Degustação e tour nas colinas do prosecco

Descobrir o território por meio do vinho. É assim que uma degustação nas colinas do prosecco pode oferecer uma experiência única entre os vinhedos, à descoberta do processo de produção deste espumante, que tem se destacado no mundo inteiro.  As colinas do prosecco ficam a 80 km de Veneza. Para quem visita a cidade e tem disponibilidade de tempo, o tour e degustação nas colinas do prosecco é imperdível.

Muitos turistas quando vêm a Itália buscam na degustação uma maneira de descobrir o território e ter o prazer de tomar um vinho exatamente no lugar onde ele é produzido. A enogastronomia tem um apelo tão forte nesse país que por aqui estima-se que o vinho atraia pelo menos 5 milhões de turistas por ano. As colinas do prosecco não ficam atrás.

O consumo de vinho na Itália, mesmo em tempos de crise e em queda, é considerável. Estima-se que o italiano consuma 30 litros de vinho por ano. No Brasil, o consumo per capita anual é de 2 garrafas. O Vêneto é um dos mais importante produtores de vinho, é a região da Itália que mais exporta no mundo.

O prosecco

O prosecco nos últimos anos vem conquistando o mundo com um sucesso fácil de decifrar e que cabe dentro de uma taça: qualidade, preço e forte identidade. O sabor frutado e leve faz com que ela seja um vinho versátil, que pode ser consumido com diversos tipos de pratos, sobremesas ou simplesmente como um aperitivo.

colinas do prosecco1

As colinas do prosecco se estendem por um território feito de paisagens incríveis bem próximo à cidade de Treviso. Além da paisagem bucólica de tirar o fôlego, a Estrada do Prosecco tem ainda atrações históricas como a Abadia de Follina, o Molinetto della Croda, além de ter sido palco de batalhas da I Guerra Mundial.

Visita a vinícola e degustação do prosecco

Se você estiver hospedado em Veneza e quiser aproveitar a oportunidade para conhecer as colinas e degustar o prosecco na fonte, vale a pena passar pela região de Conegliano-Valdobbiadene. É a zona de produção do Prosecco DOCG.

Além de admirar a paisagem, candidata ao título de Patrimônio Unesco, você terá a oportunidade de visitar uma vinícola e entender todo o processo de produção não só do prosecco, mas também de outros vinhos aqui do Vêneto. O prosecco feito em Valdobbiadene é especial, pois a posição das colinas, o clima e o terroir influenciam no aroma e no produto final. A colheita é feita de forma manual, com muita fadiga e devoção da parte dos camponeses, já que é impossível utilizar qualquer tipo de maquinário.

Durante a visita, além de degustar os vinhos, um funcionário da vinícola explica o processo de produção do prosecco, da vinificação até o engarrafamento.

A visita guiada às vinícolas é feita com reserva prévia, em italiano ou inglês. Eu organizo passeios privativos às colinas e a uma vinícola. Os passeios saem de Treviso, se você estiver hospedado em Veneza, eu dou todas as orientações de como chegar até Treviso.

É um tour muito agradável, onde passamos o dia explorando o território de produção do prosecco, admirando a paisagem, degustando o vinho na fonte e curtindo o melhor da gastronomia típica da região. Se bateu a vontade de degustar um prosecco e conhecer esta que é uma das paisagens mais ricas da Itália, veja mais informações sobre meus passeios aqui.

isacolina

 

 

14 comments
Previous Post
Next Post