Ilhas de Mazzorbo e Torcello, em Veneza

Uma vez vista Veneza, é hora de explorar suas ilhas. Às mais famosas, Murano e Burano, já dedicamos um post. Desta vez, vou falar de Mazzorbo e Torcello, que valem uma visita já que estão no caminho para se chegar a Burano e são bem pequenas e fáceis de explorar.

Acho bem corrido fazer as ilhas em somente um dia, tem que ter fôlego e disposição. As linhas de vaporetto que levam a Murano são a linha 3 (que passa em frente à estação de trem e é direta) as linhas 4.1 e 4.2 e a linha 12. Para ver os horários e linhas de vaporetto, clique aqui. Sugiro fazer um passe para o vaporetto ao invés de comprar os bilhetes individuais que sai muito mais caro. Saiba mais sobre os passes de vaporetto neste post.

Se quiser fazer as ilhas em um mesmo dia, sugiro pegar a linha 12 e parar em Burano, para depois visitar as outras ilhas e na volta parar em Murano. Tem que ter disposição! Depois de dar uma volta e admirar a belíssima Burano, você pode facilmente chegar em Mazzorbo atravessando a ponte que liga as duas ilhas. É fácil encontrar porque fica bem perto da parada de vaporetto por onde você chegou. Se não achar, pergunte.

veneza ilhas

burano murano veneza

Atravessando a ponte, você vai dar de cara com um pequeno parque, que na verdade é a hora da Tenuta Venissa. A Venissa é uma espécie de resort do vinho, um bed & breakfast chique, com um restaurante muito bom e caro. Você pode passear tranquilamente pela horta porque é aberta ao público. Dependendo do período vai ver as famosas alcachofras da laguna e as videiras do vinho de ouro, da uva dorona. Saiba mais sobre a Venissa e o vinho de ouro de Veneza aqui.

veneza roteiro ilhas

No final da horta tem um portão que vai te levar pra outra parte da ilha, onde você irá ver a Igreja de Santa Caterina, fundada no ano de 783. Mazzorbo, quando era um importante centro da Laguna possuía 10 edifícios religiosos. Esta foi a única igreja que restou. É muito bonita e vale a pena visitar. Em cerca de 30-40 minutos você já vai ter feito o giro de toda a ilha, que é bem pequenina.

veneza visitar ilhas

ilhas veneza passeio

roteiros em veneza ilhas

Atravesse a ponte de volta a Burano e pegue o vaporetto que te leva a Torcello. A ilha fica do outro lado da laguna, é só atravessar, em uns 5 minutos você chega lá. Torcello é, sem dúvidas, a mais diferente de todas as ilhas famosas de Veneza. Tem só uma ruazinha e é impossível se perder. Descendo do vaporetto, você vai seguir por essa ruazinha admirando os jardins e hortas do lugar.

ilha torcello em veneza

Das ilhas mais conhecidas de Veneza, Torcello é a mais peculiar. Hoje possui apenas 10 habitantes(dado de 2014), mas antigamente foi um importante centro, com cerca de 1000 habitantes, sete igrejas, escolas e toda uma infraestrutura.

O carteiro passa somente uma vez ao mês e um padre reza as missas rigorosamente todos os domingos para um grupo de 4 habitantes. Para fazer compras, os moradores têm de atravessar até Burano. Dá pra imaginar o quão surreal é este lugar?

A ilha é um verdadeiro oásis verde, para passear e fugir completamente das calles cheias de Veneza. A catedral de Santa Maria Assunta, erguida no ano de 639, possui mosaicos esplêndidos. A arquitetura vêneto-bizantina é fascinante e está presente também da igreja de Santa Fosca.

visitar ilhas veneza

Em Torcello você também pode visitar o Museo Provinciale com peças arqueológicas de proveniência da laguna do período Paleolítico à Idade Moderna.

atrações ilhas veneza-001

Torcello possui alguns restaurantes, mas você pode muito bem fazer seu lanche sossegado, estilo pic nic no grande jardim adjacente à igreja. Muita gente aproveita para descansar ou mesmo tirar um cochilo. Essa tranquilidade de Torcello não dá pra encontrar em nenhum outro lugar de Veneza.

veneza ilhas visitar

veneza atrações

De Torcello você pode pegar novamente o vaporetto número 12 e, fazendo o caminho contrário ao da ida, descer em Murano. O dia será intenso.

 

Procurando hotel em Veneza? Clique aqui
9 comments
Previous Post
Next Post