O que vestir na primavera na Itália

É a estação mais esperada do ano. Depois de meses de um inverno gelado na maior parte do país, a primavera anuncia uma trégua que dura uns bons meses e faz a alegria de quem gosta de temperaturas amenas e paisagens floridas. Para quem viaja neste período, a promessa é de manhãs e noite frescas, mas durante o dia a temperatura sobre e vem a pergunta: O que vestir na primavera na Itália?

A temperatura varia um pouco do norte para o sul. Se você irá visitar Milão, Verona e Veneza, por exemplo, é possível que exista uma pequena variação de 5 a 7 graus de diferença em relação a Florença e Roma. Se falamos de Sicília então, as temperaturas podem ser bem diferentes. Outro fato é que durante a primavera, a temperatura pode variar bastante, de acordo com as interferência climáticas dos países do continente africano, mas também das correntes de vento que chegam dos países mais frios.

Primeira regra: não subestime o frio

A primavera inicia oficialmente em torno a 20 de março. Quando a gente vê o sol e os primeiros dias de termômetro marcando temperaturas mais altas ficamos entusiasmados. E é um perigo. Debaixo do sol, a gente até sente calor, mas na sombra, ainda faz frio e o vento pode trazer uma gripe desagradável. O ideal é se proteger bem durante a manhã e de noite e ao longo do dia ter a paciência de carregar o casaco na mão quando a temperatura sobe.

O que colocar na mala?

Casaco

Se a sua viagem for bem no início da primavera, entre março e abril, traga um casaco quentinho, de lã ou de pluma de ganso (ou sintético), daqueles mais leves e fáceis de carregar. Você vai precisar dele para usar de manhã cedo e entre o final do dia e à noite. Mesmo que a temperatura esteja mais alta, leve sempre consigo, pois na sombra pode fazer frio. Se a sua viagem for a partir de maio, as temperaturas já subiram um pouco mais e um casaco mais leve como um trench coat ou uma jaqueta de couro, podem te atender bem.

Blusas

Proposta Zara para a primavera
Blusas de lã são bem vindas no início da primavera e para quem sente mais frio, é recomendável trazer também blusa da algodão ou do tipo segunda pele para colocar por baixo. Uma alternativa à lã, para utilizar a partir do mês de maio são as malhas, um pouco menos quentes, mas que protegem do vento. Outra peça ótima são os cardigans curtos ou mais longos que também protegem bem, mesmo sendo mais leves.

Sobreposições

A primavera é a estação perfeita para quem gosta de fazer sobreposições. As blusas podem ir muito bem acompanhadas debaixo de um vestido sem mangas ou de mangas curtas ou mesmo uma bata ou camisa. Para quem gosta de saias e vestidos, as meias mais grossinhas irão proteger as pernas. Para arrematar, a jaqueta de couro, ou o casaquinho por cima. Uma peça muito boa também são os coletes de pluma de ganso, são leves de carregar até mesmo na bolsa e esquentam bastante nas manhãs e à noite.

Calças

A partir da primavera não é mais necessário usar uma meia calça ou térmica por baixo da calça. Um jeans mais grossinho ou uma calça de brim ou algodão atendem bem. Eu sou da turma do conforto e acredito que em uma viagem, nada melhor que leggings ou jeans.

Sapatos

Conforto é fundamental. Em uma viagem pela Itália, caminha-se muito. O centro histórico das cidades é percorrido a pé e em alguns lugares como Veneza, por exemplo, não existe outro modo para conhecê-la que caminhando pelas calles. Então minha sugestão é que você traga seu tênis mais confortável ou uma botinha de cano mais curto. As sapatilhas ou sapatos mais abertos você pode usar também, mas mais a partir de maio quando as temperaturas já subiram um pouco mais.

Acessórios

Como disse anteriormente, não devemos subestimar o friozinho e o vento da primavera. A melhor solução para evitar uma gripe são os acessórios. Cachecol (não precisa ser de lã) e um gorrinho podem ajudar pela manhã e à noite. Meias mais quentinhas com uma porcentagem de lã também são recomendadas . Luvas são dispensáveis, a não ser que você seja muito friorento.

Simplicidade e conforto, acima de tudo

Acho que são os melhores aliados para uma viagem pela Itália. Férias, o próprio nome diz, momento de relaxar e curtir, sem se preocupar muito com os olhares ou com o que vestir. Para quem preza por estar mais arrumadinho e elegante, basta escolher cores mais sóbrias e dar um toque pessoal com os acessórios como os cachecois, pashiminas e lenços. Um óculos de sol também faz toda a diferença.

Lembre-se que a variação de temperatura é uma marca da primavera, então procure preparar uma mala variada, com peças mais leves e outras um pouquinho mais pesadas. Para ter uma estimativa da previsão do tempo, consulte o site www.meteo.it, mas lembre-se que não existe uma precisão severa. Tudo pode mudar.

2 comments
Previous Post
Next Post