Em Verona, o mercadinho de Natal mais romântico da Itália

O Natal na Europa tem um charme todo especial. O frio, que a princípio espanta muitos turistas brasileiros, pode ser aquecido com o chocolate ou vinho quente, o perfume da castanha e as luzes. Aqui é o lugar ideal onde curtir este Natal tão característico que a gente vê nos filmes e nos livros desde crianças. Em Verona, o mercadinho de Natal mais romântico da Itália é o lugar ideal para viver esta magia.

verona-no-natal

Geralmente os mercadinhos de Natal são realizados em toda a Itália, mas com maior força na região norte devido à proximidade com países como a Áustria, Suíça e Alemanha, conhecidos por promoverem os melhores mercadinhos de Natal da Europa. Na cidade de Romeu e Julieta, a atmosfera natalícia deixa tudo ainda mais romântico. Visitar as atrações de Verona e ainda por cima curtir o mercadinho de Natal é um privilégio para quem visita a Itália no inverno.

O mercadinho de Verona é inspirado no famoso “Christkindlmarkt”, o mercado de Natal de Nuremberga e já virou uma tradição anual nos meses de novembro e dezembro. As datas para 2016 são: abertura 18 de novembro e encerramento em 26 de dezembro. O ponto principal é a Piazza dei Signori, onde são montadas as características casinhas de madeiras padronizadas e decoradas com motivos natalícios.

natal-romantico-em-verona

Mas a magia do Natal fica espalhada por todo o centro histórico a começar pela Arena de Verona que ganha uma estrela cometa gigantesca como decoração. Com uma iluminação especial espalhada pelas atrações principais, a cidade de arquitetura medieval fica ainda mais sugestiva.

natal-em-verona

O mais gostoso é passear pelas barraquinhas onde vendem de tudo um pouco. Objetos de decoração, guirlandas, bonecos de neve, Papai Noel, bolas de Natal, soldadinhos de madeira, objetos de madeira, essências, perfumes. Tudo feito à mão pelos artesãos. Os expositores são escolhidos com critérios rigorosos pela comissão organizadora. São aceitos somente perfis que produzam produtos de alta qualidade, essencialmente artesanais, típicos e tradicionais.

Leia também: Verona em um dia, as 10 melhores atrações

Para quem gosta de gastronomia, a experiência dos mercados é um deleite. O perfume das castanhas se mistura ao dos chocolates e biscoitos, tudo de excelente qualidade e um sabor quase afetivo que fica na memória. Alguns expositores vendem comidas típicas como  pães, roscas, chocolates, queijos, salames, pretzel, strudel. Muito disputado também o panino com salsicha, a porchetta e o “Glühwein”, aqui conhecido como vinho brulè.

natal-em-verona-romanticonatal-em-verona-2

natal-em-verona-mercado

É impossível visitar um mercadinho de Natal e não experimentar o vin brulé. A bebida quente é feita com vinho e especiarias e lembra muito o nosso quentão das festas juninas. O brulé é consumido nas festas de inverno aqui na Itália e inclusive no carnaval.

Quem tiver de passagem pelo norte da Itália entre novembro e dezembro, vale a pena incluir Verona no roteiro. O mercadinho de Natal abre de domingo à quinta-feita das 10h às 21h30 e sextas e sábados das 10h às 23h. No dia 24 de dezembro fecha às 17h e no dia 25 de dezembro abre às 15h.

 

15 comments
Previous Post
Next Post