Sou forasteira no Vêneto há 6 meses e não canso de me surpreender com as belezas dessa região que, como já disse várias vezes, não se resumem à Praça San Marco. O Lago de Garda é meta de turistas do mundo inteiro que encontram em uma paisagem de tirar o fôlego o verde de uma vegetação deslumbrante, o azul das águas e multi cores nos pratos típicos preparados com ingredientes frescos e muita criatividade.
Para a minha primeira vez no Lago de Garda, escolhi Sirmione, que é uma espécie de península e na verdade fica na divisa entre a região do Vêneto e a Lombardia. O clima de lago é parecido com o clima da praia, todo mundo vestido de forma muito confortável e despojada. O gostoso de Sirmione é que além da paisagem do lago e da possibilidade de alguns trechos poder até mesmo tomar um banho, a cidadezinha tem um centro histórico muito charmoso. A entrada é coroada pelo castelo e a passagem de veículos é limitada aos poucos moradores e somente em certos horários, o que faz com que a cidade seja quase completamente livre para os pedestres.
Sirmione conservou uma estrutura urbanística medieval com estradinhas estreitas e irregulares. Na época romana, no final do século I a.C, foram construídas na cidade duas vilas. Uma delas foi a vila que pertenceu ao poeta Valerio Catullo, um nobre veronês expoente do estilo literário neoteroi, ou seja, poetas novos, que deixaram para trás a poesia épica para escrever sobre a vida quotidiana em versos breves e mais simples. Sirmione também é conhecida pelas suas águas de propriedades termais, muitos hotéis da cidade oferecem tratamentos de relax nas termas.
Para aproveitar as delícias gastronômicas do Lago de Garda a pedida é o peixe. Seja como primo piatto na massa que como secondo, vale a pena se deixar levar pelo sabor da culinária regional. Não se deixe enganar. Por ser uma cidade muito turística, a oferta de restaurantes é imensa e aqui na Itália às vezes acontece de cair em furadas. Tenha olho clínico e procure por lugares mais característicos e menos em vista. Nós encontramos a Trattoria Fiasca quer serve pratos da tradição com um preço convidativo e bom serviço. Inacreditável, mas em uma cidade turística como essa saímos do restaurante muito satisfeitos e deixamos por dois pratos deliciosos e muito bem preparados 24 euros. Confiram as fotos.