Museus de Veneza: Ca’Rezzonico

Um mergulho no passado glorioso de Veneza. Esta foi a minha sensação ao visitar a Ca’ Rezzonico. Um dos palácios mais lindos do Canal Grande é a sede do interessante museu dedicado à produção artística do período dos anos 700 na cidade. Entre os museus de Veneza, a Ca’Rezzonico é sem dúvidas, a melhor estrutura para conhecer a cidade por meio do testemunho de seus nobres moradores.

A Ca’Rezzonico é um dos palácios mais lindos do Canal Grande e é considerado uma obra prima do Barroco, estilo que predominou na cidade no século XVII. De grande efeito cenográfico sua fachada é repleta de estátuas e colunas que acentuam o jogo de sombra e de luz. O palácio foi construído em 1649 a pedido da família nobre Bon, com projeto de Baldassare Longhena. O arquiteto faleceu sem a conclusão da obra e a família, com dificuldades econômicas vendeu o imóvel à família Rezzonico, que finalizou o palácio com um novo projetista, Giorgio Massari.

museus veneza ca rezzonico

Os três andares do suntuoso palácio abrigam obras de arte originais da Ca’Rezzonico, além de objetos de outros palácios e coleções de diversas famílias venezianas. Já na entrada, a escadaria de honra projetada por Massari é uma prévia para a surpreendente sala do baile.

 museus veneza ca rezzonico (13)

museus veneza ca rezzonico (10)

As famílias nobres venezianas convidavam os maiores pintores da época para decorarem seus palácios, assim, na Ca’Rezzonico, é possível admirar tetos afrescados por artistas como Giambattista Tiepolo, Pietro Visconti, Jacopo Guarana, entre outros. As paredes  de algumas salas são cobertas por veludos, tecidos da época e tapeçarias. É como visitar um palácio exatamente como ele era no século XVIII. O mobiliário, as coleções de cerâmica e porcelana, os espelhos, candelabros, tudo incrivelmente conservado e original.

museus veneza ca rezzonico (3)

Uma das melhores partes para mim são os inúmeros e suntuosos lustres realizados em vidro de Murano. Alguns são enormes e cuidadosamente fixados no teto dos salões. Formado por várias peças são realmente um espetáculo de beleza. Outro destaque são as obras de arte dos pintores venezianos. Canaletto, por exemplo, retrata a cidade do ponto de vista arquitetônico e histórico. É maravilhoso perder-se admirando suas obras e comparando com a Veneza da atualidade. Os quadros de Pietro Longhi por sua vez descrevem a atmosfera aristocrática do período, as festas e os costumes da nobreza.

museus veneza ca rezzonico (11)

museus veneza ca rezzonico (4)

No terceiro andar da casa funciona a Pinacoteca Egidio Martini com um extenso acervo de obras de artistas dos períodos entre os anos 1400 e início dos 1900. Quase todas as obras são da escola veneziana e na coleção estão presentes retratos, cenas do quotidiano, paisagens, quadros religiosos e cenas lindíssimas da mitologia. A pinacoteca é realmente ampla e maravilhosa. Uma dica: durante o passeio, não deixe de reparar nas janelas das salas. Em algumas delas, é possível afastar a cortina e ver Veneza do alto, seus telhados e campanários.

museus veneza ca rezzonico (6)

Ainda no terceiro andar, é surpreendente a antiga farmácia que até 1908 funcionou no Campo San Stin e foi levada à Ca’Rezzonico. As elegantes estantes de madeira escura contrastam com os antigos vasos que continham as especiarias e ervas utilizadas no preparo de fórmulas e remédios.
Passagens de trem – pesquise aqui as melhores ofertas

 museus veneza ca rezzonico (7)

Depois da visita, vale a pena passar pelo book shop, onde além de livros específicos sobre arte, é possível encontrar ampla bibliografia e guias sobre Veneza. Eu comprei mais uma para a minha coleção. Descanso merecido no agradável jardim do palácio que tem entrada livre e recebe os venezianos que param ali para uma merenda, para ler um livro ou levas as crianças para brincar.

museus veneza ca rezzonico (9)

A Ca’Rezzonico fica no Canal Grande. Você pode chegar diretamente pela parada de vaporetto com o mesmo nome ou pela entrada lateral, bem próximo à igreja de San Barnaba. O ingresso inteiro custa 10 euros. Clique aqui para comprar. A entrada está já incluída para quem tem o Museum Pass para o Palazzo Ducale e os museus de São Marcos. Mais informações e para comprar, clique aqui.

Procurando hotel em Veneza? Clique aqui
2 comments
Previous Post
Next Post