Molinetto della Croda, símbolo da paisagem rural em Treviso

Todo mundo sabe que a Itália é um verdadeiro museu a céu aberto. Cada cantinho conta um pedaço da história e o mundo rural não fica de fora nesse grande emaranhado de tradições. Aqui no Vêneto, a arquitetura rural é representada não só pelas famosas vilas, mas por construções do passado que ajudam a ilustrar a história do contadino, o homem do campo. O Molinetto della Croda é um dos exemplos mais famosos. O moinho foi construído no século XVII e era utilizado por uma família de camponeses para produzir a farinha. A cascata d’água do rio Lierza fazia com que a engrenagem do moinho funcionasse, o que aconteceu até 1953, ano em que a última farinha foi moída. O local fico abandonado por anos até que o comune de Refrontolo, pequena cidade onde o moinho se encontra, na província de Treviso (Vêneto), comprou o espaço e o restaurou, criando um pequeno museu.

molinetto della croda treviso

Dentro do museu é possível imaginar como funcionava naquela época a produção de farinha, atividade rural principal da zona. O território de Refrontolo era povoado pelos camponeses que trabalhavam duro para vencer a pobreza e os problemas da época.

molinetto

croda

Outro risco que eles corriam eram as enchentes. Em muitos episódios elas devastaram o território e tudo tinha que ser reconstruído. A última delas ocorreu em 2014 fatalmente no período em que ocorria a festa popular de Refrontolo.

Festa do Molinetto della Croda

Tradicionalmente todos os anos acontece a festa de verão do Molinetto della Croda. Aqui na Itália essas festas são chamadas de sagras e são mais ou menos como as nossas quermesses e festas populares, onde a comunidade se encontra e pode aproveitar os pratos típicos com um ótimo preço e a companhia dos amigos. Geralmente monta-se uma estrutura simples com mesas grandes e bancos e um palco para shows e apresentações.

O interessante é que você senta próximo ao seu vizinho e pode até fazer amizade, tem bem aquela coisa família, típica aqui da Itália. Na mesa você encontra um folheto com as opções do cardápio. Basta marcar o que quer e pagar no caixa. Logo depois o prato chega à sua mesa. Tudo muito simples, mas bem gostoso.

sagra

sagra molinetto

Outra coisa legal do verão na Itália é que as pessoas aproveitam ao máximo o período do calor. Quem não viaja pra longe, coloca no carro mesa, cadeira, bolsa térmica, comida e bebida, encontra um cantinho fresco e monta um verdadeiro pic-nic.

prosecco

O Molinetto della Croda é uma das atrações mais interessantes da Estrada do Prosecco, percurso circular que liga as cidades de Valdobbiadene e Conegliano. A paisagem é meta também de muitos artistas que vêm de todo o mundo para retratar esta maravilha.

molinetto-della-croda-em-treviso

Leia mais sobre a Estrada do Prosecco aqui.

Procurando hotel em Veneza? Clique aqui

 

 

5 comments
Previous Post
Next Post