Costa do Cilento, no sul da Itália

Muita gente conhece ou já ouviu falar na Costa Amalfitana, mas na parte mais sul de Salerno, existe outra costa tão bonita quanto, mas bem menos explorada pelo turismo, o que pode ser um diferencial na hora de escolher o destino. A Costa do Cilento é rica em belezas naturais, praias bandeira azul (as mais belas e limpas da Itália), povo acolhedor e gastronomia de primeira. Confiram a segunda parte da nossa viagem pela região de Salerno para o projeto #SalernoC2C. Leia a primeira parte, sobre a Costa Amalfitana aqui.

 

Paestum

Nossa viagem começa por Paestum, sítio arqueológico declarado pela Unesco Patrimônio da Humanidade. Paestum foi construída pelos gregos no século 6 antes de Cristo e chamada inicialmente de Poseidonia, em homenagem ao deus do mar Podeison, ou Nettuno na mitologia romana. Já da estrada que leva à cidade, é possível avistar os três templos principais: Templo de Atenas, Templo de Hera e Templo de Netuno. Um primeiro impacto bem emocionante. O parque arqueológico é circundado por uma muralha bem conservada e fica aberto todos os dias das 8h45 até uma hora antes do pôr do sol. Clique aqui para consultar o horário. O Museu Arqueológico abre das 8h30 às 19h30. O ingresso para as duas atrações custa 7 euros.

paestum sul da itália

templos paestum itália

Uma oportunidade única e imperdível para quem visita Paestum é aproveitar o embalo para conhecer uma fazenda de produção de mozzarella di bufala. A verdadeira, claro! A mozzarella di bufala campania é um produto DOP (denominação de origem protegida)  e Paestum é uma das regiões autorizadas a produzi-la. Nós estivemos no Caseificio Barlotti, em Paestum. Além de visitar o estábulos das búfalas, a gente pôde ver a produção da mozzarella e ainda experimentar o produto. Incrível! O sabor de uma mozzarella fresca realizada no momento é bem diferente. Para quem mora no norte, a mozzarella nunca chega super fresquinha e, ter a oportunidade de experimentá-la no seu lugar de produção dá um outro sabor à história.

mozzarella bufala italiana

mozzarella bufala itália

Acciaroli

De longe foi a cidade que eu mais gostei de toda Costa do Cilento. Acciaroli é daquelas típicas cidadezinhas do sul, onde os moradores colocam as cadeiras na frente da casa para conversar com o vizinho e ver a vida passar. As crianças andam tranquilamente de bicicleta, jogam bola e brincam de lojinha com os brinquedos e objetos que não usam mais. Acciaroli é outra praia bandeira azul. Na Itália a “bandiera blu” serve para identificar as praias que correspondem a um alto nível de limpeza das águas, segurança, boas práticas ambientais, entre outras características. Acciaroli é muito pequena, mas em breve vai ficar mais conhecida. É que a cidade virou set de um tele filme com o superator Sergio Castellitto, no papel do prefeito pescador Angelo Vassallo, assassinado em 2010.

sul da itália o que visitar

acciaroli itália

 

Santa Maria di Castellabate

De Acciaroli seguimos para Santa Maria di Castellabate, outra cidadezinha pequenina e charmosa para conhecer o histórico Palazzo Belmonte, habitado por um verdadeiro príncipe (sem ilusões porque o príncipe Edoardo já é um respeitoso senhor de idade). Edoardo nos recebeu muito bem no que hoje é uma estrutura receptiva luxuosa, mas ao mesmo tempo com elementos simples, como os jardins, a paisagem natural e os apartamentos, que ficam no meio de um terreno repleto de verde. Alguns quartos são posicionados no palácio principal, uma construção do século 17. O Palazzo Belmonte possui um terraço perfeito para aperitivos ao pôr do sol e festas de casamento. O lugar é ótimo para quem quer passar dias românticos e de quebra conhecer as cidadezinhas do território.

Santa-Maria-di-Castellabate

Palinuro

Outra ponto forte da Costa do Cilento, Palinuro tem um mar de um azul espetacular. Praia bandeira azul, água cristalina e ótima infra para quem gosta de curtir uma praia. A surpresa maior for conhecer a Gruta Azul, que nada deixa a desejar à de Capri. As fotos falam por mim. É realmente esplêndida com a diferença que não é lotada como todo mundo que vai a Capri reclama. E é exatamente essa a vantagem de Palinuro, o destino não é tao famoso, portanto, você tem boas chances de curtir o paraíso no maior sossego. Além das praias, Palinuro é ótima para fazer trilhas, daquelas de que a gente chega no alto de um penhasco e vê todo aquele marzão azul lá embaixo. Realmente especial.

Palinuro sul da itália

gruta azul itália

 

Onde comer

Marina di Camerota é uma cidadezinha bem ao lado de Palinuro onde tivemos o privilégio de experimentar pratos típicos da culinária local no restaurante Cantina del MarcheseAli você vai comer pratos que não existem em nenhum outro lugar, só em Camerota. Não deixe de pedir a Maracucciata, um tipo de polenta que vai ficar pra sempre na minha memória gastronômica como uma das coisas mais gostosas que comi na vida. Prove também o tal de Ceci maritati.

Onde dormir

Paestum

Resort Oleandri: estilo shabby chic, a estrutura possui quartos e apartamentos decorados com aqueles azulejos coloridos lindos. Piscina incrível e estrutura própria na praia que fica bem em frente ao resort. Para quem quer descansar e conhecer Paestum e as cidadezinhas próximas. Para mais informações, clique aqui.

praia sul da itália

o que ver sul da itália

Santa Maria di Castellabate

Palazzo Belmonte: o quatro estrelas no meio da natureza, com apartamentos espaçosos e bem decorados. Mais informações, clique aqui.

Palinuro

Grande Hotel San Pietro: de frente para o mar, uma piscina de borda infinita incrível, com água salgada para relaxar depois de um dia de praia. Quartos grande e confortáveis e café da manhã bem servido. Para mais info, clique aqui.

piscina borda infinita itália

O Itália per amore é afiliado ao Booking.com, plataforma líder de reservas de hotéis no mundo inteiro. O Booking garante os melhores preços disponíveis em qualquer cidade. O serviço de reservas de Booking.com é gratuito, não são cobradas taxas de reserva e de administração. Reservando pelo blog você não tem nenhum custo adicional, é o Booking que posteriormente nos repassa uma pequena comissão.

 

8 comments
Previous Post
Next Post