Dica de restaurante em Bologna, o charmoso Camera a Sud

Imprimir a própria personalidade a um empreendimento não é tarefa fácil, mas decorar um ambiente comercial com bom gosto, simplicidade e gastando pouco pode ser um desafio divertido usando criatividade. Em nossa viagem a Bolonha, estivemos no charmoso restaurante Camera a Sud. Além da comida deliciosa e do serviço eficiente e acolhedor, o que nos chamou muita atenção foi o esmero e a originalidade dedicados à decoração espaço.

ristorante bologna
O Camera a Sud fica no bairro ebraico, com suas ruazinhas estreitas e charmosas, bem próximo ao centro da cidade e da Piazza Maggiore. O ambiente é frequentado por bolonheses e por turistas, mas também por muitos estudantes que utilizam suas mesas para lerem, fazerem pesquisas e trabalharem. Não à toa os proprietário do local Roberta Rondelli, Lorenzo Spagnolo fazem questão de emprestar os livros que não só enfeitam as prateleiras do restaurante, mas também podem ser lidos ou trocados com os frequentadores.
 As peças que compõem a decoração do restaurante provém de mercado e feiras de objetos usados e de antiquariado. Algumas estavam na casa do próprio chefe e de alguns amigos. Nada melhor para dar um toque pessoal ao restaurante. Aliás, o chef Lorenzo Spagnoli nos disse que é exatamente assim que ele e as simpáticas meninas do seu staff se sentem, em casa. Ele divide a cozinha do restante com o chef Paolo Torreggiani.
Um manequim com vestido vintage e fotos P&B feitas pelo chef em suas viagens dão o tom ao ambiente
Um manequim com vestido vintage e fotos P&B feitas pelo chef em suas viagens dão o tom ao ambiente

bologna ristorante gheto

Olha que incrível a luminária que fizeram com um antigo secador de cabelos portátil dos anos 60
Olha que incrível a luminária que fizeram com um antigo secador de cabelos portátil dos anos 60

Vamos falar um pouquinho da comida? O menu é bem caprichado e tudo é feito com produtos frescos escolhidos diariamente pelo chef nos mercados da cidade. Os fornecedores são aqueles de confiança e isso dá a certeza de comer um prato saboroso e bem feito. A Emilia Romanha é conhecida pela carne, pelos embutidos, pela mortadela, pelo salame. A Denya se jogou nos crostini com presunto cru, mas para mim que não como carne, fizeram um crostini especial com ervas, queijo e nozes. Como primo eu fui de Spadellata di zucca (abóbora) com verduras e a Denya com a clássica mozzarella di buffala, presunto e verdura.

????????????????????????????????????

Suculento clássico: mozzarella!

Suculento clássico: mozzarella!

A spadellata de abóbora com as verdurinhas...deliciosa!
A spadellata de abóbora com as verdurinhas…deliciosa!

????????????????????????????????????

Vai lá: Camera a Sud – Via Valdonica, 5, no Ghetto Ebraico, Bolonha. De segunda a sábado, das 12h à 1h, aos domingos, das 11h às 22h.

2 comments
Previous Post
Next Post