O Lago de Garda, Sirmione

Sou forasteira no Vêneto há 6 meses e não canso de me surpreender com as belezas dessa região que, como já disse várias vezes, não se resumem à Praça San Marco. O Lago de Garda é meta de turistas do mundo inteiro que encontram em uma paisagem de tirar o fôlego o verde de uma vegetação deslumbrante, o azul das águas e multi cores nos pratos típicos preparados com ingredientes frescos e muita criatividade.

Para a minha primeira vez no Lago de Garda, escolhi Sirmione, que é uma espécie de península e na verdade fica na divisa entre a região do Vêneto e a Lombardia.  O clima de lago é parecido com o clima da praia, todo mundo vestido de forma muito confortável e despojada. O gostoso de Sirmione é que além da paisagem do lago e da possibilidade de alguns trechos poder até mesmo tomar um banho, a cidadezinha tem um centro histórico muito charmoso. A entrada é coroada pelo castelo e a passagem de veículos é limitada aos poucos moradores e somente em certos horários, o que faz com que a cidade seja quase completamente livre para os pedestres.

lago di garda

Sirmione conservou uma estrutura urbanística medieval com estradinhas estreitas e irregulares. Na época romana, no final do século I a.C, foram construídas na cidade duas vilas. Uma delas foi a vila que pertenceu ao poeta Valerio Catullo, um nobre veronês expoente do estilo literário neoteroi, ou seja, poetas novos, que deixaram para trás a poesia épica para escrever sobre a vida quotidiana em versos breves e mais simples. Sirmione também é conhecida pelas suas águas de propriedades termais, muitos hotéis da cidade oferecem tratamentos de relax nas termas.

sirmione lago di garda

sirmione itália

Para aproveitar as delícias gastronômicas do Lago de Garda a pedida é o peixe. Seja como primo piatto na massa que como secondo, vale a pena se deixar levar pelo sabor da culinária regional. Não se deixe enganar. Por ser uma cidade muito turística, a oferta de restaurantes é imensa e aqui na Itália às vezes acontece de cair em furadas. Tenha olho clínico e procure por lugares mais característicos e menos em vista. Nós encontramos a Trattoria Fiasca quer serve pratos da tradição com um preço convidativo e bom serviço. Inacreditável, mas em uma cidade turística como essa saímos do restaurante muito satisfeitos e deixamos por dois pratos deliciosos e muito bem preparados 24 euros. Confiram as fotos.

sirmione na itália

tortellone

bigoli in salsa

 

 

 

 

10 comments
Previous Post
Next Post