocas. Realmente objetos que parecem obras de arte.

Palazzo Mocenigo, em Veneza (6)

 Na loja do museu é possível comprar os perfumes de toda a coleção da perfumaria The Merchant of Venice, uma marca veneziana que produz essências maravilhosas cheias de história e com frascos caprichados. Saiba mais sobre a marca neste post.
O Palazzo Mocenigo fica no bairro de Santa Croce, não muito longe da estação de trens Veneza Santa Lucia. A parada de vaporetto mais próxima é San Stae. Para saber mais sobre as atrações deste bairro, clique aqui. O museu fica aberto das 10h às 16 (de 1º novembro a 31 de março) e das 10h às 17h (1º abril a 31 de outubro). Fechado às segundas-feiras, 25 de dezembro, 1º de janeiro e 1º de maio. O ingresso inteiro custa 8,50 euros.Clique aqui para comprar. A entrada está já incluída para quem tem o Museum Pass para o Palazzo Ducale e os museus de São Marcos. Mais informações e para comprar, clique aqui.

4 comments
Previous Post
Next Post