Dicas de restaurantes em Bologna: testados e aprovados

A Emilia Romagna é, sem sombra de dúvidas, uma das melhores regiões da Itália no quesito gastronomia. Terra de produtos típicos que conquistaram o país e o mundo, tem sido o destino preferido de quem é amante da boa mesa. Os produtos DOP (Denominação de Origem Protegida) e IGP (Indicação Geográfica Protegida), siglas que identificam alimentos de excelência e produção exclusiva do território, somam 44, número recorde na Itália e na Europa. Como passei um bom período na cidade mais importante da Emilia, neste post eu dou dicas de restaurante em Bologna, testatos e aprovados.
Antes de mais nada, abro um parêntese. O prato mais famoso de Bologna é o molho à bolonhesa, aqui conhecido como ragù alla bolognese. Um dos maiores clássicos da cozinha italiana é reinterpretado no mundo inteiro das mais equivocadas formas e para um bolonhês, deturpar o ragù é uma enorme ofensa. Então esclarecemos de uma vez por toda como ele é feito.
Em 1982, a pedido da Delegação Bolonhesa da Academia de Cozinha, a receita foi certificada pela Câmera de Comércio de Bologna, na presença de autoridades, depois de pesquisas de natureza histórica, social, cultural, com o aval da população. Desde então ficou estipulado que a receita original do ragú prevê carne de boi, pancetta, cenoura, aipo, cebola, molho de tomate, vinho branco seco e leite. O tempo de cozimento do molho é de duas horas.
E tem mais: o ragù a bolognese deve ser servido com um tipo de pasta especial: a tagliatelle fresca feita em casa. Portanto, nunca peça um Spaghetti alla bolognese porque ele não existe e os bolonheses são muito tradicionais quanto a este assunto.

Antica Trattoria dalla Gigina

Começamos por um clássico, que há anos havia visto em um programa de TV e guardei na memória para quando pudesse ir. Dizem que é uma das melhores tagliatelle alla bolognese da cidade. A Antica Trattoria dalla Gigina não fica no centro de Bologna. Pra chegar lá táxi, ou ônibus (linha 27 – parada Croce Coperta), mas a viagem vale a pena para quem deseja experimentar o melhor da tradicional culinária bolognese. A massa é religiosamente fresca e feita à mão. No cardápio a estrela é a mítica tagliatelle al ragù, mas outros formatos de massa também agradam: tortellini in brodo, tortelloni, tagliatelle, lasanha, gnocchi em versões para quem come carne ou é vegetariano. Endereço: Via Stendhal,1

Twinside Bistrô

É a versão light do tradicional restaurante Il Caminetto e fica bem no centrinho da cidade, um uma rua que corta a Via dell’ Indipendenza. Gostei muito desse bistrô pelo ambiente, formato, pela cozinha aberta à tarde, sem preocupação de correr pra almoçar. Os pratos do dia são geralmente uma pasta, uma sopa e alguma carne. Simples, mas muito bem servidos. O local é muito frequentado pelos bolonheses. Endereço: Via dei Falegnami,6.

Osteria dell’Orsa

Aqui voltamos à tradição. Uma osteria simples, em pleno centro onde quase inevitavelmente você irá dividir a mesa com desconhecidos. O lugar é barulhento, mas é interessante escutar a conversa alheia, ainda mais se vier de jovens estudantes da Universidade de Bologna. A massa fresca é a protagonista da casa, e fica ainda mais saborosa acompanhada do vinho da casa. Na Osteria dell’Orsa come-se muito bem gastando realmente pouco. Uma experiência típica bolonhesa. Endereço: Via Mentana,1

Leia mais: dicas de hotéis em Bologna, testados e aprovados

Sale Grosso

Cozinha mediterrânea para quem não abre mão de peixes e frutos do mar. Fui almoçar no Sale Grosso e é um daqueles lugares que te deixam confusa na hora de fazer o pedido. Muitos pratos do menu do almoço me interessavam e era difícil escolher somente um. A experiência foi tão boa que tive que voltar outra vez. Massa fresca acompanhada de molhos à base de peixe e pratos com frutos do mar são as especialidades da casa. Endereço: Vicolo dei Facchini, 4/A

Well done

Hamburgueria gourmet moderna que utiliza somente matéria prima certificada de produtores locais. Você pode escolher o pão de sua preferência entre várias opções (branco, integral, multicereal, farinha biológica etc). Todas as carnes são selecionadas entre produtores rurais da região de Bologna, assim como as saladas, legumes e vegetais utilizados. Eu gostei muito porque eles têm boas opções de hamburguer feito com peixe, vegetariano e vegano. Além das batatinhas que são deliciosas. Endereço: Via Caprarie, 3/C.

Ca´Pelletti

Este simpático restaurante funciona o dia inteiro, do café da manhã ao jantar. O cardápio é enorme e tem opções para todos os gostos. Alguns pratos da tradição levam a assinatura de Pellegrino Artusi, o pai da cozinha italiana. Piadina, frittata, diversos tipos de massa, polpetta, salada de frutas, doces. Impossível não encontrar algo que possa agradar todo mundo. Endereço: Via Altabella,15.

Banco del Vino

Entrei neste restaurante moderninho bem por acaso procurando uma pizzaria para jantar. Além de restaurante, é um ótimo lugar para aperitivo, com uma boa seleção de vinhos a antipasto, incluindo claro a famosa mortadela bolognesa e vários tipos de salames, presunto cru e queijos. Eu fiquei com a pizza, feita por um piazzaiolo do sul da Itália e estava excelente. Endereço: Via Goito,3.

6 comments
Previous Post
Next Post