Os melhores bate-volta saindo de Veneza

Dentro do Brasil cabem 28 Itálias. Esta comparação é mesmo tentadora para quem viaja pelo país. É normal que vivendo em um lugar com dimensões continentais como o Brasil, a gente queira abraçar a Itália de uma só vez . Mas muita calma nesta hora. Basta refletir: você sairia de São Paulo para passar o dia em Paraty e voltar no mesmo dia? Ou de Curitiba arriscaria a dar uma voltinha em Florianópolis por poucas horas? Que tal sair de Uberlândia para comer um empadão em Goiânia? Será que vale a pena?

Pois estas três opções de bate-volta das quais falei correspondem aproximadamente a um famoso bate-volta que muita gente me pergunta se vale a pena. A viagem de Veneza a Roma costuma durar 3h45 em trem veloz, isso desconsiderando o tempo pra você sair de casa e chegar arrumado até à estação de trem. Isso sem contar na possibilidade de atrasos ou imprevistos da linha. É possível fazer uma viagem assim? Claro! Mas os riscos de se cansar e ver realmente muito pouco do que a cidade tem a oferecer e se frustrar é grande.
mapa italia brasil comparação
Mas nem tudo está perdido. Existem opções que valem a pena o deslocamento e que não requerem muito tempo e esforço. Dá pra acordar com calma, tomar um bom café da manhã e passear no ritmo certo, aquele que te permite apreciar uma cidade como você merece.
Veneza é a principal cidade do Vêneto, a região que recebe o maior fluxo de turistas em toda a Itália. As metas são muitas com história, paisagem, cultura e beleza. Algumas delas.

Treviso

Distância: 30 km
Tempo: 30 minutos
Transporte: carro ou trem
um passeio por treviso
Treviso é a cidade onde eu moro. Pequena e graciosa, ela também tem seus canais, inúmeros edifícios históricos e uma muralha de época romana. Antigamente, suas casas eram completamente afrescadas, o que lhe rendeu o título de Urbs Picta. Em algumas horas você vê os principais pontos da cidade, faz um passeio agradável e pode ainda se deliciar com pratos típicos dos ótimos restaurantes que temos por aqui. Para saber mais sobre Treviso, leia o post: Treviso, a encantadora cidade que você tem que conhecer .

Colinas do prosecco

Distância: 80 km
Tempo: 1h15
Transporte: carro
degustação nas colinas do prosecco
Muita gente não sabe, mas bem pertinho de Veneza, está a única região no mundo autorizada a produzir o prosecco. O vinho pertence a uma denominação de origem controlada e garantida, o que impõe uma série de regras para que a produção da bebida. A principal cidade é Valdobbiadene, onde os vinhedos se desenvolvem em paisagens de colinas de tirar o fôlego. Para quem aprecia a enogastronomia, é uma ótima possibilidade para visitar vinícolas, aprender como o prosecco é feito e degustar, é claro. Além dos fatores vinho e paisagem, existem alguns burgos, igrejas e lugares de grande importância histórica, como por exemplo a Abadia de Foligna, a Estrada da Grande Guerra, entre outros. Para saber mais sobre as colinas do prosecco, leia p post: Na terra do Prosecco.

Padova

Distância: 40km
Tempo: 30 min
Transporte: carro ou trem
passeio por padova
A cidade do Santo Antônio não vive só do turismo religioso. A emoção de entrar no santuário de Santo Antônio é dividida também entre as outras belas atrações da cidade. Praças cheias de vida, uma das universidades mais importantes e antigas do mundo, um jardim botânico, uma das maiores praças da Europa, além de uma das obras-primas da arte ocidental, a Capela degli Scrovegni. É claro que um dia em Padova não basta para percorrer suas ruas e museus, mas vale a pena passar algumas horas na cidade, já que estamos tão pertinho de Veneza. Para saber mais sobre Padova, leia o post Passeio por Padova, conheça as melhores atrações da cidade.

Verona

Distância: 115 km
Tempo: 1 hora (aproximadamente)
Transporte: carro ou trem
Verona em um dia as 10 melhores atrações (6)
Uma das cidades mais românticas do mundo, Verona também merece um passeio. Além da arena, das praças, da famosa casa de Romeu e Julieta, a cidade é repleta de igrejas de grande importância histórica e exemplos de vários períodos e estilos arquitetônicos. E se você for de carro, pode dar uma paradinha na vizinha Soave, uma pequena cidade cercada por um castelo. Com disposição e planejamento, em um dia dá para percorrer as principais atrações. Para se programar e saber mais sobre Verona leia o post Verona em um dia, as 10 melhores atrações.

Ilhas

Burano

Murano, Burano e Torcello são as principais ilhas visitadas pelos turistas que passeiam por Veneza. Murano é a mais próxima e dependendo da linha de vaporetto, em 15 minutos está lá. A ilha é conhecida pela tradicional produção de vidros, mas também possui atrações especiais como as igrejas de San Donato e San Pietro Martiree o Museu do Vidro.
O colorido de Burano está no imaginário de muita gente. Pudera, uma cidadezinha com casas tão peculiares atrai mesmo curiosos e apreciadores de um ritmo mais tranquilo. Não deixe de experimentar os famosos biscoitos “esse buranelli” e admirar a tradicional produção de bordados da ilha.
Torcello é minúscula, tem apenas uma dezena de habitantes, mas teve uma importância histórica enorme no passado.  A catedral de Santa Maria Assunta, erguida no ano de 639, possui mosaicos esplêndidos. A arquitetura vêneto-bizantina é fascinante e está presente também da igreja de Santa Fosca. Para saber como chegar nas ilhas e o que ver por lá, clique nos links nos nomes. Uma outra sugestão é uma parada na Ilha de San Michele, onde fica o cemitério de Veneza.
Conheça também os melhores bate-volta a partir das outras principais cidades italianas: Firenze, Roma, Milão e Bolonha nos blogs:
31 comments
Previous Post
Next Post