Museus de Veneza: Ca´d’Oro

Dentre todas as magníficas fachadas dos palácios do Canal Grande, tem uma que consegue chamar ainda mais atenção. A Ca’d’Oro não é só um dos edifícios mais belos de Veneza, mas abriga também um museu repleto de obras e mostras interessantes.

O palácio foi construído entre 1421 e 1440 e sua fachada gótica-florida e, seu vistoso emaranhado, possuía elementos em ouro no projeto original, por isso o nome Ca’d’Oro, ou seja “casa de ouro”. Em 1847, ou seja, 400 anos depois, um príncipe russo comprou o edifício e realizou diversas mudanças adaptando a Ca’d’Oro ao seu gosto. Felizmente, o sucessivo proprietário, o barão Franchetti, restaurou o palácio seguindo o projeto original e devolveu à cidade uma de suas mais belas construções.

museus de veneza

Mas não é só a fachada da Ca’d’Oro a chamar a atenção. Logo na entrada, o pátio interno é decorado com um impressionante mosaico pensado e desenhado pelo próprio barão Franchetti, que realizou a obra com diversas tipologias de mármore vindo da Grécia, Egito, Tunísia e Turquia. Uma maravilha!

o que ver em veneza

O pátio interno tem ainda um poço decorado que impressiona pela perfeição de detalhes.

roteiros de veneza

Os janelões do primeiro e segundo andares nos presenteiam com a sensação maravilhosa de se ver do outro lado daquela fachada símbolo de Veneza, além de permitir uma vista incrível do Canal Grande. Já vale o passeio. Aliás, quando vier a Veneza não deixe de visitar um palácio do Canal Grande, é imperdível ver de cima a avenida mais linda do mundo, as gôndolas, os vaporettos e a vida que segue na cidade.

 o que fazer em veneza
ca d'oro museu veneza
Além de toda beleza da Ca’d’Oro, a Galleria Giorgio Franchetti, o museu que funciona dentro do palácio, é realmente ótimo. O acervo é muito interessante, com obras de de arte, entre outras, do Renascimento e Barroco, como o São Sebastião, de Andrea Mantegna e a Vênus no Espelho, de Tiziano. Eu adorei a parte da coleção dedicada à arte flamenga, com obras de artistas como Jan Van Eyck e Van Dyck.
museus em veneza
atrações de veneza
A Ca’d’Oro fica no bairro de Cannaregio. Para mais informações sobre este bairro, clique aqui. Para chegar você pode pegar a Strada Nuova. Fica quase no finalzinho dessa famosa “rua” de Veneza. Dali é só seguir as placas. A Ca’d’Oro tem também uma parada de vaporetto bem em frente e que leva seu nome. O ingresso inteiro custa 13,50 euros, e é aconselhável reservar.
2 comments
Previous Post
Next Post