Eslovênia entre natureza e história

Nem todos sabem, mas a Eslovênia é o segundo país mais verde da Europa, só perde para a Finlândia. Bosques, lagos, vales, montanhas, colinas fazem com que entre natureza e história, a Eslovênia seja um destino extraordinário. Depois de passear pela capital Liubliana, esticamos até o interior do país para conhecer três localidades: Velika Planina, Kamnik e Vrhnika.


Velika Planina

 velika planina roteiro na eslovênia natureza
Nosso passeio começou por este característico vilarejo de pastores, não muito longe da capital. A estrada que leva a Velika Planina passa por Kamnik e a viagem dura aproximadamente 1 hora, entre campos verdinhos a casinhas típicas. Velika Planina fica em uma montanha de 1666 metros de altura e pode-se chegar a pé ou de teleférico. Faz frio. Mesmo em um dia típico de primavera, com temperatura agradável venta muito. A primeira parte fizemos em teleférico. A segunda, resolvemos ir a pé, o teleférico não podia partir por motivos de segurança, pelo vento forte. No alto da montanha a paisagem é surpreendente, é um enorme pasto com casinhas típicas dos antigos pastores que ainda moram e vivem por lá.

eslovênia roteiro natureza história

Algumas delas são casas de férias que podem ser alugadas por qualquer família, mas a coisa mais interessante é que todas elas, independente da função seguem a mesma linha arquitetônica das casas dos pastores. Uma coisa realmente de outro mundo. Os pastores produzem queijos especiais, o mais famoso e característico é o Trnič, que tem a forma de um seio. Decorado com instrumentos de madeira feitos pelos próprios pastores, queijo era dado às mulheres dos pastores durante o outono, como símbolo do amor. Era feito em pares, um ficava com a amada e o outro com o próprio pastor. Hoje o queijo é utilizado nos deliciosos pratos feitos por lá.

Um dos lugares para experimentar direto da fonte é a Zeleni Rob, um pequeno restaurante, bem simples e muito típico, onde a gente fez um lanche sensacional. Próximo a Velika Planina, as estradas revelam uma paisagem de bosques e colinas de um verde vivo e extraordinário (pelo menos na primavera). A nascente do rio Kamniška Bistrica fica em um vale onde as cachoeiras e quedas d’água são protagonistas.

eslovênia queijo

eslovênia cachoeiras natureza

Kamnik

 roteiro na eslovênia história e natureza

Em um contexto completamente diferente de Velika Planina está Kamnik. A graciosa cidadezinha medieval mais parece uma vila que parou no tempo. Kamnik é a base para quem quer se aventurar pelo restante da região entorno. Caminhadas e natureza durante a manhã e fim de tarde e noite em Kamnik. A arquitetura típica pode ser vista em toda a cidade, mas principalmente na Sutna, sua rua principal muito bem conservada. Os adornos, a limpeza, as flores e o cuidado que os moradores têm com suas casas faz de Kamnik uma verdadeira joia.

roteiro natureza e história na eslovênia

O artesanato tradicional é a cerâmica maiolica trabalhada principalmente pelas mulheres da cidade. Mas o destaque de Kamnik fica por conta da rica tradição gastronômica que impulsionou o projeto Taste Kamnik, com a valorização e o inserimento de ingredientes típicos nos restaurantes e bares da região. Nós tivemos a oportunidade de almoçar no ótimo Gostilna Repnik, uma trattoria típica e tradicional às portas da cidade.

eslovênia o que comer


Vrhnika

 eslovênia o roteiro da natureza e história

Do lado oposto de Kamnik e a apenas 20 minutos de Liubliana, Vrhnika concentra natureza e história em um território onde descobertas arqueológicas evidenciam um passado importante. A cidade é localizada em uma antiga rota que ligava o interior do país ao mar e por onde passaram os romanos. No rio Liublianica foram encontrados vários instrumentos e objetos da idade antiga, inclusive uma roda de madeira da idade da pedra. Pelas águas do rio, passavam os barcos de cargo romanos e alguns outros tesouros arqueológicos também foram encontrados por lá, como as oferendas que as pessoas dedicavam ao rio.

eslovênia natureza

Além da história, Vrhnika é considerada uma das cidades mais verdes da Eslovênia. Cachoeiras, nascentes, bosques, colinas, um panorama ideal para os amantes do hiking. No pequeno vilarejo de Bistra, nos encantou o Museu Técnico da Eslovênia, que fica em um monastério fundado no ano de 1260, que permaneceu intacto mesmo com as guerras e batalhas ao longo da história, protegido pelo rio.

roteiro eslovênia na natureza
Experimentamos cervejas artesanais maravilhosas no restaurante Stara Kašča que serve uma deliciosa culinária típica. Nosso passeio não podia terminar de modo melhor. Em Planina Hill, subimos em uma torre de madeira de 22 metros, de onde pudemos admirar a natureza do interior da Eslovênia, com Liubliania pequenina bem lá no fundo.

eslovênia roteiro natureza hitória
Meu muito obrigada ao escritório de turismo da Eslovênia que nos ajudou prontamente com o roteiro e todas as informações necessárias. E muito obrigada também aos simpáticos e disponíveis guias Irena Grmek e Damjan Debevec.
2 comments
Previous Post
Next Post