Museu Correr e Museu Arqueológico de Veneza

Nem todo mundo sabe que os edifícios que circundam a Praça São Marcos abrigaram no passado os gabinetes e casas dos procuradores da República da Serenissima. As Procuradorias Nova e Velha protagonizaram sozinhas importantes momentos históricos, até que fosse construída sob novo império a Ala Napoleônica, que hoje é a sede do Museu Correr.

A Praça São Marcos não era completamente fechada pelos 3 edifícios. No lugar onde hoje está o Museu Correr existia uma igreja. Depois de invadir Veneza e dar fim à República, Napoleão mandou demolir a igreja e construir um novo edifício que fechava a praça e seria a sede do Palácio Real da nova corte francesa.

Hoje a Ala Napoleônica e a Procuradoria Nova abrigam dois museus: o Museu Correr e o Museu Arqueológico de Veneza, além das salas monumentais da Biblioteca Marciana. São 3 museus em um.

O café do Museu Correr
O café do Museu Correr

O percurso do Museu Correr inicia pelas salas neoclássicas que hospedavam Elizabeth de Baviera, a famosa Imperatriz Sissi. Recentemente restauradas, as salas representam toda a riqueza do período com tapeçarias refinadas, decorações, mobiliário, obras e objetos de época. A entrada é feita pelo suntuoso Salão de Baile que abriga importantes esculturas de Antonio Canova. O percurso continua por salas de audiência, sala de almoço, jantar e os aposentos de Sissi, sua sala de estudo, seu banheiro e seu quarto.

Museu Correr Veneza

Museu Correr Veneza (2)

Museu Correr Veneza (3)

Mas o mais interessante do Correr é o acervo que conta a história do quotidiano da cidade de Veneza em várias épocas do passado. Eu fiquei muito impressionada com as antigas pinturas realizadas em pedaços de madeira que retratam as artes e oficios da República Serenissima. Mas não só. Os enormes quadros que representam os doges, senadores e procurados e os antiquíssimos objetos de época também impressionam.

Museu Correr Veneza (4)

Outro fator interessante em visitar o Museu Correr é ter a vista de cima da Praça São Marcos. Em alguns pontos do Museu, principalmente no café, dá pra parar por minutos e ficar observando o que acontece lá embaixo. No dia que eu fui, estava acontecendo a formatura de 1099 alunos da Universidade Ca’Foscari. Olhem só a foto que fiz lá de cima.

praça são marcos museu correr

A relação de Veneza com o mar, sua posição privilegiada entre Oriente e Ocidente são ilustradas por instrumentos originais e quadros que mostram as épicas batalhas entre venezianos e turcos. Existe uma sala dedicada ao Arsenal, que à sua época, era o maior canteiro naval do mundo.

Museu Correr Veneza (6)

museu correr em veneza

Museu Arqueológico

O Museu Arqueológico de Veneza faz parte do percurso integrado do Museu Correr. Depois de caminhar e conhecer a história de Veneza por meio do riquíssimo acervo do Correr, é hora de mergulhar em um passado ainda mais remoto. O museu arqueológico conserva uma coleção preciosa de esculturas originais gregas, bronze, cerâmicas, e pedras preciosas.. Um dos destaques é a coleção numismática com moedas do período greco ao bizantino. No espaço é possível ver ainda uma coleção de sarcófagos, monumentos fúnebres romanos, urnas e altares.

museu arqueológico de veneza

O percurso termina nas Salas Monumentais da Biblioteca Marciana, o edifício que fica bem em frente ao Palazzo Ducale. A parte visitável da Biblioteca é a Antiga Livraria de São Marcos, projetada por Jacopo Sansovino e Vincenzo Scamozzi, com uma decoração suntuosa, que abriga algumas mostras temporárias.

Para visitar o Museu Correr, o Museu Arqueológico e as salas da Biblioteca Marciana, o modo mais conveniente é adquirir o ingresso integrado único que também te dá o direito de visitar o Palazzo Ducale.  O bilhete inteiro custa 18 euros e o reduzido custa 11 euros. Para mais informações e para comprar o ingresso, clique aqui.

Outros museus em Veneza

Para ler sobre a Ca´d’Oro, clique aqui.

Para ler sobre a Galeria da Academia, clique aqui.

Para ler sobre a coleção Peggy Guggenheim, clique aqui.

Procurando hotel em Veneza? Clique aqui
7 comments
Previous Post
Next Post