Logística em Veneza, dicas para se locomover na cidade

Antes de chegar em Veneza, mesmo sabendo que estamos diante de um itinerário completamente diferente e peculiar, a gente não pode imaginar o que é de verdade se locomover em uma cidade onde não existem ruas, e sim canais. Como a logística em Veneza é complicada, seguem algumas dicas para se locomover na cidade.

Escolher em que bairro ficar

A primeira coisa a se pensar é onde ficar. As pontes que cruzam a cidade são um verdadeiro tormento para quem está carregando mala (pesada ou menos) e para quem não conhece, as calles e ruelas são como labirintos e infelizmente, o mapa até ajuda, mas às vezes é confuso, incompleto e faltam alguns becos.

mapa de veneza

Veneza é dividida em 6 sestieri, ou seja, 6 bairros e a cidade pode ser percorrida com os famosos vaporettos, que são os ônibus aquáticos, de gôndola, táxi aquático ou a pé. Quando for escolher o seu hotel, estude bem a posição e procure saber se fica próximo a alguma parada do vaporetto para evitar que você caminhe muito com as malas. Pode ser um verdadeiro pesadelo, acredite! Já escrevi um post com dicas de hotel perto de parada de vaporetto. Clique aqui para ler.

placas indicação veneza

taxi acquático veneza
O táxi aquático em frente à Ponte degli Scalzi. Apesar do conforto, as tarifas costumam ser bem salgadas

Uma opção interessante é dormir em Mestre, que é a parte de Veneza em “terra ferma”. Você pode chegar facilmente em Veneza de trem, na Stazione Santa Lucia (se pronuncia Lucía) ou de ônibus no Piazzale Roma. O trajeto dura apenas 10 minutos. Mestre não é lá um lugar muito bonito, na verdade é bem feio, mas você evita a trabalheira de percorrer Veneza com mala, estando a poucos km da cidade. Outra opção bem conveniente é alugar um apartamento. Veja mais informações aqui.

Qual é o melhor jeito de passear em Veneza?

Muita gente me pergunta qual o melhor jeito de passear em Veneza. É relativo e depende também do tempo que você tem à disposição. É muito bom conhecer a cidade se perdendo pelas ruelas, mas pode ser demorado se encontrar uma vez perdido. Rs. Uma dica é ficar de olho nas placas que indicam “Per San Marco“, “Per Rialto“, “Alla Ferrovia“. Ajudam muito a se orientar. Para se ter uma ideia, da estação ferroviária à praça São Marcos, caminha-se em média 35 minutos, dependendo do itinerário que você faz.

Os números de Veneza: 118 ilhas ligadas por 354 pontes sobre os 177 rios ou canais.. Uffa!!

O mais conhecido é o da Strada Nuova. Basta virar à esquerda assim que sair da estação. Outra opção é atravessar a Ponte degli Scalzi (logo em frente à estação) e ir seguindo as placas para Rialto e San Marco. Este último percurso é feito de ruazinhas estreitas enquanto o outro (Strada Nuova) é mais comercial.

As famosas placas. Fique atento pois elas podem te ajudar muito a encontrar o caminho certo
As famosas placas. Fique atento pois elas podem te ajudar muito a encontrar o caminho certo
como se locomover em veneza gôndola
Um passeio de gôndola dura em média 30 minutos e custa 80 euros. Uma gôndola pode transportar até 6 passageiros

O vaporetto

vaporetto em veneza

Muita gente sente no bolso o preço do vaporetto e prefere desvendar Veneza a pé. Mas aqui vou ter que ser sincera. É um verdadeiro pecado não andar de vaporetto, sabe por quê? Porque a linha 1, do centro da cidade, passa pelo Canal Grande e permite que você admire os palácios maravilhosos e um panorama único da cidade. Além disso, chega uma hora que você cansa, porque se caminha muito em Veneza. O preço do bilhete do vaporetto é 7,50 euros e dura 75 minutos. Nesse espaço de tempo você pode subir e descer da embarcação quantas vezes quiser. Na tarifa está incluído o transporte de uma mala (a soma das três dimensões não pode superar 150cm).

Uma opção válida se você for utilizar o transporte mais vezes são as tarifas especiais:

20 euros – 1 dia

30 euros – 2 dias

40 euros – 3 dias

60 euros – 7 dias

Os bilhetes podem ser comprados nas bilheterias Hellovenezia ou nos revendedores autorizados com o adesivo da empresa de transporte ACTV (bancas de revista, tabacchi). Para ver os horários e o mapa das linhas, clique aqui.

ponto vaporetto em veneza
Aqui você espera o vaporetto chegar, é como se fosse o ponto de ônibus. Nas horas de pico fica lotado, se puder, evite

E você que já veio a Veneza, tem alguma dica de como se locomover melhor na cidade? Encontrou alguma dificuldade, se perdeu? Fique à vontade para comentar e perguntar. E se quiser saber como chegar de vaporetto à ilha de Burano, outro passeio lindo em Veneza, tem um post com fotos lindas aqui.

 

Procurando hotel em Veneza? Clique aqui
42 comments
Previous Post
Next Post