Lugares instagramáveis em Veneza

Desde sempre, Veneza atraiu os olhares dos artistas, ávidos por registrarem a beleza peculiar de uma cidade construída sobre a água. A natureza do ambiente da laguna, a arquitetura dos palácios, a riqueza dos indumentos e a variedade de personagens que circulavam pela sereníssima foram grande fonte de inspiração. Caminhando pela cidade encontramos em cada esquina um cenário digno de fotografia. E se a plataforma digital hoje é a nossa realidade, é difícil então selecionar e limitar os lugares instagramáveis em Veneza.

Partindo do pressuposto que a cidade toda pode se transformar facilmente em um quadro, apontar os pontos instagramáveis é um desafio. Na minha opinião, vale sair um pouco da rota tradicional e desviar o caminho, mesmo que o objetivo principal seja por exemplo a Praça São Marcos. Vou apontar por aqui alguns lugares que eu considero mais interessantes e que rendem boas imagens.

Encontrando os pontos interessantes

Veneza não é uma cidade muito fácil de se situar, então, no título de cada ponto está o link com a localização pelo Google Maps. Eu escrevi um guia com 5 itinerários pela cidade. São propostas de passeios que vão do clássico aos percursos alternativos, com muitas informações, mapas, ilustrações e indicações de como percorrer os itinerários. Não deixe de conhecer o Guia Passeios em Veneza.

Apostando em fotos profissionais

Um ensaio fotográfico profissional te permite otimizar seu tempo na cidade a sair bonito na foto. Acho que é uma lembrança que vale o investimento. A Bethina Baumgratz é uma fotógrafa brasileira que trabalha em toda a Itália, mas a base dela é aqui no Vêneto. Além de ser uma ótima profissional, pontual e séria, ela é muito querida e te deixa super à vontade.

Rio di San Pantalon/Rio delle Muneghete

Pra mim este é um dos cantinhos mais charmosos da cidade, daqueles onde dá vontade de sentar e ver o tempo passar, sem pressa. Fica bem atrás de uma atração importante, a Scuola Grande di San Rocco e quem passa por ali geralmente são locais passeando com cachorros, estudantes ou algum turista perdido.

Ponte de Rialto

A foto na Ponte de Rialto é um clássico, mas escolher o melhor ângulo te garante uma foto com enquadramento perfeito. Quando estiver no Campo Erbaria, onde ficam vários restaurantes e osterias de frente pro canal, caminhe em direção à ponte e vá até o fundo. Esta foto da @bethina.baumgratz foi feita ali.

Palazzo Tetta

Este é um dos palácios mais fotografado pelos Instagramers profissionais. Pudera. Sua posição fica entre dois canais e o efeito visual é lindo. Esta foto foi feita da ponte que fica bem em frente ao palácio.

Libreria Acqua Alta

Considerada uma das livrarias mais bonitas do mundo, a Acqua alta é, sem jogo de palavras, um ponto alto de um passeio por Veneza. Além do mergulho na cultura veneziana e da possibilidade de levar um livro ou souvenir, o espaço oferece ângulos incríveis para fotos. Tem até uma gôndola que fica atracada na porta d água e uma escadaria feita com livros velhos.

Ponte del Lovo

Entre as cales estreitas da cidade se escondem os melhores cenários, é preciso ser um bom observador. A partir desta ponte, que fica entre Rialto e São Marcos, em um ponto muito movimentado, o campanário de São Marcos se enquadra com perfeição. E tem sempre uma gôndola passando pelo canal, o que torna a imagem ainda mais bonita.

 

Ponte da Academia

A Ponte da Academia proporciona pra mim uma das vistas mais bonitas da cidade. Não é tão cheia quanto a Ponte de Rialto e é bem mais fácil de conseguir o ângulo perfeito.

Sotoportego

Alguns pórticos de Veneza oferecem um cenário incrível para fotos de silhueta com arquiteturas e arcos que servem de moldura. Se a gôndola estiver passando lá atrás no canal, melhor ainda. Esta sou eu grávida da minha segunda filha, Nora, no sotoportego delle colonne.

Fondaco dei Tedeschi

Veneza vista de cima merece uma foto de destaque. Nada melhor que o terraço do Fondaco dei Tedeschi, muito disputado pelas lentes dos fotógrafos.

Praça São Marcos

Difícil não se empolgar e fotografar cada ângulo do cartão postal mais famoso de Veneza, tudo depende também da criatividade do fotógrafo. Eu adoro usar os arcos do edifício que abriga o Museu Correr para fotografar a praça, acho uma moldura lindíssima.

1 comment
Previous Post