Hospedagem em Trieste, o charmoso e histórico Savoia Excelsior

A sobriedade é uma característica de Trieste que não passa despercebida. A cidade por muitos anos esteve nas mãos dos austríacos, considerados pelo resto da Itália, um povo organizado, contido nos modos e com um senso estético muito apurado. O Savoia Excelsior tem o charme de um hotel histórico bem no centro de Trieste e foi onde eu passei meu incrível final de semana por lá.

O hotel fica bem ao lado da Piazza dell’Unità, o lugar mais central da cidade e ótimo ponto de partida para explorar todas as atrações. Para quem vem de carro, o Savoia Excelsior tem um estacionamento privativo. Além disso, existe um estacionamento público bem em frente. Fica cheio, mas nós não tivemos dificuldades em achar uma vaga.

O hotel foi inaugurado em 1911 e na época os jornais diziam que o Savoia Excelsior era o “mais importante e mais luxuoso hotel da Áustria Hungárica”. O projeto do arquiteto austríaco Ladislau Fielder na época se aliou a técnicas ultramodernas para a época, como o uso do cimento armado. A monumental fachada em estilo Liberty chama a atenção de quem passeia na avenida que beira o mar de Trieste.

savoia hotel em trieste

A rede Starhotels foi a responsável pelo restauro do Savoia Excelsior e respeitou exatamente o projeto original recuperando os móveis de época, tecidos finos, seda, veludo, porcelanas. Tudo isso com o conforto que conquistamos com a modernidade.

savoia hotel trieste (1)

illy hotel savoia trieste

A suíte em que ficamos era enorme, a decoração era moderna, mas com elementos mais antigos. Máquina de café Illy, afinal estamos na cidade deles e outros mimos como biscoitinhos, balas e chocolates. O banheiro também muito espaçoso, amenities da Etro e o sonho de consumo de toda mulher em banheiro de hotel: secador ghd, uma das melhores marcas de secadores aqui da Itália.

savoia hotel trieste

A cama também grande e confortável. Os quartos com vista para o mar possuem um terraço um pouco mais que os quartos na parte interna. É maravilhoso ver o golfo de Trieste e os navios de cruzeiro que chegam na cidade. Vimos o por do sol do nosso terraço acompanhados de uma taça de vinho e um clima muito agradável e relaxante.

hotel trieste savoia

O bar do hotel, Le Rive, é sem dúvidas o ambiente mais interessante, pois retrata fielmente o projeto da época de inauguração do Savoia. O teto em formato de concha, as mesinhas e as poltronas em veludo criam uma atmosfera de outros tempos. Uma experiência muito legal tomar um drink por ali. O bar é aberto ao público e frequentado também pelos triestinos.
hotel savoia trieste bar

hotel Savoia trieste

O restaurante do hotel tem parceria com a renomada Eataly, que fornece a matéria prima para o menu. O café da manhã é variado e saboroso com vários opcionais no menu sempre assinado pelos produtos Eataly.

hotel trieste savoia (1)

Gostamos muito do pessoal que trabalha no hotel. Jovens bem preparados e gentis. A experiência no Starhotels Savoia Excelsior Palace foi muito positiva. Um 4 estrelas acessível que merece muito mesmo mais uma estrelinha.

4 comments
Previous Post
Next Post