Filmes e diretores italianos – aprendendo italiano com o cinema

Há algum tempo falei sobre o aprendizado do italiano por meio da música. Quem não viu, pode clicar aqui. Acostumar os ouvidos a um novo idioma ajuda muito na habilidade linguística e na melhor compreensão das palavras. O cinema pode ser um grande aliado porque além de te treinar, te mostra os costumes, as tradições e como funcionam as relações sociais do outro país.

cinema italiano

A Itália tem uma forte produção cinematográfica, a tradição do país com a sétima arte é antiga e são daqui muitos diretores consagrados como Federico Fellini, Bernardo Bertolucci, Vittorio de Sica e tantos outros. Além dos clássicos, existem muitos nomes atuais que produzem filmes realmente bons, com trama interessante, atores fantásticos, fotografia, cenário e trilha brilhantes.

cinecittà itália

Vou indicar alguns filmes e diretores para quem tem interesse em treinar a língua.

Ferzan Ozpetek é um diretor de origem turca e formação romana. Seus filmes possuem tramas improváveis, divertidas, mas com uma forte carga dramática. É inquieto e contestador e em muitos de seus filmes explora temas interessantes como o universo gay. Um dos meus preferidos é Mine Vaganti, com Riccardo Scamarcio no papel de um rapaz gay proveniente de uma família tradicionalíssima do sul da Itália. Confiram o trailer. É divertidíssimo e lindo!

filme italiano mine vaganti

Para assistir ao trailer, clique aqui.

 

Nanni Moretti faz filmes com temáticas importantes. Contesta a política, a sociedade, o cinismo e as relações humanas. Seu último filme inconscientemente antecipou uma situação muito recente. Em Habemus Papam a escolha de um novo papa no Vaticano mostra as inseguranças e as dificuldades do ser humano prestes a assumir o poder da igreja católica.

filme italiano habemus papam

Para assistir ao trailer, clique aqui.

 

Paolo Sorrentino é contemporâneo e utiliza personagens originais. Muito conhecido também no cenário internacional, é dele This Must be the Place, o filme em que Sean Penn é o ex-roqueiro em busca do algoz do pai. Com La Grande Bellezza foi indicado ao Golden Globe que acontece em janeiro em Los Angeles. A temática lembra La Dolce Vita, di Fellini. Dá uma olhada no trailer para saber porque.

filme italiano la grande bellezza

Para assistir ao trailer, clique aqui.

 

Paolo Virzì fala de temáticas sociais importantes mas com leveza e aquele toque de humor inteligente. As relações humanas aparecem como protagonista em seus filmes como no emocionante La Prima Cosa Bella, que é uma comédia tocante. Realmente imperdível. A trilha é linda fica na cabeça da gente por dias.

filme italiano la prima cosa bella

Para assistir ao trailer, clique aqui.

 

Marco Bellocchio não é da nova geração e é conhecido como o cineasta mais anticonformista da história do cinema italiano. De sua produção aconselho o intrigante Il regista di matrimoni, com um dos maiores atores italianos na minha opinião, Sergio Castellitto.

filme italiano il registra di matrimoni

Para ver um trecho, clique aqui.

 

Giuseppe Tornatore é outro conhecido diretor italiano e em suas tramas fala com muita atualidade da sua terra. Nostalgia, alegria, tristeza, amargura e verdade. São essas as temáticas de La Sconosciuta, que representou a Itália no Oscar 2008 e fala da prostituição e da violência sofrida pelas mulheres do leste europeu na Itália.

filme italiano la sconosciuta

Para ver o trailer, clique aqui.

Estes são só alguns dos filmes a que eu assisti e gostei muito. Vale a pena pesquisar as outras produções de cada diretor para poder escolher de acordo com o estilo de sua preferência. Se for difícil entender a língua vale o esforço de usar as legendas, pois ajuda bastante. Espero que tenham gostado. Se tiverem mais dicas, escrevam, comentem!!

Leia também o post: 5 clássicos do cinema italiano que você tem que assistir

11 comments
Previous Post
Next Post