Festa típica italiana

Os italianos têm um grande orgulho de suas raízes e seu passado e é exatamente por terem crescido aprendendo a valorizar sua história que muitos dos costumes e tradições permanecem até hoje de forma admirável. No último domingo visitei o antigo Borgo Malanotte, em uma pequena cidade aqui no Vêneto. Já falei sobre o lugar aqui. Todos os anos a associação responsável pela manuntenção e divulgação do borgo organiza um evento muito bacana. A ideia é voltar ao passado fazendo reviver o borgo em seus tempos antigos, o povoando de personagens, objetos e atividades que um tempo existiam por lá.

O Borgo Malanotte vivia da agricultura e atividades rurais e certamente esta é a história dos antepassados de muitos de nós brasileiros descendentes de italianos. Nossos bisavós trabalhavam a terra antigamente em um período de muita dificuldade, mas também de muita amizade e união.

Um trator antigo de 1932
Um trator antigo de 1932

festa típica italiana

A importância que o italiano dá ao seu passado é realmente enorme. Aqui no Vêneto, por exemplo, muitas pessoas falam no dia-a-dia o dialeto, que para italianos de outra região torna-se às vezes incompreensível, é uma outra língua. E mesmo com o passar do tempo, o linguajar passa de pai para filho nas gerações e não se perde a história e a origem. Não é demais?

Reviver a Itália rural do passado no Borgo Malanotte mobiliza várias pessoas que se propõem a vestir-se com as roupas pesadas de outros tempos em um calor de mais de 30 graus. Vejam só os representantes do Exército Veneziano de 1797, que fizeram um desfile especial para o evento.

festa na itália típica

exército veneziano

E para reviver a atmosfera do passado nada como entender como o mundo das coisas práticas funcionavam e como os objetos eram realizados. Vejam só as profissões do passado representadas.

As senhoras lavavam a roupa desta maneira...reparem no sabão e quanta força no braço
As senhoras lavavam a roupa desta maneira…reparem no sabão e quanta força no braço

festa popular italiana

 

Construindo um banquinho com palha...
Construindo um banquinho com palha…

 

Olhem só a trabalheira e o capricho para se fazer uma vassoura
Olhem só a trabalheira e o capricho para se fazer uma vassoura
E os mais jovens ajudavam os mais velhos...
E os mais jovens ajudavam os mais velhos…

moto antiga italiana

E depois dessa fadiga toda, dos tempos que eram difíceis, os italianos se divertiam cantando e dançando músicas do universo popular.

As "lavandaias" tinham sua música enquanto lavavam as roupas da casa
As “lavandaias” tinham sua música enquanto lavavam as roupas da casa
As danças típicas
As danças típicas
Figurino, objetos...tudo pensado muito bem para reviver de forma genuína o período rural antigo
Figurino, objetos…tudo pensado muito bem para reviver de forma genuína o período rural antigo
O sugestivo Borgo Malanotte
O sugestivo Borgo Malanotte

O Borgo Malanotte fica a poucos quilômetros de Treviso, no Vêneto e é a terra que produz um dos mais famosos vinhos da região, o raboso. Viver o passado nesta terra é emocionante. Espero que tenham gostado.

12 comments
Previous Post
Next Post