Conheça o Museu Casa de Carlo Goldoni, em Veneza

Para mim, os melhores museus de Veneza são aqueles onde o acervo dialoga com o ambiente. Alguns dos museus da cidade, como o Museu Casa de Carlo Goldoni, mantém ainda o aspecto de palácio histórico do passado. A fachada, a arquitetura interna, as decorações, tudo é uma viagem no tempo. A casa onde nasceu um dos maiores dramaturgos da história da Itália é um exemplo de gótico veneziano do século XV.

Carlo Goldoni nasceu em Veneza em 1707 e desde pequeno se interessou pelo teatro. Por motivos familiares mudou-se várias vezes de cidade, mas foi em Padova que se formou advogado. Trabalhou em algumas cidades para voltar a Veneza e dedicar-se quase que inteiramente ao teatro. Escrevia peças e logo foi considerado o pai da comédia italiana moderna. Goldoni foi o responsável pela “reforma” do teatro italiano, introduzindo textos escritos e ensaiados, dando vida ao teatro iluminista e burguês moderno. Depois do sucesso em Veneza, Goldoni muda-se para Paris onde morre esquecido e pobre, em 1793.

conheça o museu casa de carlo goldoni em veneza

conheça o museu casa de carlo goldoni em veneza2

O museu dedicado a Goldoni fica na casa onde ele nasceu, bem próximo ao Campo San Tomá aos pés de uma sugestiva ponte sobre um dos inúmeros canais de Veneza. O percurso expositivo é pequeno, mas é muito interessante ver o interior de uma casa típica veneziana do período gótico. O pátio interno possui um poço e uma escadaria que leva ao primeiro andar da casa. Ali estão expostos costumes teatrais, móveis e objetos da época de Goldoni, além é claro da própria decoração da casa com os preciosos lustres de Murano. As salas são dedicadas a algumas cenas teatrais das famosas comédias de Goldoni.

conheça o museu casa de carlo goldoni em veneza5

conheça o museu casa de carlo goldoni em veneza7

Um dos pontos altos é a sala dedicada ao teatro das marionetes, muito comum em Veneza nos anos 1700. Um pequeno teatrinho e várias marionetes representam a infância de Goldoni e o momento em que ele despertou para o teatro. Para quem quiser saber mais sobre a vida e a obra de Goldoni, na última sala do museu tem a projeção do documentário “Un veneziano tra mondo e teatro”.

conheça o museu casa de carlo goldoni em veneza3

conheça o museu casa de carlo goldoni em veneza4

A Casa de Carlo Goldoni fica aberta das 10h às 16h (de 1° de novembro a 31 de março) e das 10h às 17h (de 1° de abril a 31 de outubro). O ingresso custa 5 euros. Se você tiver o Museum Pass, aquele que dá direito à entrada dos museus de Praça São Marcos, Palazzo Ducale, etc, a entrada na Casa Goldoni é incluída. Saiba mais aqui.   

4 comments
Previous Post
Next Post